Assinado acordo para construção das estações do Aeromóvel do Salgado Filho

Previsão é de que a obra seja concluída em seis meses

Divulgação / Prefeitura de Porto Alegre

A Trensurb e a empresa Rumo Engenharia Ltda assinaram, nesta segunda-feira, o contrato para a construção das duas estações da linha do Aeromóvel. O projeto ligará a Estação Aeroporto ao Terminal 1 do Salgado Filho, na zona Norte de Porto Alegre. A proposta prevê duas edificações: uma com 430 metros quadrados, junto ao aeroporto, e uma com 170 metros quadrados, junto à estação do metrô de superfície. A obra teve a ordem de início de serviço dada nesta segunda-feira e tem um prazo de seis meses para execução.

O acordo foi assinado entre o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper; o gestor do contrato, Eduardo Mallmann e os representantes da Rumo Engenharia, Joares da Silva e Rogério Araújo Balle.

Atraso da assinatura se deu em função da abertura de uma nova licitação

No início de novembro de 2011, foi firmado contrato para a construção das duas estações do Aeromóvel. Porém, após um mês da ordem de início das obras, a empresa contratada não deu seguimento ao cronograma de construção. Com isso, o contrato teve de ser cancelado, uma nova licitação precisou ser realizada e o cronograma da obra foi revisto.

O Aeromóvel da Capital deve se tornar a primeira linha da tecnologia em operação comercial no mundo. O projeto é 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal aeroportuário. O trajeto de um quilômetro deve ser percorrido em um minuto e meio, com velocidade de até 60 km/h, funcionando como uma segunda linha da Trensurb. Por isso, o acesso vai ser liberado na faixa de integração.

Correio do Povo



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:, ,

1 resposta

  1. “O Aeromóvel da Capital deve se tornar a primeira linha da tecnologia em operação comercial no mundo.”

    Esta informação não é correta, o aeromóvel já funciona comercialmente em uma linha de 3,2 km no parque Taman Mini Indonesia Indah em jacarta/indonésia desde 1989. Para utilizar o serviço e percorrer o parque no aeromóvel há que comprar ticket, ou seja é comercial. Pode não ser um transporte em massa mas explorado comercialmente não há dúvida.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: