Inauguradas há menos de um mês, a ciclovia da avenida Ipiranga e a ciclo-faixa da avenida Icaraí, de Porto Alegre, têm recebido poucos usuários. Em visita aos locais ontem, a reportagem do Correio do Povo identificou a preferência de muitos ciclistas em atravessar na via pública ao invés de acessar os espaços disponibilizados para eles.
Distribuídas em pontos estratégicos, os trechos pouco utilizados têm favorecido o uso de pedestres e a colocação de lixo nos locais. Na Ipiranga, por exemplo, de cada cinco ciclistas que circulavam pelo local, apenas um utilizava o acesso.
Foi o caso da artista plástica Laura Cattani. Mesmo considerando a ciclovia inadequada por apresentar uma orientação incompatível com o trânsito, ela avalia o uso do local como necessário “devido à falta de educação de alguns motoristas”. Para Laura, antes de implantar o sistema na cidade, a prefeitura deveria ter feito uma melhor análise de uso das vias.
Já a empresária Janice Dalforno afirma que o principal problema é a falta de continuação. “Só esse pedaço não adianta, tem que continuar, assim ninguém vai respeitar”, reclamou. Em relação às ciclo-faixas, instaladas junto ao meio-fio, a ciclista considera a da avenida Icaraí a pior de todas. “Não adianta apenas pintar de vermelho, tem que haver segurança no local.”
Conforme o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, a resistência dos ciclistas já era esperada. Para ele, depois da instalação do restante do trecho, entre a Edvaldo Pereira Paiva e a Érico Veríssimo, haverá uma maior utilização da ciclovia.
Ciclovias curtas que ligam nada a lugar nenhum não incentivam o ciclista, nem resolvem o problema do tráfego. Espero que se estendam e se interliguem.
CICLOFAIXA ICARAÍ:
– os carros estacionam onde querem antes da cavalhada
– ciclistas usam na contra-mão
– ciclofaixa não é pista atlética, tem muita gente usando ela para caminhar/correr
– ela inicia perto da ciclovia da diário e termina onde???? eles poderiam continuar ela na avn chuí até chegar lá no iberê! fechando um circuito com a ciclovia da diário
CICLOVIA DIÁRIO DE NOTÍCIAS:
– piso irregular, de tijolos de concreto… a bicicleta trepida por toda extensão… deveria ser lisa! Não é difícil encontrar ciclistas usando o asfalto por causa disto…
– por causa do piso de tijolos, há vários locais que ele esta ondulado…
– metade da ciclovia com falta de iluminação adequada
– faltam placas de edução, as pessoas que utilizam para caminhar ocupam a contra mão da ciclovia ou quando caminham em grupo ocupam as duas faixas…
onde tá “cavalhada” leia-se “campos velho”… pensei numa rua e disse outra…
por curiosidade, o pessoal que não gostou do que eu disse poderia dizer o que não gostou… assim é possível discutir diferentes pontos de vista…
Pois eh ,esses somos nós gauchos ! quando não tem reclaman,quando tem reclaman tbm,entaõ como eh que faz.
Eu moro no Guarujá e há anos uso o calçadão para caminhar e sei que ninguém usa a pista de bicicletas para bicicletas. A pista é usada para skate e para corrida. É incrível mas os portoalegrenses não gostam de bicicletas. A imprensa precisa fazer muitas campanhas para a prática do uso de bicicletas para lazer e para se comunicar entre 2 locais. É bom para a saúde e não polui. Infelizmente, a nossa cidade está ficando para trás.
Eu gosto de bicicleta… só não tenho coragem de sair pela rua pedalando!
Não tenho experiência em andar com o fluxo somada a falta de educação dos motoristas… melhor eu ficar andando no pátio de casa ou numa ergométrica!
É ignorância dizer que portoalegrense não gosta de bicicleta. Embora a prefeitura não tenha feito nem os investimento previstos em lei e não puna os motoristas que colocam em risco a vida de ciclistas, o número de ciclistas vêm crescendo muito.
Tirem suas próprias conclusões.
O que é isso? Como é que Cappellari e Fortunati tem coragem de apresentar isso como uma ciclovia ou ciclo-faixa?
Fizeram uma ciclo-faixa onde não tem nem calçada! Que absurdo! E a quantidade de postes no meio! E aquele arame no meio da ciclovia? Tem um lugar que quem usa o telefone público fica em cima da ciclovia… camelôs, carros estacionados…
Lamentável sr. Cappellari e sr. Fortunati!!!
Legal a calçada vermelha.
Sim, mas vão por a ciclovia aonde?
Se todo carro for atravessar a ciclovia pra estacionar, ai sim vai dar problema né…
haha
Assim os carros estacionados ja servem até como proteção pros ciclistas.
No caso da ciclovia da Ipiranga, é obvio, quem é que vai se prestar a atravessar a avenida pra andar 500 metros? haha
Mas eu ja pedalei na Ipiranga, boa parte foi pela parte do diluvio, na época não tinha essa ciclovia, foi bem de boa, a outra parte foi do lado direito da avenida… é bem bom de pedalar ali, o cara pedala com força e vai que vai…
Talvez deve ser proibido o estacionamento do lado da ciclovia. E no caso da Icaraí, ainda insisto que devia ser sido feita do lado do hipódromo, mas entendo que seria muito mais lento e caro para fazê-lo.
Bem, que só um trecho não adianta é uma unanimidade.
Eu não acho que a da Icaraí está sendo pouco usada. Moro ali, e todos ciclistas que vejo passando pela avenida usam ela, mas honestamente acho que a maioria prefere usar a rua de trás que é muito tranquila e não os obriga a ficar naquele corredor esquisito.
Dito isso, a ciclovia tem os problemas já mencionados aqui: estreita, unidirecional, em local estranho (entre calçada e estacionamento)… por aí vai. Vejo um bocado de gente usando para correr.
isso ai!
Falando em EPTC, olha que comedia essa imagem… Foto de Matheus Oliveira Borges.

.
ué, vai ve ta atendendo uma chamada.. ashuasuhashusu
Os policiais preciam de alguma forma pra se comunicar tambem, eles tem os radios e biriri… sahuhusahuashuashuasu