De feios a bonitos

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC

A paisagem do Centro de Porto Alegre ficou anos e anos sem modificações no visual, mas, de algum tempo para cá, muitos prédios foram repaginados, reformados, dando mais vida para a área central.

O prédio da direita é o edifício Phenix, que não é novinho e passa por um lifting.

O da esquerda ganhou uma fachada nova com vidros refletivos. De feio passou a bonito. Consta que abrigará um hotel.

Fernando Albrecht



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas, Revitalização do centro

Tags:, ,

25 respostas

  1. Cade o IAB?????

    Curtir

  2. Que tipo de tela é essa? Isso não forma um bolsão de ar aquecido pelo ar condicionado? Não aumenta o consumo?

    Curtir

    • A tela do edifício da direita é por causa da reforma da fachada, pra não cair entulho e machucar alguém.

      Agora, se tu tá falando do edifício da direita, é pele de vidro. Na verdade ela tem vários nichos de colocação… colados na fachada, mais afastados (melhor pra ventilação), com a estrutura aparecendo ou não… depende do projeto e o que especificaram.

      E dependendo da insolação aumenta bastante o consumo. Ali já dá pra ver que uma fachada é oeste, ou seja…

      Curtir

      • Hahahaha! Que amadorismo, achei que aquela tela azul fosse para embelezar alguma coisa!

        Quando bem feito, o contraste até que fica interessante, veja só:
        Architecture contrast Chelsea

        Mas eu acho que falta muito para isso…

        Curtir

  3. Nunca vi antes um prédio que conseguiu ficar mais bonito com uma tela azul em frente!
    Que possam ter o bom senso de pelo menos tirar aquele amarelo de lá.
    Aliás, não dá para comparar o colonial, eclético, decó com a arquitetura modernista. Naquela época a beleza era o mais importante numa fachada. O modernismo passou a achar mais importante o … moderno! Tem que mais é que derrubar!

    Curtir

  4. Estamos cometendo o mesmo erro dos que destruiram o colonial, depois o eclético, depois o decó e assim por diante…

    Curtir

  5. Esse edifício não é tão feio, acho que se fizessem um padrão nas placas de granito (é isso?) como as dos primeiros andares e tirassem aquelas divisórias de alumínio das vidraças ficaria bem interessante.

    Curtir

  6. Gosto é gosto mas eu não sei porque tanta gente detesta fachadas com pele de vidro que são bonitas e modernas. A preferência, vai ver, seja pelo reboco nu, tijolo à vista, plaquetas (daquelas que com o tempo caem nas idéias das pessoas que estão passando), pastilhas e por aí vai. Esse é o visual antigo que predomina na cidade e, pelo visto, agrada a muitos.

    Curtir

  7. Na minha opinião eu não gostei nada do predio coberto por vidros espelhados, destoou completamente do entorno e dos predios vizinhos, ficou tipo uma reforma meio pobrinha, os vidros utilizados parecem muito escuros, talvez se o do lado tambem colocar vidros do mesmo tipo e pareça um predio unico nao fique tão feio. Sinceramente eu acharia mais interessante se reformassem e mantivessem a fachada anterior. ficou uma coisa pobre e ensacada em uma esquina tambem miseravel. Ja viram a parte inferior, mal acabada do jeito que ficou… nas fotos ate nem parece mas ao vivo nao ficou nada bonito, ainda de usassem vidros mais claros…

    Curtir

    • Sim, porque ficava bem melhor com aquela cor de mofo e desbotado, expecialmente com aqueles ares-condicionados ali, da um ar super moderno dos anos 72-73.

      Curtir

  8. O prédio que meteram vidros não era feio, mas era sem sal, não fedia nem cheirava, ficou ao menos uma coisa sem sal, mas sem doer os olhos.

    O prédio ao lado dele não é feio, por mim, era só arrumar uns detalhes nas janelas, que conseguiram deixar diferente das outras, e arrumar as partes diferentes do acabamento dele…

    Mas se meter vidro, não vai ficar ruim tambem.

    Curtir

  9. O edifício Phoenix não é feio, de forma alguma. Com certeza a fachada é poluída pela quantidade de aparelhos de ar condicionado, Mas não é feio não. E acho que o prédio da esquina, o Edifício Realeza não era feio, com certeza precisava de uma reforma externa, mas essa cobertura de vidro foi equivocada. Mas enfim, cada um tem uma opinião. O importante é que haja BOM SENSO nessas reformas.

    Curtir

    • Tu estas falando serio? que aquela coisa nojenta ali nao e’ feio?? Pelo amor DEEEEUUUUUUS, aonde no mundo uma coisa atrazada e FEIA PRA CASSETE* COMO ESSA, e’ cosiderado bonito???????????? Ah sim, no paraiso dos porto alegrenses, Havana!! la realmente essa coisa horrorosa e’ a ultima moda. Esse tipo de comentario realmente entristese e desanima. O povo esta contente com lixo, sujeiro e atrazo. Realmente sera dificil modernizar POA.

      Curtir

    • Blz, quando quisermos “modernizar” POA nem precisamos pensar, é só perguntar para o Phil kkk

      Curtir

      • vamos la entao tigre, de teus dois centavos de argumento. preferia tambem aquela coisa nojenta ali???

        Curtir

      • Sim, eu acho que a fachada precisa ser restaurada (pintura, etc) e os ar-condicionados instalados de uma maneira mais discreta. Não há nada de errado na arquitetura do prédio.

        Curtir

        • Entao vai ter que dormir chorando toda noite porque estao fazendo um belo trabalho colocando vidro. Depois de ler alguns depoimentos contra a modernizacao de predios horriveis, nao duvido que tera gente indo pra frente do predio tocar pedra .

          Curtir

  10. Bom, pra mim não é nada bonito; simplesmente taparam a fachada com uma pele de vidro. Maaaaas, beleza é subjetivo.

    Só que como estamos na base do “melhor isso que nada” realmente tá “menos pior” que antes.

    Será que o Phenix vai entrar na onda da fachada envidraçada?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: