Esquina Democrática pede

O coração da cidade é o centro, e o centro do centro é a Esquina Democrática, que de bonita só tem o nome. Quando alguém vai pensar alguma coisa para ela?

A Esquina Democrática pede  -não, ela está implorando que seja transformada. O que temos ali é uma casinha bizarra de não sei o que (foto 2) cercada de um chiqueirinho de barro. No entorno umas faixas gastas, rebentadas de asfalto e pedras cheios de rachaduras, uns postes de ruas senegaleses, umas placas. Não é preciso ser nenhum arquiteto para ter arrepios na espinha ao passar por ali. Mas é o centro do centro.

Proponho que todo aquele miolo do encontro da Rua da Praia – que também precisa ser transformada-  tenha seu piso totalmente trocado, tirando aquele asfalto horroroso, as lajotas, aquela casinha, aqueles postes de Mombassa. Ponham um piso decente e uniforme, postes de luz bonitos ao redor do entroncamento e, no X da Esquina, alguma coisa grandiosa: uma fonte, uma escultura. Que o local fique BEM iluminado.

Já que agora se fala na troca do piso da Andradas, bem que podiam ser um pouco mais ousados e planejarem algo tipo Medellin (ia escrever primeiro mundo, mas não precisamos ir tão longe) para o local.

Clique nas imagens para ampliar

A Esquina Democrática hoje: mais terceiro mundo, impossível.

A atual escultura no centro do centro

O estado do piso:

Como poderia ficar. ATENÇÃO, antes que me critiquem pela pedra portuguesa: NÃO estou advocando o uso dela, apenas estou usando-a porque é uma imagem que tenho no computador que se adapta perfeitamente em qualquer montagem. Pode-se colocar qualquer tipo de piso ali, desde que fique bonito e não seja asfalto.

A mesma coisa vale para os postes de iluminação. Ao meu ver os postes antigos combinam mais com os prédios antigos que temos no centro histórico. Mas podem ser postes modernos, desde que não sejam esses postes verdes de segunda que a prefeitura tem espalhado pela cidade.  Por favor atentem para a idéia geral, do conceito, e não no poste ou piso que usei nessas montagens, que são somente para dar uma idéia do que se propõe, OK?

Clique nas imagens para ampliar



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas, Revitalização do centro

Tags:

20 respostas

  1. Video com imagens da esquina democrática em Porto Alegre! http://www.youtube.com/watch?v=7S3UOb5bFZw

    Curtir

  2. Por que vocês não telefonam para a SMAM 3289-7541-42 Fiscalização e denunciem o abuso da Academia. A SMAM autuará…

    Curtir

  3. Belo texto! Há anos que temos tratado com extremo desleixo essa área que é o centro do Centro da cidade. Essa ideia de reformar um trecho da Rua da Praia pra depois pensar no outro tem tudo pra virar uma colcha de retalhos enjambrada.

    Nessa revitalização poderiam também aproveitar para regrar a comunicação visual ali do entorno. Abriu uma academia Bioativa que colocou um banner de uns duzentos metros quadrados bem ali na esquina que pelo amor de Deus…

    Curtir

    • “academia Bioativa que colocou um banner de uns duzentos metros ”
      Sim, sim Enrico, parece a casa da mãe Joana. Não tem regra pra nada.

      Curtir

      • Marcelo, infelizmente isto é Capitalismo! Também nas avenidas norte-sul de Tel Aviv, vê-se essas aberrações!

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: