Copa 2014: prefeitura assina contrato para obras na Voluntários

A prefeitura realiza nesta sexta-feira, 25, às 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal, o ato de assinatura do contrato para o projeto do trecho 1 da rua Voluntários da Pátria (entre a rua da Conceição até as proximidades da rua Ramiro Barcelos). O prefeito José Fortunati e representantes do Corsórcio C.C. Pavimentadora assinarão o documento. O valor da proposta vencedora é de R$ 13.328.206,21.

O Trecho 1 faz parte da duplicação da rua Voluntários da Pátria e está dentro da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014. O projeto completo prevê a extensão da duplicação da via, implantação de ciclovia e tratamento paisagístico do canteiro central.

ANTES

DEPOIS

Prefeitura

Fonte das imagens:  SECOPA



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38 respostas

  1. VIVIAM…? … Sim, longa vida ao Passado! Quem somos nós ‘brasileirinhos’ recém chegados, para condenar o PASSADO? Quem vai a NYC e não visita pelo menos um museu? Quem vai a Paris e não visita o Louvre? Quem vai a Londres e não visita o Museu Britânico? Quem vai a Roma e não visita o Vaticano – símbolo máximo do Passado? Bah, reclamar de ‘coisas antigas’, significa negar, desconhecer, o que houve antes… É típico de quem está ‘ainda está com espinhas’ !

  2. AH de novo essas palmeirinhas no canteiro central??

  3. Para realizar esse projeto não basta derrubar… tem que arrastar a crosta terrestre como se fosse um tapete!

    Engenheiros nos acudam !!!!

  4. Por mim, que derrubem, vai facilitar na construção de novos prédios na area.

    O que tem la ta tudo largado mesmo…. vai desfazer a nossa cracolandia.

  5. O Milagre da Voluntários:

    A prefeitura conseguiu um milagre espantoso, ela simplesmente “criou um espaço virtual” arredando os prédios da posição inicial e ampliando o espaço entre eles. O aumento da distância é de mais ou menos 40% da largura original.

    Isto é o que se chama “propaganda enganosa”, vale tudo antes das eleições, até a utilização de falsificação de imagens. Até parece aquelas imagens do tempo do Stalin na ex-união soviética que a cada ano sumia um ex-líder que caia em desgraça com o sistema.

    Está verdadeiramente hilário.

  6. Esse “alargamento” será que nem a da avenida Grecia ?

    Uma avenida com largura de rua, onde enfiaram duas faixas onde só tem largura pra uma.

    • E onde a largura muda de quadra pra quadra!!! Fantástico.

      O motivo disso foi a construção nas ultimas décadas de casas, prédios e estabelecimentos comerciais fora da área do terreno. Agora em vez de demolir, o que talvez seria juridicamente inviável, fizeram um minhocão que não vai cumprir a função estabelecida no plano diretor de ser uma alternativa à Assis Brasil.

      Agora pra entender o quão absurdo é isso imaginem como aconteceu caso a caso:
      1) o cara compra um terreninho de 8×25
      2) o cara vê que tem um “bom espaço” do fim do terreno dele e resolve colocar o muro mais adiante, fora portanto do terreno dele
      3) o cara acaba com um terreno de 12×25, ganhando ilegalmente 100m2 de área
      4) um tempo depois o cara precisa de um quarto a mais na casa dele, então ele constrói um puxadinho sobre a área que é publica mas ele tomou no passo 2 acima
      5) 40 anos se passam, a prefeitura nunca fiscalizou nem mandou readequar
      6) vão construir a avenida que estava projetada em 1950 e agora tem inúmeras construções em cima de via pública
      7) para não “prejudicar” os infratores, é feito um traçado da pista que possivelmente colaborará com acidentes e mortes no futuro devido a mudança de trajetória inesperada.

      Por exemplo, a Meta veiculos que fica na movimentadíssima esquina da Plinio com perimetral está totalmente numa área pública. Aquilo tudo foi invadido. E o dono da meta veiculos obviamente não quer deixar aquele excelente ponto: http://maps.google.com/?ll=-30.021638,-51.18397&spn=0.000697,0.000871&hnear=Porto+Alegre+-+Rio+Grande+do+Sul,+Brazil&t=h&z=21

      • Adriano Silva, o local onde esta a Meta Veículos é umA Rótula, ela era completamente vazia mas um dia instalou-se ali Cachorro Quente “PLUTÃO”, foi aí que começou a invasão. Como todo o bom governo a prefeitura nem tomou conhecimento.

      • Aquela área vai sumir futuramente com a construção do viaduto Perimetral x Plínio.

  7. Quanto tempo a administração local vai levar pra se dar conta que alargamentos de vias não resolvem o problema do trânsito? Por acaso o trânsito melhorou na terceira perimetral?

    O que resolve o problema do trânsito é investimento pesado em transporte público de qualidade.

    Até quando vão continuar destruindo a cidade?

    • Sem contar que a terceira perimetral é a “avenida das sinaleiras”!

      • terceira perimetral se resolve com viadutos….

        • Viadutos degradam a cidade. Tu gostarias de morar ou trabalhar em frente ao viaduto da João Pessoa? Viaduto da conceição? Viaduto da Silva Só? Ou de um dos viadutos já existentes na terceira perimetral.

          Viadutos aumentam a poluição sonora e atmosférica, a violência e a sujeira da cidade e NÃO resolvem o problema do trânsito, apenas mudam os locais dos afunilamentos.

    • Talvez façam esse investimento pesado em transporte público no dia que fizerem investimento pesado em educação, saúde e segurança. /ironia Para isso antes eles tem que reduzir a maquina pública em uns 50%, o que significa retirar todos os apadrinhados mais os funcionários públicos com estabilidade mas pouco produtivos (que teriam sido demitidos não fosse a estabilidade). Isso nunca vai acontecer.

      Eu desisti de esperar transporte publico de qualidade. O metro vai ajudar um trecho especifico, o resto da cidade vai continuar uma porcaria por mais 200 anos. Só lá por 2212 é que vão colocar metrôs e VLTs pela cidade toda.

    • Poderiam tirar as calçadas, como estão fazendo no resto da cidade. Tornar Porto Alegre cada vez mais a capital dos carros, das buzinas e da fumaça, alargando ruas e diminuindo calçadas. Isso sim é progresso!

  8. Gilberto e Mateus chegaram na minha frente. Essa montagem está claramente errada. aqueles armazéns são incríveis. tinha que ter uma política para serem melhor utilizados. infelizmente, mais uma vez, vão derrubar prédios históricos pela ilusão de que o trânsito vai melhorar.

  9. A perspectiva futura dá uma idéia de razoável alargamento da via, com mais pistas e canteiro central com paisagismo. Descontando minha ignorância por não ser do ramo mas eu não entendo como isso será possível se nenhum prédio, de ambos os lados, será demolido.

    • me fiz a mesma pergunta… mas sei la, pra tudo se da umjeito, jaqueninguem caminha por la (ninguem que nao seja zumbi), acho quevao tirar um pouco das calçadas.. haha

    • Gilberto e Guilherme.

      Trata-se de uma falsificação grosseira de imagem, é impossível duplicar a rua sem demolir algo, a Voluntários no seu início tem uma largura que varia entre 10m a 18m, para ter pista exclusiva para ônibus, ciclovia, pista dupla para automóveis e ainda passeios laterais ela deverá ser aumentada em alguns trechos bem mais do que o dobro.

    • Realmente, a foto foi editada, pois “puxaram” os prédios do lado esquerdo para parecer que a rua vai alagar. Só será possível o alargamento, sem tirar os prédios, se forem excluídas as calçadas. Na imagem “DEPOIS” existem 3 pistas de cada lado, mais o canteiro entral. Isso é uma piada, só possível na tela do computador…

  10. IAB, represente bem a categoria e EXIJA enterramento da fiação! Alguém sabe um email onde posso sugerir isso?

  11. Olha, acho que essa imagem está equivocada… Antes desse trecho haverá uma bifurcação na voluntários para não ter necessidade de derrubra os armazens históricos… No projeto, pelo menos que foi divulgado anteriormente, a voluntários teria uma espécie de desvio…

    • Armazéns históricos?

      Essa região só vai a frente se demolirem essas edificações que chamam de “históricas”, mas na verdade não tem nada culturalmente útil.

      • sambando pra opinião de quem acha a voluntários bela no momento, com aqueles galpões abandonados.

        • Galpões abandonados que representam anos de história dessa região (pra não dizer de toda a cidade) que viviam dessas indústrias. Porto Alegre foi, junto com Rio e SP, a única capital que teve essa industrialização um pouco antes.

        • disse tudo: VIVIAM
          quem vive de passado é museu! mas nem museu é aí.

          agora, um centro abandonado?
          acha que vai sair evolução daí? segurança?
          revitalizar uma área que não vai ser habitada? não dura UMA noite a embelezada.

          me desculpe, a única forma de isso funcionar não derrubando, é transformar em lofts, assim como foi em nyc. mas, como não estamos em nyc.

      • Concordo, e até por que só tem as fachadas de alguns “prédios”. Sou contra a preservação destes prédios industriais enquanto este fato colabore pra degradação do local. Infelizmente não estamos na Europa.

        • E Gilberto, com esta postura de quebrar e arrebentar tudo que é “velho”, sem interessar que isto represente parte de nossa história, nunca chegaremos a ser a Europa. Seremos sempre uma cidade que vai reconstruindo parcialmente coisas em cima de coisas sem nunca guardar nada do seu passado que não seja o Caos do presente.

        • Rogeromaestri: uma coisa é guardar e cuidar, revitalizar.
          Outra coisa e’ guardar só pra guardar sem cuidar. Deves conhecer o 5S, faço uma analogia a tal.

        • Jeclecler

          Concordo plenamente, quem tem um prédio histórico e guarda para a população não deve arcar com o custo maior do que teria se tivesse um prédio normal, deveria ter incentivos reais para cobrir este ônus adicional que significa manter um prédio histórico, e não simplesmente chegar os fiscais para multar.

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