Lei dos Túneis Verdes é sancionada

Prefeito (ao centro) sanciona a lei. Foto: Luciano Lanes/PMPA

A Lei dos Túneis Verdes, que declara como Áreas de Uso Especial 72 vias porto-alegrenses que possuem árvores cujas copas se unem formando uma cobertura vegetal – conhecidas como túneis verdes – foi sancionada nesta terça-feira à tarde pelo prefeito José Fortunati.

“O conceito de Áreas de Uso Especial foi aprovado em 2000 e, até agora, utilizado somente em Porto Alegre”, informa o vereador Beto Moesch (PP), autor da lei.

Moesch explica que, assim como em todas as demais vias da cidade, os cortes e podas das árvores que formam os túneis verdes deverão ser feitos somente quando o vegetal estiver doente ou apresentar necessidade de reparos. “Mas em casos de execução de obras ou deflagração de conflitos com infraestrutura, como redes elétricas, haverá mais cuidado para a preservação das árvores, além da exigência de reposição de novas mudas caso seja preciso extrair um exemplar”, esclarece.

Um dos principais divulgadores e defensores dos túneis verdes de Porto Alegre, Cesar Cardia, integrante da Associação Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, também esteve presente na solenidade. “Criamos um blog quando surgiu a possibilidade de alargar a rua Gonçalo de Carvalho e retirar árvores da via. Hoje, ele é citado em 81 países. Muitos movimentos contra a poda radical de árvores em vários lugares do mundo entram em contato conosco”, conta Cardia.

Entre os presentes, estavam ainda o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia; o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari; e o Secretário de Planejamento Municipal, Ricardo Gothe.

Gabinete Vereador Beto Moesch



Categorias:Meio Ambiente

Tags:, ,

9 respostas

  1. Eu sou contra esse tipo de lei. Aliás, sou contra o excesso de leis que gostamos de cultivar por aqui.
    Acho que os túneis são bonitos e devem ser preservados, mas criar uma legislação específica pra eles já é demais. Já existem leis que definem o tratamento das árvores das ruas de Porto Alegre, e esses túneis se formaram e foram mantidos pelo trabalho dos próprios moradores, que cuidaram bem da sua rua. Por que não confiar que eles vão continuar fazendo um bom trabalho? Sem falar que ela cria complicações para os próprios moradores se os mesmos precisarem realizar uma poda ou até reformas nos prédios e calçadas.
    Pra mim essa legislação só serve pra aumentar o volume gigantesco de leis que são aprovadas todos os anos no Brasil, sendo muitas extremamente específicas como essa. Temos que aprender a confiar na nossa própria força de trabalho e transferir menos responsabilidades para os governos.

    Curtir

  2. o PP é o Partido Progressista aquele que deveria apoiar a construção de estradas, pontes, prédios, viadutos, túneis… Mas faz coligação com a Manuela e cria projeto para as árvores!

    Curtir

  3. A maioria dos Túneis Verdes em Porto Alegre são formados por árvores nativas, portanto livres da erva de passarinho que é o elemento que danifica e enfraquece as árvores.Os túneis são formados por Tipuanas e Jacarandás

    Curtir

    • Juliana, como tem esse pessoal que reclama que as árvores tapam os prédios, poderiam plantar mais o Guapuruvu, que tem a copa bem alta, tem um período sem folhas e não fecha muito. Veja só

      Guapuruvu (Schizolobium parahyba)

      Guapuruvu (Schizolobium parahyba)

      Curtir

  4. Ja é uma desgraça assim, imagina o que vamos ver de neguinho morrendo com arvore caindo em cima, e os moradores tomando multas e processos.

    haha

    Curtir

  5. Eu explico: políticos demagogos + povo ignorante.

    Curtir

  6. O Partido Progressista (Beto Moesch) defendendo as árvores… o Fortunati, aquele que nos salvará da comunista, sanciona.

    Alguém explica?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: