Concluída a segunda etapa da iluminação na Rua da República

Foram instaladas 78 luminárias entre as ruas João Alfredo e Av. João Pessoa Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) acionou nesta quinta-feira, 31, a segunda etapa da nova iluminação na Rua da República. O titular da pasta, engenheiro Adriano Gularte, e o diretor da DIP, José Luiz Toffoli, percorreram a pé as três quadras onde foram instalados cerca de 10 comandos para manter a rede em operação. (fotos)

Nesta segunda etapa, a nova iluminação vai da Rua João Alfredo até a Av. João Pessoa. Foram instaladas 78 luminárias idênticas às 25 oferecidas a moradores, comerciantes e frequentadores de bares e restaurantes, em março deste ano. A nova iluminação da República, tradicional ponto da boemia porto-alegrense, inclui 103 luminárias tipo globo republicano em postes de alumínio fundido, com acabamento decorativo na cor cinza grafite e lâmpadas de vapor metálico com potência de 150W.

“É mais segurança às pessoas e maior embelezamento da paisagem noturna em nossa Capital”, comemora o secretário da Smov. Sob responsabilidade da empresa Montebrás e com fiscalização da DIP, foram investidos R$ 289.889,89.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

21 respostas

  1. No meu tempo, “cameras de vigilancia” eram PMs com cara de mau e cacetete na mao…

    Curtir

  2. Poxa, ficou bonito! Nem acredito! Só faltam muitas câmeras de vigilância pela cidade, para tentar coibir o vandalismo, no mais, ficou jóia!

    Curtir

  3. Às vezes enche o saco ler os comentários. Acho até que todos tem certa razão no que afirmam mas constatar que em tudo que é feito na cidade é condenado porque será alvo fácil e certo dessa corja de vândalos irracionais e vagabundos é simplesmente decretar que nada deverá ser feito porque, com certeza, será destruído. Fazer o que então?

    Curtir

    • Ao contrário! tudo que é feito quando empregado bons materiais, e que o design faça parte da sua forma e função e não apenas o uso da palavra design como termo decorativo terá grande durabilidade. O que foi colocado é só uma solução provisória que provavelmente vai estar de pé até as eleições pra esse sem-vergonha tentar sua reeleição. Coloco aqui uma referência de uma luminári publica contemorânea, sem ficar imitando coisa antiga e com o emprego de materiais de qualidade: http://www.flickr.com/photos/jorge_sanabria/5487315246/in/photostream/

      Não to dizendo que é o mais belo apenas afirmando que bons projetos funcionam e ganham respeito pela sociedade e até mesmo vândalos. Tem até um artigo falando sobre isso, quando encontrar coloco aqui.

      Curtir

  4. Acho muito bacana esse tipo de iniciativa, só me pergunto pq eles usam luz de cor fria (assim como é usado na João Alfredo). Luz quente, nesse tipo de poste antigo, faz mais sentido, fica mais bonito e mais agradável!

    Curtir

  5. Pena que vão durar pouco estes postes, por vários motivos:
    – Eles são feitos de latão de 2mm, qualquer xute ele ca no chão.
    – O bojo ou cúpula é de pvc, em pouco tempo o plástico fica ressecado e se quebra.
    – Com o novo horario para menores de 18 anos hehe, depois da meia noite vira um deserto, perfeito pra maloqueiro sair xutando tudo.

    Curtir

  6. Ficou bonito..

    Pena que é uma area morta…

    Ontem tentamos achar um bom lugar pra beber um chope e comer algo, tudo FECHAAAAAADO

    Curtir

  7. Tarde demais. Agora que a bohemia foi chutada do bairro fazem uma reforma dessas. Lamentável.

    Curtir

  8. Agora a fiacao aerea ficou ainda mais visivel….ENTERRAR JA!!

    Curtir

  9. Até que enfim notícias boas. Passei por lá e acho que dessa vez acertaram. Não pensei que eu fosse dizer isso algum dia novamente, mas… PALMAS PARA A PREFEITURA e Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

    Curtir

  10. Oi, divulguem a ação coletiva para o uso noturno do Parque da Redenção e de forma segura, informações aqui: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/06/acao-busca-estimular-o-uso-noturno-do-parque-farroupilha-3776557.html

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: