Em 10 meses, Porto Alegre recebe mais de 3,7 mil passageiros pela Copa Airlines

Voo Porto Alegre – Panamá direto ocorre todos os dias, pela Copa Airlines. Foto: José Arthur Eidt – Blog Palegre ao vivo – 27/05/2012

Em pouco mais de dez meses de operação, o voo direto da empresa aérea Copa Airlines ligando, sem escalas ou conexões, Porto Alegre e a capital do Panamá trouxe à capital gaúcha 3.761 passageiros a partir dos vários destinos atendidos pela companhia no exterior. No topo da lista dos emissores está a própria Cidade do Panamá, que é o centro de distribuição de voos da Copa, com 1.202 passageiros, seguido de Los Angeles e Miami, nos Estados Unidos, Toronto, no Canadá, e San José, capital da Costa Rica. Esses são os TOP5 do ranking, que respondem por 58% dos passageiros trazidos à capital gaúcha.

Os dados foram repassados pela gerente de Vendas da empresa para os mercados de São Paulo, Recife e Sul do Brasil, Alessandra Tortora, ao secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha. A ligação aérea direta entre as duas capitais começou em 15 de junho do ano passado, com quatro voos semanais que, já em dezembro, passaram a ser diários. Ainda de acordo com a gerente, a taxa média de ocupação das aeronaves tem sido de 80% nos dois trechos. “Um caso de sucesso dentro da empresa”, reforçou Tortora.

No foco – Mendes da Rocha saudou a informação, especialmente diante da projeção da companhia de adotar novas aeronaves, com maior oferta de assentos, ainda em 2012. Previstos inicialmente para entrar em operação neste mês de maio nos voos para Porto Alegre, os aviões Boing 737 800 começarão a ser usados em julho nos voos para São Paulo, devendo chegar à capital gaúcha e demais destinos brasileiro até o final do ano. O Brasil está no foco dos investimentos em renovação da frota da empresa. Versão mais longa do que as atuais aeronaves, os novos equipamentos irão ampliar em 30% a oferta de assentos, para 160 lugares.

A partir da Cidade do Panamá, centro de distribuição da Copa, passageiros do Sul do Brasil têm opção de conexões pela empresa para mais de 50 destinos da América Latina, Caribe, Estados Unidos e Canadá. Em junho, a companhia passará a operar Curaçau, Guanacaste e Las Vegas, e em julho, voará também para Iquitos, no Peru.

Prefeitura de Porto Alegre

Fonte da imagem:  palegreaovivo.blogspot.com

____________________________

Segundo o Blog Palegreaovivo, seriam 37 mil passageiros e não 3,7 mil. Confira o comentário feito pelo Blog:

Gilberto, um leitor do Palegre ao Vivo me chamou a atenção num detalhe. Este numero de 3718 passageiros não fecha. A empresa voa a Porto Alegre desde 16 de junho de 2011 e desde este período já foram realizados 269 voos entre Panamá e Porto Alegre. Se mantermos a ideia dos 3718 passageiros, resulta uma média de 18 passageiros por voo (15% de ocupação). Para ter uma noção, na segunda-feira, 28 de maio, a Copa enviou a POA 127 passageiros, trocando de equipamento para o Boeing 737-800, com maior capacidade, pois a aeronave que vem a Porto Alegre diariamente é o Boeing 737-700 com 120 assentos!



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação, TURISMO

Tags:, , ,

16 respostas

  1. Fala pessoal!

    Uma pergunta aos que voaram Copa, saindo de POA, com escala no Panamá (em especial se tiver alguém que foi p/ Toronto):

    Em algum momento foi solicitado a carteira com vacina p/ febre amarela? Digo só na conexão, sem sair do aeroporto… E a bagagem segue despachada diretamente, ou é preciso pegá-la e encaminhar novamente?!?

  2. O que a notícia quer dizer é que foram 3700 turistas de outros países que viajaram a Porto Alegre como turistas. O resto é de residentes de Porto Alegre que pegaram o voo do Salgado Filho com destino ao exterior,

  3. bom ,então se são somente 3.700 passageiros em 10 meses , esse voo é um verdadeiro fracasso conflitando com a opinião do gerente que diz ser um sucesso .3.700 em 10 meses são numeros da nossa NHT .A informação obviamente está ERRADA .3.700 AO MÊS , ai sim ou então 37.000 em 10 meses .com essa ocupação a copa já teria desistido de POA a muito tempo.grande abraço , o blog é muito bom.

  4. Se todos os voos viessem lotados com o Boeing 737-700, teriamos até ontem 32280 passageiros. Ainda não chegamos a casa dos 37.000 nem com 100% de ocupação!

    PS:
    Gilberto, parabéns pelo teu site e obrigado por utilizar o palegreaovivo nas suas consultas!

  5. Gilberto, obrigado pelo enfoque que destes no meu comentário dos 3,7mil, porém, eu não falei que seriam 37000, até porque, 37000 dividido pelas 269 operações em POA até ontem, dariam 137 passageiros por voo, em média, o que é irreal, pois o Boeing 737-700 leva 120 passageiros e foi responsável por aproximadamente 92% dos voos a POA. O Boeing 737-800, que transporta 160 passageiros, veio poucas vezes desde a inauguração.

  6. Gilberto, um leitor do Palegre ao Vivo me chamou a atenção num detalhe. Este numero de 3718 passageiros não fecha. A empresa voa a Porto Alegre desde 16 de junho de 2011 e desde este período já foram realizados 269 voos entre Panamá e Porto Alegre. Se mantermos a ideia dos 3718 passageiros, resulta uma média de 18 passageiros por voo (15% de ocupação). Para ter uma noção, na segunda-feira, 28 de maio, a Copa enviou a POA 127 passageiros, trocando de equipamento para o Boeing 737-800, com maior capacidade, pois a aeronave que vem a Porto Alegre diariamente é o Boeing 737-700 com 120 assentos!

  7. Em Janeiro, fui de POA para Toronto pela Copa, com uma escala de 12h no Panamá. O bom é que se pode sair do aeroporto, conhecer a cidade e o canal, foi o que eu fiz. Vale a pena !

  8. Uma pequena correção: Toronto, embora seja a maior cidade do Canadá, não é sua capital.

  9. Eu fui de Porto Alegre a Chicago fazendo apenas uma escala de 12 horas no Panamá.
    Acho muito legal a Copa, a TAP e a Taca atuarem aqui em Porto Alegre.

    • João,
      Em algum momento foi solicitado a carteira com vacina p/ febre amarela? Digo só na conexão, sem sair do aeroporto… E a bagagem segue despachada diretamente, ou é preciso pegá-la e encaminhar novamente?!?
      Estou indo p/ Toronto e tb ficarei 12hs na espera…

  10. Eu já voei de Copa e não tive problemas, mas já sei de dois casos de roubo pertences de dentro de malas despachadas. Nos dois casos havia conexão no Panamá.

  11. As aeromocas sao bonitinhas ou dragoes, Felipe? Ainda pretendo conhecer a Cidade do Panama’ e a Costa Rica, ali perto.

  12. Eu fui um deles! O serviço da empresa é legal. Os aviões são engraçados, pois são aviões pequenos para viagem internacional, ao menos na minha experiência com elas. Usam em geral 737 e Embraer (iguais ao da Azul).

Faça seu comentário aqui: