Praia de Belas Shopping anuncia expansão (atualizado)

MAIS INFORMAÇÕES, PELO JORNAL DO COMÉRCIO

Praia de Belas prevê 45 novas operações para 2013

Adriana Lampert

Até setembro de 2013, o Praia de Belas Shopping dará continuidade ao trabalho iniciado há dois anos em busca de novas operações, visando mudança de perfil de público e ampliação de mix de produtos. Para tanto, os empreendedores iniciaram injeção de recursos na ampliação da área disponível para estacionamento, repaginação do terceiro piso e outras melhorias. O investimento previsto apenas para o terceiro piso e prédio-garagem é de R$ 62,8 milhões.

A recente inauguração de seis novas salas de cinema operadas pela GNC encerra a primeira etapa do projeto de expansão do empreendimento. A ideia é transformar o Praia de Belas em um complexo de uso misto. Para tanto, também estão sendo construídas duas torres comerciais, que se somam ao já existente Prime Offices na avenida Borges de Medeiros. Nos planos, ainda estão dois novos prédios comerciais e uma torre residencial, na avenida Praia de Belas, onde ainda está sendo erguido um deck parking com capacidade para 1.800 vagas para veículos. O complexo, previsto para ser inaugurado em novembro, será interligado ao shopping por uma passarela suspensa equipada com esteira rolante. Apesar da conclusão das obras estar prevista para 2014, o projeto das cinco torres já está com as vendas encerradas. “Porto Alegre é a sétima maior economia regional e o sexto mercado de shoppings do País”, justifica o vice-presidente comercial da Iguatemi Empresa de Shopping Centers (Iesc), Rodolpho Freitas. Ontem, em Porto Alegre, ele afirmou que o plano está em consonância com o momento de Porto Alegre, ou seja, em pleno crescimento se preparando para receber a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o empresário do grupo, que é acionista majoritário e administrador do Praia de Belas, a nova área de lojas ocupará o 3º piso do empreendimento, onde já funcionam os novos cinemas. Serão 45 novas operações (incluindo cinco âncoras) dos segmentos de moda, calçados, acessórios e artigos esportivos, entre outros. Na base da torre comercial voltada para a avenida Borges de Medeiros estão previstos dois novos restaurantes: o Dado Pub e a galeteria Mamma Mia.

Apesar do lançamento comercial do terceiro piso ter ocorrido oficialmente ontem, já é certo que marcas “de renome nacional”, conforme define Freitas, chegarão ao empreendimento, que tem focado seu posicionamento de produto direcionado às classes A e B. “Nossa visão de negócios está voltada para os segmentos de classe média e classe média alta, mas nosso shopping visa contemplar todas elas por meio da diversificação de operações.” Entre as novidades do terceiro piso, uma megalivraria e uma academia de última geração já estão confirmadas, adianta Freitas. Além da chegada de novos lojistas, o executivo afirma que também será possível a ampliação de operações que já funcionam no empreendimento.

Com os novos investimentos, a área bruta locável adicional será de 13,6 mil m2, totalizando 43,7 mil m2. A perspectiva é aumentar em 25% o público do Praia de Belas, que conta atualmente com fluxo de 2 milhões de pessoas por mês.

Proprietária também do Shopping Iguatemi de Porto Alegre, a Iguatemi Empresa de Shopping Centers conta atualmente com 12 empreendimentos em funcionamento no País. O grupo vendeu recentemente o Boulevard Rio Iguatemi, na capital carioca, com foco mais popular. Dentre os investimentos do grupo, o shopping JK Iguatemi está para ser inaugurado em São Paulo. No ano que vem, dois empreendimentos chegarão a Ribeirão Preto e Sorocaba (SP). “Também já temos previstos outros três projetos para 2014”, adianta o vice-presidente. As obras estão sendo realizadas em parceria com a Maiojama.

Jornal do Comércio

  • Só lembrando aí quem diz que Porto Alegre é a capital nacional dos shopping centers: somos a sexta apenas no Brasil… 

 ______________________________________

Segundo jornais locais, o Shopping Praia de Belas ganhará expansão nos próximos anos.

A expansão contará com:

– 45 novas lojas no 3º pavimento;

– 5 novas âncoras

– entre as âncoras estarão uma academia, uma grande livraria, uma loja de modas e uma loja de artigos esportivos

– duas  novas operações de gastronomia (Dado Pub e Mamma Mia)

A reforma inaugurará em setembro de 2013 com acréscimo de 13,6 mil m² de ABL, totalizando 43,7 mil m².

O número de clientes será incrementado em 25% – projeta Rodolpho Freitas, vice-presidente comercial da empresa de Shopping Centers Iguatemi, dona do Praia de Belas.

Freitas também anunciou a construção de quatro novas torres comerciais e uma residencial no entorno do shopping, formando o chamado Complexo Praia de Belas. Três estarão de frente para o parque Marinha e duas do outro lado da Avenida Praia de Belas. Neste espaço também haverá um novo estacionamento com uma ligação direta ao terceiro andar do shopping, a ser inaugurado em novembro deste ano. As torres já estão comercializados e a inauguração está prevista para 2014. O projeto é feito em parceria com a construtora Maiojama.

– Queremos transformar o Praia de Belas em um importante espaço multiuso – diz Freitas.

______________________________

Estas 3 torres que ficarão de frente para o Parque Marinha é o Complexo já em construção do TrendCity Center.

Anúncios


Categorias:Comércio, Economia, Economia da cidade, Shopping Centers

Tags:,

37 respostas

  1. Alguem teria alguma noticia mais recente sobre uma possivel transformacao do Zaffari da Juca Batista em Bourbon? Ouvi algo a respeito alguns anos atras mas depois nunca mais soube nada a respeito.

    Curtir

  2. Ótimo, quem sabe eles resolvam respeitar os clientes e comecem a ligar o ar-condicionado, pois em dias de calor o shopping é praticamente um ambiente inóspito.

    Além disso a administração do shopping simplesmente ignora as reclamações feitas via SAC.

    Curtir

  3. O que importa é a qualidade e não a quantidade. Eu prefiro estar na melhor e não na maior cidade.

    Curtir

  4. Nao adianta achar que POA vai ser uma das maiores economias do Brasil, sendo que e’ apenas a decima cidade em populacao. Isso ja’ foi dito milhares de vezes e tem uns que nao entenderam ainda, e’ dose… Pegue o PIB per capita e veras que POA esta’ muito bem colocada, no topo.

    Curtir

  5. Sim Gilberto. Não estou duvidando do que tu havia colocado no post original, mas estava achando muito estranho os jornais locais (no caso, a ZH) noticiarem que AGORA estão sendo anunciadas NOVAS torres. Ou seja, um problema no texto da reportagem, que nos leva a entender que OUTRAS torres, que não as já conhecidas, vão surgir por ai. Aliás, na ZH de hoje consta a matéria dos shoppings, onde aparece a mesma coisa de “mais cinco torres”..

    Por isso eu disse: ou temos um problema na reportagem, me referindo a original que veiculou a notícia, ou mais um mega empreendimento vai surgir. 😉

    Curtir

  6. Bem,Gilberto, respondendo às tuas indagações:

    Sim, mas está vez será a derradeira e definitiva. Não, ninguém me obriga, mas quis fazer o registro do fato.

    Verdade, fizestes alguns posts que sugeri e alguns que até redigi.

    O que eu quero mais? Já falei inúmeras vezes o que eu quero, seria bom que o blog deixasse de apenas ser um mero reprodutor de notícias e que passasse a utilizar toda essa enorme ferramenta que tem nas mãos para ser um grande instrumentalizador de mudanças da cidade, exercendo a proatividade comum aos tantos e mais diversos blogs das mis divesras áreas que estão espalhado aí pelo mundo, pois de nada adianta os nossos calorosos debates de idéias acabarem sempre relegados e sepultados na página seguinte de arquivos do blog, sem em nada se transporem para o concreto.

    Verdade, as pessoas não se engajam no blog para te ajudar e, as poucas que o fazem, raramente fazem algum post e, quando o fazem, muitas vezes não passam de um “Control + C” + “Control + V” de notícias. Adoraria ajudar no blog, mas sabes que não moro em POA e nem no RS, por tanto não poderia assumir essa proatividade que tanto cobro e não aceitaria participar por participar apenas sendo mais um a dar “printscreens” de matérias jornalísticas, por entender que o blog pode bem mais do que isso.
    Não se trata de querer dizer como vocês devem fazer o blog, mas mostrar a vocês que vocês poderiam canalizar melhor essas energias gastas na edição do Blog, como, por exemplo, já que alegam que falta tempo, melhor aproveitá-lo mais racionalmente, fazendo, por exemplo, em vez de mandar alguém cobrir a inauguração de um medíocre Bourbon (shoppingmaisdo mesmo.com), poderiam era marcar uma audiência assim num final de semana para conversar com alguma autoridade competente capaz de instrumentlizar para o concreto as mais diversas mudanças e fazer os mais diversos questionamentos tão freqüentes dos leitores aqui do blog. A internet é uma ferramente sensacional e capaz de coisas inimagináveis quando bem utilizada. Acho que a intenção do blog é ótima, mas “a voz de POA” acaba sempre “morrendo” como um grito abafado, pois essas discussões não vão adiante e jamais passam para o mundo concreto, nem mesmo para a primeira fase de debates pelos órgãos oficiais, mesmo havendo inclusive políticos participando do Porto Imagem. Não critíco por criticar, não quero fazer uma crítica destrutiva, trata-se apenas de algo para vocês refletirem, uma crítica construtiva, pois o mundo está cheio de blogs exercendo grande proatividade nas mais diversas áreas da vida que seja e com isso fazendo mudanças, dos EUA à Europa, de Cuba à China, então acho que toda essa vontade que a equipe do blog tem de que as mudanças na cidade aconteçam precisa ser melhor canalizada para a instrumentalização disso tudo. Veja que até os “do contra” são mais proativos e fazem bastante barulho, conseguindo voz e vez nos palanques oficiais e na grande mídia. Eles conseguem instrumentalizar as mudanças que desejam, como no caso do veto aos residenciais do Pontal.

    É louvável a tua atitude de postar notícias durante o trabalho e é notório que o blog é 99% só feito por ti. Todavia, como já falei, as notícias estão aí nos jornais, e muitas vezes o tal skyscrapercity noticia antes e depois vem parar aqui no blog, assim como os leitores de enviam muitas notícias em links. O que eu digo é que tu poderias aproveitar melhor os teus esforços para que o blog efetivamente fosse a voz de POA. Poxa, tu tens acesso aos políticos, eles escrevem artigos para o site PortoImagem, bem como trabalhas na PMPA, não seria difícil de vez em quando conseguir audiências para que tu ou outra pessoa da equipe propusessem idéias e fizessem questionamentos para as autoridades. E tenho certeza que a grande mídia ajudaria vocês, pois os mais diversos blogs do mundo sempre acabam virando notícia na mídia pelos grandes feitos e pequenas grandes mudanças conseguidas e conquistadas.

    Outro aspecto é a tua postura. Já mandei muitos e-mails tempos atrás que sequer obtiveram resposta, muitas vezes escrevemos em posts e tu os lê mas os ignora, mesmo tendo os visto, nem ao menos para dizer o que achas de assunto a ou b.

    Não se trata de ser infantil ou querer fazer picuinhas, mas de te mostrar que o blog não tem passdo de um “mais do mesmo”, mais um mero divulgador de notícias, no caso “requentadas”, já que elas sempre advém da reprodução de um outro meio de comunicação, com alguma leve edição se se tratar de ZH para evitar problemas, quando o blog poderia ser muito mais. Até de Tóquio se consegue postar notícias retiradas de ZH, CP e etc, mas o quê isso resolve na vida da cidade e de suas pessoas? Seria isso ser a voz de POA? Arquivar críticas e idéias para a cidade, sem que os responsáveis jamais tomem conhecimento disso, como se fosse um diário escrito por uma adolescente e guardado às sete chaves?

    Não interessa que idade eu tenho, pois não é isso que vem ao caso. E não se trata de querer descumprir regras do blog, pois eu apenas havia postando um link e comentado uma notícia (já que os e-mails tu ignoras), para, se entendesses válido, postar a notícia e o meu comentários como um comment ao post. A internet é interessante justamente por ter a forma mais livre e com isso sem um grande facilitador de circulação e compartilhamento de idéias.

    Bom, era isso o que eu tinha para dizer. Reconheço o teu esforço, mas te digo que poderias melhor canalizá-lo. Poderias ser o responsável pelas grandes transformações da cidade, bem mais do que reproduzir notícias e postar fotos de calçadas quebradas e de escadas rolantes de shoppings para depois acabaram parando na página seguinte dos arquivos do blog. Pense nisso. Um abraço e sinceras felicidades a ti e à equipe e ao blog.

    Curtir

    • Entendi Paulo. Talvez um dia que consigamos ter mais tempo e quem sabe ter um patrocinio pra continuar com o Blog. Agora este tipo de situação que tu almejas é impraticável. E eu não sou político. Grande abraço!

      Curtir

      • Eu é que não entendi, Gilberto. Mas tudo bem. O tempo utilizado seria o mesmo que vcs utilizam para irem cobrir outras coisas, como quando forma cobrir a abertura do Bourbon Walling, lembrando que muitos blogs conseguem cobrar as autoridades atinentes à temática a qual abordam até mesmo via telefone e e-mail mesmo, conseguindo até mesmo dessa forma instrumentalizar para o concreto as suas críticas e idéias. Sendo assim, não vejo qual é a necessidade de um patrocínio para tanto. Não digo que esse deva ser o exercício diário para o Blog, mas ao menos uma vez por semana, a cada quinze dias ou por mês vocês poderiam fazer algo assim, não vejo o porquê que isso seria “impraticável”, não é algo de outro mundo, já que demanda basicamente o mesmo tempo que vcs gastam atualmente desempenhando a condução do blog na forma atual. Não precisa ser político para isso, e as pessoas que conduzem blogs pelo mundo afora não o são. E tu ainda tens o facilitador de ter gente do meio político com acesso ao blog. Grande abraço! Obs.: Já sabia que POA não era dos maiores mercados de shopping, então não me surpreendi com a 6ª posição da cidade em número de shoppings, mas me surpreendi muito com o fato de sermos apenas a 7ª economia regional do país.

        Curtir

        • Um detalhe sobre a importância econômica de POA: até podemos ser a 7ª economia regional se considerarmos somente o município de Porto Alegre. E é o que eles consideraram, com certeza. Por que, ao considerarmos a região metropolitana Porto Alegre sobe pra quarta posição ou até mesmo terceira posição no país. Creio que em matérias de shopping center o que importa mesmo seja a economia da cidade em si, por isso que eles consideraram somente a cidade.

          Curtir

        • É, assim teria mais lógica, pois sempre soube que a RMPOA era das mais importantes do país. Todavia, isso não ficou bem claro na matéria em questão. POA será que estaria atrás de quais capitais nesse ranking de maiores economias regionais então, se assim o for, quais seriam estas seis maiores economias regionais maiores do que POA, provavelmente SP, RIO, BH, mas ainda teriam mais 3 à frente. Seriam REC, SSA, FOR, Curitiba ou Manaus? Não achava que tivesse tantas à frente de POA, mesmo considerndo apenas a capitl.

          Curtir

%d blogueiros gostam disto: