Mesmo com aumento da frota em Porto Alegre – conforme o Detran-RS, com 726 mil veículos – houve uma redução de 29,63% no número de vítimas fatais no trânsito da Capital nos cinco primeiros meses deste ano, comparando com o mesmo período no. Foram 38 casos, contra 54 em 2011. A redução é a maior nos últimos cinco anos: 70 em 2008; 57 em 2009; 59 em 2010; 54 em 2011 e 38 em 2012. Os dados são da Coordenação de Informações e Estudos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Os demais números sobre acidentalidade são os seguintes: menos 9,51% em acidentes (8.789 em 2012 e 9.713 em 2011); menos 1,13% em atropelamentos (524 e 530); menos 50% em vítimas fatais por atropelamentos (10 e 20); menos 8,01% acidentes com motos (2.033 e 2.210); menos 13,48% em atropelamentos com motos (122 e 141); menos 26,09% em vítimas fatais com motos (17 e 23). Aumentou em 2,77% o número de feridos (3.561 a 3.465).
O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, acredita que a redução da violência do trânsito na Capital é resultado de um envolvimento de toda a população: “As ações permanentes de fiscalização, de educação para o trânsito, as medidas em engenharia de tráfego, as campanhas por uma circulação mais consciente, com menos conflitos; com envolvimento de toda a população, começam a mudar um quadro ainda preocupante. A queda da acidentalidade nos anima a trabalhar com mais empenho nessa missão, de buscar uma circulação mais segura para todos”.
Prefeitura de Porto Alegre
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Ótima notícia.
Tem quem não compre carro com airbag por que não pensa em comprar carro pra bater..
haha
Meu carro tem airbag, mas sempre achei que fazia mais sentido obrigarem o ABS (que evita um acidente) do que o airbag (uma almofada pra te proteger da porrada).
Tambem penso isso, o problema e que nem sempre o acidente é causado por nos, e sim, por outro, e ai que o air bag vai fazer a diferença.
Mas o abs ja me safou de uma… e u,a unica vez, semti a falta do abs no carro sem abs, mas no caso, nem o ans iria ajudar, oleo na pista, numa,descida com final em T?
Me safei do acidente puxando o freio de mao e viramdo a direçao (depois de tentar freiar com menos força e tentar o freio motor)… o carro saiu de leve do oleo e pegou atrito, ai deu o cavalo de pau e parou como eu queria.
Sorte que eu tava a 40km/h, se nao ia me fuu.. haja
Não adianta, sempre vão reclamar..
haha
Eu vi muita gente parar de beber e dirigir por causa da lei seca, das fiscalizações, vi um numero maior de carros pararem na faixa de segurança para os pedestres…
Mas fazer o que né?
Tem gente que só ve o lado ruim das coisas… haha
Me lembro quando o cinto passou a ser obrigatório… Sempre aparecia um com histórias de não sei quem que fez uma operação na barriga e não podia usar o cinto, fulano conhecido da cicrana que tinha um parente que morreu porque o carro caiu num lago e o cinto trancou.
Teve gente que se deu ao trabalho de pintar uma faixa preta numa camisa para não usar o cinto…
Sempre tem uns sem noção, mas o importante é não aceitar essas ignorância.
Eu conheço sem noção que não usa cinto até hoje… não é tão fiscalizado não. Na minha casa já se usava antes de ser obrigatório. Hoje até meu cachorro tem um cinto especial.
Alguém entende por que? Ação da EPTC é que não pode ser a causa, ainda mais com a queda nas fatalidades com motos. Na boa, nunca vi esse povo ser “educado” pelo poder público, nem em lombada eletrônica são pegos…
Um aumento na frota aumenta os congestionamentos o que diminui a velocidade média, diminuindo o número de vítimas fatais, mas observem que houve aumento no número de feridos em 2,7%. E mesmo sendo pouca a ação da eptc para aumentar a segurança no trânsito, o assunto sobre a violência nele é constante e isto faz algumas pessoas pensarem no assunto e reverem suas atitudes. Talvez exista esperança para a humanidade.
Ótima notícia! Ponto para a lei seca, que funciona bem em Porto Alegre, não tão bem em outras capitais.