Prefeitura avança em melhorias de calçadas no Centro Histórico

Largo Glênio Peres ganhará novo piso, quiosques, bicicletário e decks Foto: Luciano Lanes / PMPA

Um dos pontos de maior circulação do Centro de Porto Alegre passa por obras de revitalização feitas pela Prefeitura e parceiros. O Largo Glênio Peres, que será o local da Fan Fest da Copa do Mundo (com shows e jogos transmitidos em telões), está recebendo uma série de melhorias. As intervenções no Largo começaram com a troca do piso através de parceria com a Coca-Cola e ações como a construção de quiosques, bicicletário, decks com cobertura, iluminação, flores na Praça XV e câmeras de monitoramento. O piso de basalto, que sofre com o excesso de carga, está sendo substituído por blocos de concreto, o que tornará o local mais resistente. Outra novidade é que estão sendo colocados reservatórios de água para o funcionamento de 14 pontos de jatos d’água, que compõem o novo projeto paisagístico do Largo.

Além desse local de grande circulação, já foram revitalizadas as calçadas do Paço Municipal e da Praça XV. Estão em obras outros pontos importantes no Centro Histórico, como na Praça da Alfândega, Praça Otávio Rocha e Praça Daltro Filho.

A Prefeitura e parceiros estão dando andamento a projetos de revitalização das calçadas na Andrade Neves, José Montaury, Viaduto Otávio Rocha e calçadão na Rua da Praia. Nesse caso, a proposta é trocar todo o pavimento e a infraestrutura das redes subterrâneas sob as calçadas, envolvendo órgãos públicos, empresas de telefonia, entre outras.

Segundo a coordenadora do Projeto Minha Calçada, Ana Pellini, a manutenção dos passeios é um trabalho permanente, especialmente am áreas de grande circulação, como o Centro Histórico. O projeto segue sendo executado em áreas onde há mais de 7,5 mil imóveis, muitos com problemas que já estão sendo corrigidos por proprietários.

No dia 29 de maio, venceu o prazo de alerta para que moradores do bairro Floresta fizessem reparos nas calçadas entre a Rodoviária e a Câncio Gomes, onde cerca de 80% das calçadas precisam de reparos. Os moradores que ainda não tomaram providências estão sendo notificados. Além das obras que estão sendo feitas em áreas de responsabilidade dos proprietários, a Prefeitura deve investir cerca de R$ 10 milhões para corrigir problemas em passeios próprios.

Outras melhorias na região – Nos últimos anos, dentro do projeto Viva o Centro, foram recuperados prédios históricos e estão sendo restauradas praças como Alfândega e Otávio Rocha. O Centro Popular de Compras equacionou um problema crônico, e a ampliação do Chalé e a recuperação da Praça XV atraíram mais pessoas para o Centro. Ainda neste ano, devem ser entregues as obras da Igreja das Dores e da Pinacoteca Municipal, através do Projeto Monumenta. O estudo de viabilidade do Bonde Histórico também foi licitado, e a Prefeitura avalia a implantação de garagens subterrâneas. Além disso, projetos de mobilidade do Metrô e BRTs irão reduzir muito a circulação de ônibus no centro e os projetos do Cais Mauá e da Orla colocarão a região num patamar de qualidade urbana invejável. O Viva o Centro tem o objetivo é envolver município e sociedade civil, definindo as linhas de atuação e buscando formas de implementação das ações de revitalização.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:calçadas

Tags:,

4 respostas

  1. E a calçada da Catedral Metropolitana na Praça da Matriz, quando vão exigir que seja restaurada pela Cúria, cheia de burracos, e alguns tapados com cimento, onde deveria ser repostas as pedras originais, um cartão postal de Porto Alegre.

    Curtir

  2. Mas continua a mesma porcaria a calçada da José do Patrocínio, ao lado do numero 82 (terreno da Prefeitura com uns10 m de frente).

    Curtir

  3. É uma ótima iniciativa, só espero que o reforço do piso não seja para manter automóveis lá.

    Curtir

  4. quero ver os comentarios, meter pau na prefeitura todomundo mete, agora vamos ver se vem gente falar bem

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: