Canoas é o município gaúcho com maior potencial poluidor

Medição da FEE aponta que cidade é seguida por Triunfo, Caxias, Gravataí e Porto Alegre

Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre. Foto: BELFOTO

A relação entre o potencial poluidor e a produção industrial no Rio Grande do Sul mostra Canoas, na região Metropolitana, no topo do ranking das cidades consideradas críticas em 2009, seguida por Triunfo, Caxias do Sul, Gravataí e Porto Alegre. A série histórica, de 2002 a 2009, medida pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), foi divulgada nesta terça-feira na Capital e mostrou que, em geral, os municípios com maior risco apresentam percentual igual ou superior a 30% da participação industrial na sua economia.

A coordenadora do Núcleo de Indicadores Sociais e Ambientais da FEE, Clitia Martins, alertou que boa parte dos locais considerados críticos estão próximos às bacias hidrográficas, principalmente sobre o Rio dos Sinos, Baixo Jacuí, Rio Gravataí e Guaíba. “Qualquer tipo de acidente pode causar uma catástrofe e inviabilizar o abastecimento”, explicou. O crescimento econômico vem acompanhado de poluição, segundo o economista da Fundação, Ely Mattos. “É importante mostrar à sociedade esse indicador para que se possa refletir sobre o que é o desenvolvimento”, disse.

Os pesquisadores avaliaram e classificaram as cidades e as regiões de duas formas. A primeira mediu o Índice de Dependência das Atividades Potencialmente Poluidoras (Indapp), que observa a concentração industrial em cada município. Já o Índice de Potencial Poluidor da Indústria (Inpp) serviu para mostrar o impacto de cada cidade sobre o potencial poluidor total do Estado. “Ressaltamos que os indicadores não medem o grau de poluição e sim o potencial”, salientou Clitia.

O Indapp do Rio Grande do Sul passou de 0,8252, em 2002, para 0,8507, em 2009. O Inpp também apresentou elevação. Nos três primeiros anos da série, o crescimento do Inpp foi de 88,2870 (2002) para 89,6970 (2003) e 96,1575 (2004). O aumento está relacionado ao da Valor Adicionado Bruto (VAB) da indústria extrativa e de transformação. O decréscimo da produção resultou no declínio gradual do índice, que foi de 91,0006 (2005) para 89,3198 (2006).

Na comparação entre as cidades, Triunfo, Canoas e Caxias do Sul ficaram no topo do ranking de 2002 até 2007. Já em 2008, Canoas passou a ocupar o primeiro lugar, que antes era de Triunfo, e se mantém na posição. Porto Alegre estava no quarto lugar, mas foi passada por Gravataí em 2007.

O Inpp de Canoas em 2009 foi de 13,1238, representando 14,9% da participação no Estado. Triunfo registrou 8,5163 (9,7063%), Caxias do Sul marcou 8,5138 (9,7035%), Gravataí ficou com 5,8698 (6,6900%) e o índice em Porto Alegre foi de 4,6679 (5,3202%).

Correio do Povo



Categorias:Meio Ambiente, Poluição Industrial

Tags:, ,

6 respostas

  1. Eu sei que o desenvolvimento industrial aumenta o indice de poluição ,mas isso não significa que uma cidade desenvolvida necessariamente tenha que ser poluida ,canoas eh o exemplo do descaso da prefeitura com o meio ambiente ,tem tbm um prefeito com indices altissimos de aprovaçao da comunidade local e que tem o apoio de varias industrias da região ,então não esperamos que a cidade em um curto espaço de tempo ira perder esse titulo .E sim cada vez mais o guaiba sofrera com isso.

    Curtir

    • Se esta falando do guaiba pela poluição do rio dos sinos, vá culpar as prefeituras da regiã do vale dos sinos e suas fábricas, por que eles que poluem o rio! Já visitei várias fábricas e curtumes por lá e aquilo sim é descaso com o meio ambiente.

      Curtir

      • quanto a poluição do ar, dai sim Canoas pode ser bem culpada. Mas grande parte da culpa disso é da Refap, e convenhamos que não seria nada inteligente ser contra ela…

        Curtir

  2. é difícil ter desenvolvimento industrial sem estar associado com poluição, isso só mostra como Canoas é desenvolvida economicamente. As potências mundiais também são poluidoras, o fim são os lugares que não se desenvolvem por n questões ambientais.

    Curtir

  3. Canoas é o fim….

    Curtir

    • fim do que? conhece Canoas?
      Sempre morei aqui, e acho a cidade muito boa. E potencial poluidor não quer dizer que seja a cidade mais poluída, a cidade tem muitas árvores e isso ajuda muito.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: