Vereadores de Porto Alegre aprovam lei dos Túneis Verdes

Ruas e avenidas que têm copas das árvores unidas serão declaradas áreas de uso especial

Rua Gonçalo de Carvalho é um exemplo dos chamados túneis verdes Crédito: Ricardo Stricher / PMPA / CP

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou por 26 votos a um, em sessão na tarde desta quarta-feira, o projeto de lei de autoria do vereador Beto Moesch (PP) sobre os túneis verdes da Capital. De acordo com a proposta, ruas e avenidas da cidade cujas copas das árvores se unem formando túneis vegetais serão declaradas áreas de preservação permanente e de uso especial. A medida no entanto, autoriza, de forma excepcional, eventuais remoções, com a condição de que ocorra o plantio compensatório na região. A manutenção ficará por conta de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam).

Protocolado em 2008, o projeto de lei já foi discutido diversas vezes em audiências públicas na Câmara Municipal. Conforme o vereador Beto Moesch, pelo menos 15 túneis já foram retirados do projeto por meio de emendas. Com a aprovação da lei, outras vias poderão ser declaradas como túneis verdes através de novos decretos. “A importância é reconhecer a arborização da cidade como patrimônio e justamente enaltecer aquelas que conseguiram transformar ruas em verdadeiros túneis verdes. Elas passam a ser conhecidas por lei como patrimônio turístico, paisagístico, cultural, histórico e ecológico”, comemorou o progressista.

O único contrário ao projeto é o vereador João Carlos Nedel (PP). Ele discorda de algumas avenidas que estão incluídas na lei. A via mais conhecida que possui os chamados túneis verdes é a Rua Gonçalo de Carvalho, no bairro Floresta, já declarada área de uso especial e que já foi chamada de “a mais bonita do mundo” nas redes sociais na internet. O texto, agora, vai para sanção do prefeito José Fortunati.

Correio do Povo

________________________

Vias contempladas

Durante a votação, oito vias foram incluídas e seis foram retiradas do projeto por meio de emendas. Os logradouros beneficiados foram a Av. Ganzo; Av. Guaíba; Av. José Bonifácio; Av. Lageado, no trecho entre a Av. Carlos Gomes e a Av.Palmeira; Av. Osvaldo Aranha; Av. Padre Thomé; Av. Polônia; Beco Quinze de Novembro; Beco Um – Rua Dra. Vera Glusman Knijnik; Praça Dr. Maurício Cardoso; Praça Hercílio Ignácio Domingues; Praça Paraíso; Praça Prof.ª Zilda Wilhelm Coelho; Rua Apolinário Porto Alegre; Rua Augusto Totta Rodrigues; Rua Barão de Santo Ângelo; Rua Barreto Leite; Rua Bazílio Pellin Filho; Rua Carajá; Rua Casemiro de Abreu; Rua Cel. Corte Real; Rua Dario Perdeneiras; Rua Dinarte Ribeiro; Rua Dona Laura; Rua Dr. Castro de Menezes; Rua Dr. Timóteo; Rua Dr.ª Vera Glusman Knijnik; Rua Duque de Caxias; Rua Eça de Queiroz; Rua Farnese; Rua Felicíssimo de Azevedo; Rua Félix da Cunha; Rua Fernando Gomes; Rua Florêncio Ygartua; Rua Gen. Couto de Magalhães; Rua Gen. Souza Doca; Rua Goitacaz; Rua Gonçalo de Carvalho; Rua João Mendes Ouriques; Rua Luciana de Abreu; Rua Luzitana; Rua Machado de Assis; Rua Mariante; Rua Marquês do Pombal; Rua Miguel Tostes; Rua Nossa Senhora Aparecida; Rua Olavo Barreto Viana; Rua Padre João Batista Reus; Rua Pão de Açúcar; Rua Paraíba; Rua Pelotas; Rua Picasso; Rua Prof. Emílio Meyer; Rua Prof. Ildefonso Gomes; Rua Ramiro Barcelos, no trecho entre a Av. Osvaldo Aranha e a Rua Gonçalo de Carvalho; Rua Saicã; Rua Santa Terezinha; Rua Silveiro, no trecho entre a Rua Otávio Dutra e a Rua Hipólito da Costa; Rua Simão Bolívar; Rua Tomaz Flores; Rua Visconde de Camamu; Rua Prof.ª Santa Bárbara; Rua Santa Cecília; Travessa Guianas; bem como as vias acrescentadas por emendas: Érico Veríssimo, da Ipiranga até a avenida Borges de Medeiros; Fábio Araújo Santos; Rua Professor Langendonck; Rua Carneiro da Fontoura; Rua Álvares Machado; Rua Borges do Canto; Rua Vitor Hugo; e Rua Farias Santos.

As vias suprimidas foram as Av. Borges de Medeiros, Av. Getúlio Vargas, Av. Cel. Marcos, Terceira Perimetral, Av. Wenceslau Escobar e Estrada Cristiano Kraemer.

Informações do Ver. Beto Moesch



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

21 respostas

  1. Só uma colocação a fazer.

    Tenho casa numa rua destas no Mont’ Serrat perto do Parcão.

    Há muitos anos quando meus pais ainda eram vivos deu uma ventania, que é comum nos Moinhos e neste bairro, e a maior árvore da rua caiu em cima da entrada dela, por sorte ningué ficou ferido e não danificou carros, só o muro, motivo; ela estava podre por dentro.

    Preservar a árvores, os túneis verdes, tudo bem, mas quem vai responsabilizar-se se uma destas estiver podre que nem esta e cair num automóvel e matar alguém? A prefeitura? Irão culpar o morador que reside em frente dela? Só estou perguntando.

    Preservar a natureza, sou 1000% a favor, mas que a prefeitura tenha equipes para estar sempre a monitorar todas as ruas com freqüência, para que ninguém seja ferido ou tenha prejuízos, isto chama-se, prevenção e planejamento sustentável.

    Aprovo o projeto se a prefeitura passar no mínimo de seis em seis meses na ruas que tem os túneis verdes, agradecido de antemão pela compreenção!

    Curtir

  2. Túnel verde na Av. Osvaldo Aranha?

    Só se for de Palmeiras ou coqueiros.

    Curtir

    • Daí não se configurariam um túnel, mas no máximo um corredor verde… ou cinza, se considerarmos que esses coqueiros tem mais caule do que folhas.

      Curtir

    • Enfim, tudo isso não passa de uma baita bobagem.

      Curtir

  3. É o mesmo problema do chafariz. Não recebe manutenção, fica feio e sujo e melhor tirar fora.

    Na cidade, árvores também precisam de manutenção! Poda, remoção de galhos secos e quebrados, remoção de parasitas, adequação à fiação, calçada, mobiliário urbano…

    Isso também é urbanismo!

    Curtir

  4. simplificando o que eu escrevi.

    Tu tem três opções.

    Primeira:
    Pagar alguem pra podar e tomar uma multa

    Segunda:
    Pagar a Smam para ter a poda rapida

    Terceira:
    Não pagar ninguem, esperar pela smam, acontecer um acidente, e pagar uma indenização pelo acidente.

    Qual escolher/

    Ja fiquei sabendo de outros casos sobre isso, ja comentei no blog sobre o assunto.

    Não sei se ja pararam com isso, faz 3 anos desde a primeira vez, mas ano passado uma sra me comentou que aconteceu o mesmo com ela.

    Obvio que isso não é legal e digamos que o pessoal grande da smam não sabe, ou faz que não sabe sobre isso.
    Mas pode ter mudado.

    Curtir

  5. Como ja disse, regiões para NÃO investir, ja que não vamos poder nem espirrar nesses lugares por causa das arvores.

    haha

    É triste, tudo é motivo para Porto Alegre parar no tempo.

    As vezes digo que não temos pontos turisticos, mas acho que da pra dizer que os poucos pontos turisticos que temos, ficam escondidos pelas arvores, ja que temos muitos prédios e lugares bonitos, mas que nem os moradores conseguem ver, por que são escondidos.

    E o povo acha lindo esse matagal acabando com as calçadas, ruas e avenidas.

    Eu gosto das arvores, mas falta organização, temos arvores praticamente dentro das ruas, no meio do asfalto.

    Outras derrubando muros de escolas…. é um absurdo… e a Smam só piora a situação, ja que se for para uma emergencia, falam que tu precisa esperar 2 anos pra isso, mas tu pode pagar 500 reais que eles fazem na hora.
    Sim, aqui no nosso prédio tinha uma arvore que entrava dentro dos apartamentos, ligaram para a Smam (que fica uma quadra na frente), e falaram que tinha que esperar 5 meses para podar, que era o tempo disponivel, mas tinha a opção de pagar um valor que eles fariam isso.
    Não era nem cortar a arvore, apenas podar, olha o rolo que deu…

    Curtir

  6. Agora, atentem para um fato muito importante, em muitas destas ruas e avenidas o Túnel Verde esta sendo atacado pela erva de passarinho. Como a SMAM não combate a erva de passarinho muitas árvores morrerão, para tristeza de muitos e alegria de poucos….

    Curtir

    • Em uma cidade, as árvores também precisam de manutenção e sabemos bem o que essa palavra significa para a prefeitura.

      Curtir

  7. O problema é que a SMAM é contra a poda de árvores. Em Paris as árvores são podadas, dão sombra mas não encobrem os belos prédios. Como não existe manutenção nem fiscalização as árvores crescem ao Deus dará.

    Curtir

  8. Senti falta da Anita, que é bem arborizada.

    Curtir

  9. Resultado: o colégio militar continuará escondido atrás do matagal da José Bonifácio para sempre, triste para um prédio tão bonito. Em POA é assim..

    Curtir

    • Bem lembrado, Felipe.
      Árvores são lindas e devem ser preservadas, mas depende do lugar.
      Prédios históricos não podem ficar escondidos atrás de vegetação.
      Um prédio que acho lindo e está totalmente tapado por árvores é o prédio da Secretaria da Fazenda.

      Curtir

      • Bem lembrado Rafael. Esse é um dos piores casos da cidade de árvores tapando o patrimônio. Terrível isso.

        Curtir

        • Na minha opinião o pior é o Direito da UFRGS. Só não digo todos os da UFRGS porque alguns são abençoados com túneis de plátanos que ficam 5 meses do ano com pouca ou sem folhas.

          Curtir

    • O que aconteceria com Istambul com essa lógica de cortar árvores que tapam prédios bonitos?

      Ainda bem que isso não aconteceu…
      http://www.fotopedia.com/wiki/G%C3%BClhane_Park#!/items/flickr-3048476661

      Curtir

      • iria ficar muito melhor mostrando a boa arquitetura de seus prédios historicos.

        😀

        Curtir

      • Para quem não sabe, Istambul é uma cidade milenar, ex Bizancio e Constantinopla com grande importância histórica e turística, por onde passam uns 5 milhões de turistas…
        Pode achar o que quiser…

        Curtir

        • Essa foto mostra pouco de Istambul. Mas vai ver se tem mato na frente dos marcos históricos de Paris.

          Curtir

  10. Fiquei sabendo que o Beto Moesch ta’ saindo da politica, nao concorrera’ mais. Eu sei, noticia importantissima e relevante.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: