Obras na Praça da Alfândega devem ser concluídas até outubro

Espaço deve ser liberado antes da Feira do Livro

Parte das obras da praça atrasou por causa das condições meteorológicas Crédito: Vinicius Roratto

A Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre, deverá estar totalmente liberada até outubro deste ano. Segundo a presidente do Programa Monumenta em Porto Alegre, Briane Bicca, o projeto de recuperação do local está em fase final. Briane projeta para o final de setembro, de acordo com as condições meteorológicas, a entrega do espaço. “Até a Feira do Livro, em outubro, esperamos que já esteja totalmente concluída”, afirmou. Com a conclusão, a Alfândega passará a ter a mesma imagem que tinha nas primeiras décadas do século XX.

Ela ressaltou que a parte mais complicada da obra já foi concluída. A demora na finalização do projeto deve-se a diversos fatores, entre eles as condições climáticas, que fizeram com que a velocidade de algumas etapas levasse mais tempo. Intervenções paralelas, como nas redes de esgoto e de iluminação, também provocaram demora na execução da reformulação do local.

A partir do próximo mês terá início o trabalho de ajardinamento da Alfândega. O serviço está sendo contratado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) e deverá demorar três meses para ser concluído. “Dará o colorido que falta à praça”, ressaltou ela. Atualmente, está em execução a demolição do banheiro público, instalado no canteiro central. Um dos grandes diferenciais da nova Alfândega será o Módulo de Serviço Caminho do Jacarandá. O espaço, que está sendo construído junto à lateral do prédio da Caixa Econômica Federal, será uma espécie de centro comercial, que abrigará bancas de revistas, uma cafeteria, uma floricultura, um espaço de informações turísticas, banheiros, posto de segurança e uma sorveteria.

Segundo Briane, a ideia é estimular a utilização da praça, com o oferta de serviços de lazer. Além disso, ela lembrou que o movimento na Alfândega, mesmo sem estar concluída, já surpreende. “É uma surpresa muito grande ver que a população já está aproveitando este espaço, que infelizmente, antes estava enfrentando um processo de deterioração”, assinalou.

Apesar dos transtornos, em função das obras – há movimento constante de operários -, a paisagem já mudou. Além da iluminação, que foi ampliada, os espaços de circulação foram alargados, fazendo com que o local passa esteja mais aberto. As equipes que trabalham na restauração ainda estão concluindo a recuperação dos passeios, que é formado por pedras portuguesas. Serão instaladas ainda uma fonte, no meio da praça, e alguns monumentos retirados para restauração.

Correio do Povo



Categorias:Paisagismo, Parques da Cidade, Revitalização do centro

Tags:, , ,

8 respostas

  1. gostaria de saber dos artesãos da praça,são invisíveis?

    Curtir

  2. Êta novela mais arrastada!!!

    Curtir

  3. Com a longa estiagem que temos no estado, incluindo a região de Porto Alegre, dizer que um dos motivos do atraso das obras foram as “condições climáticas” é de matar. Outra: o piso das tais pedras portuguesas que foram assentadas não ficou uniforme, sendo desconfortável caminhar em diversos trechos.

    Curtir

  4. Fico realmente feliz de saber que haverá um ajardinamento na praça. Cada vez que passo por lá, penso no horror em que se encontra aquele matagal. E esse espaço comercial também é uma boa novidade.
    Mas “outubro de que ano” é uma ótima colocação, pois essa de que vai ser inaugurada na Feira do Livro, já ouvi por uns 3 anos.

    Curtir

  5. Espero que na feira do livro nao fiquem esburacando as pedras portuguesas que acabam sendo substituidas por cimento. Tomara que alguem nao permita isso. Aqui e sempre a mesma historia, se faz uma obra e se larga, a menor preocupacao em manter e conservar. Incrivel o viaduto da borges ter sido reformado a tao pouco tempo e ja estar no estado que esta, entre tantos outros. Como e que no primeiro mundo as coisas duram centenas de anos e ainda esta la, aqui em dez anos tudo fica um lixo e tem que refazer.

    Curtir

  6. Eficiência e dinamismo japonês, né?

    Curtir

  7. Piada com a populacao…bando de incompetentes!

    Curtir

  8. Outrubro de que ano mesmo? kkk

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: