Moradores reclamam do intenso fluxo na rua Gonçalo de Carvalho

EPTC alegou que alterações no trânsito melhoraram a circulação de veículos no bairro Independência

Foto: Vinícius Roratto

A rua Gonçalo de Carvalho, considerada a mais bonita do mundo em função do seu túnel verde, vive dias de intenso movimento de veículos, o que gerou reclamações dos moradores do bairro Independência. As mudanças realizadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no começo deste ano no fluxo da André Puente resultaram em alterações no tráfego de carros na região. A Gonçalo passou a ser usada como local de estacionamento para quem pretende chegar ao hospital Moinhos de Vento, clínicas e ao colégio Bom Conselho.

A via é utilizada pelos motoristas provenientes da Ramiro Barcelos e da Independência e que querem acessar a André Puente. Em função do movimento, flanelinhas passaram a atuar na região. Uma moradora da avenida Independência, que prefere não se identificar com medo de represália, afirma que a via nunca teve um fluxo tão intenso de carros. “Não adianta dar o nome de mais linda do mundo e liquidar com a rua”, comenta.

O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Independência, Diônio Roque Kotz, ressalta que aumentou o movimento de carros na região em função do hospital, do colégio e dos 15 cursos pré-vestibulares que existem na região. “Tem gente que estaciona na Gonçalo para ir ao shopping e também pela facilidade de acessar a rua Santo Antônio”, comenta.

A gerente de planejamento de trânsito e circulação da EPTC, Carla Meinecke, explica que as alterações de trânsito na André Puente, no início deste ano, aconteceram em razão da necessidade de redução dos conflitos permanentes na circulação, especialmente junto às vias Santo Antônio e Ramiro Barcelos. “Os conflitos eram permanentes, principalmente nos horários de entrada e saída da escola, com muitas reclamações dos moradores”. destaca.

Para ela, as alterações não representam somente um aumento de fluxo na Gonçalo de Carvalho. “O movimento aumentou na cidade como um todo, devido ao crescimento da frota de veículos, que hoje na Capital é de 720 mil automóveis. “As modificações qualificaram a circulação na região”, acrescenta. Segundo ela, a EPTC monitora permanentemente todas as mudanças, para futuros ajustes, se necessário.

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

50 respostas

  1. Por que não colocam uma cancela?:

    Vou fazer o mesmo na minha rua e vamos ver onde vai parar esse festival de INDIVIDUALISMO.

    Curtir

  2. Essa ideia fixa que cidade tem que ter barulho, engarrafamento, fumaça e concreto por todos os lados é típico de gente que vem do mato.

    Curtir

    • Qe comentario mais pobre.

      Curtir

      • Vai dizer que não é verdade? Meus primos do interior falam assim: “Eu não gosto disso daqui, não acontece nada! Eu gosto de barulho, movimento, buzina!”

        Curtir

        • Levou eles na zona sul? Entao fala pra ele bater um papo com o pessoal da goncalo de carvalho, pois as informacoes nao estao batendo.

          Curtir

        • Pablo, meus primos saíram do Itaqui, pela falta de tudo…

          Curtir

    • Já penso diferente: essa ideia de que tem de ter bichos passeando em meio ao verde e árvores em tudo é de gente que queria morar no mato, alguns porque nunca moram no interior e outros que vieiram de lá e tem saudades da vida rupestre.

      Então façam as malas e tchau, pois pequenas cidades bucólicas é que mais tem por aí. Ah, mas lá vou receber menos e não terei bons hospitais a disposição, por exemplo e ficarei longe das coisas modernas de uma cidade grande. Pois é, não dá é para querer tudo na vida.

      Curtir

    • Essa idéia de transformar as cidades grandes em cidades do interior, é tipica de pessoas que nam tem um pingo de noção.

      Mas se tu tiver dinheiro pra sair comprando prédios e casas, não me importo, pode comprar e derrubar tudo pra plantar arvores.

      Só tem que ver pra onde as pessoas vão morar né… provavelmente em algum prédio mais alto proximo do local…

      haha

      Curtir

  3. Isso aconteceu em São Paulo. Com a cidade que mais perde habitantes no Brasil a prefeitura vem se preocupando com a qualidade de vida distribuindo bicicletas, expandindo o metrô e restringindo os carros…

    Curtir

  4. Sim, e quando a cidade cresce e tal rua vira um local de muito movimento?
    Como faz?

    Controla o horario do futebol da criançada com as goleirinhas no meio da rua, e só em determinado horario libera os carros?
    sahuahuashushuas

    Curtir

  5. A finalidade da rua é ser rua (para carros, pessoas, bicicletas, criança brincar…) AUTOPISTA OU AUTOESTRADA É SÓ PARA CARROS !

    Curtir

  6. A finalidade da rua é ser rua (para carros, pessoas, bicicletas, criança brincar…) AUTOPISTA É SÓ PARA CARROS !

    Curtir

  7. O que eu acho engraçado é que todo mundo quer ter carro, quer andar por tudo, estacionar, buzinar, correr desde que seja na rua dos outros. A rua deles tem que ficar vazia, não pode estacionar, não pode buzinhar e não pode passar.O egoismo campeia por estas paragens.

    Curtir

    • É o mesmo tipo de egoísmo contra as ciclovias… “vai diminuir a miiiinha rua, vai tirar o meeeeu estacionamento”

      Curtir

    • Eu ando de carro bem faceiro, mas nunca uso a busina, minha rua tem um forte movimento de caminhões, não me importo com isso, então, estou de bem com a vida.. haha

      Curtir

  8. Faço as minhas palavras as do Johnnie: O pessoal reclama de tudo: de viadutos, de fluxo de carros, de barulho.

    Viver vida de campo na cidade. A Amazônia ou o interior esta aí pra ser habitado.

    Curtir

    • São Paulo também, Muller, está aí para ser habitado. Quem tanto gosta de viaduto, poluição e concreto pode ir pra lá e nos deixar com nossas árvores, crianças nas ruas, idosos passeando e pessoas se tomando chimarrão na calçada. (E pode me chamar de provinciano que eu não ligo.)

      Curtir

  9. Ué, mas era a tal rua mais famosa do mundo, deveriam estar orgulhosos da movimentação diaria, são pessoas do “muuundo” todo olhando tal rua..
    ashhuasuashuahuasashuhasahuhas

    Conseguiram tal fama e não querem movimento?
    E como ja falaram, rua é pra facilitar a circulação, é um maale para poucos moradores da rua que vai melhorar a vida de milhares diariamente… haha

    Mas ja vi que eles querem deativar o shoppimg, fechar a rua e por um limite de carros por dia, apenas os carros deles podem ser estacionados na região, e claro, tirar os flanelinhas, por que na rua dos outros pode, na deles não..
    haha

    Isso que da morar na rua mais bonita do mundo… devem ser os fnaneliinhas mais charmosos do mundo tambem.. haha

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: