Prefeito vai a São Paulo buscar parceria para qualificar metrô

O prefeito José Fortunati viaja à capital paulista nesta quarta-feira, 6, para buscar parceria técnica junto ao governo de São Paulo a fim de qualificar o projeto do Metrô de Porto Alegre. Às 14h, terá reunião com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e com o presidente da Companhia do Metropolitano – Metrô, Peter Walker, no gabinete do secretário (Rua Boa Vista, 175 – Bloco B – 10º Andar – Centro – São Paulo).

A proposta da prefeitura é buscar na experiência de São Paulo na área metroviária referencial técnico para ampliar a eficiência na modelagem operacional e de engenharia do metrô, adequada à realidade da capital gaúcha. Participam da agenda o secretário de Gestão, Urbano Schmitt, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

O projeto – O Metrô de Porto Alegre está baseado em um modelo de integração com o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) e com o Trem Metropolitano (Trensurb), sendo uma ação estruturante não apenas para a Capital, mas para toda a Região Metropolitana. Com extensão de 14,88 quilômetros, a Fase 1 de implantação do metrô terá 13 estações, distribuídas entre o Centro Histórico e a Fiergs, na Zona Norte.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Metro Linha 2

Tags:,

8 respostas

  1. O metro deles tem problemas? sim. Por que? Porque não há mais espaço pra pessoas. A cidade por si só é um caos. Mas o metro deles é exemplo, falando em abrangencia mundial! A “linha amarela” do metro ficou um espetáculo. Vale apena conferir. (Só não vá nos horários de pico!)

    Curtir

  2. Tirando a politicagem de lado, o metrô que ele deveria ir visitar e pesquisar como referência é o de Dubai, este sim coisa de primeiríssimo mundo.

    Curtir

    • É, poderia ir lá visitar e já trazer uns escravos chineses pra construir, senão o custo vai ser 10x maior!

      Curtir

  3. Muito sensato buscar referências com tem expertise. Fortunatti demonstra ter visão e real interesse na implantação de um bom sistema de metrô para Porto Alegre, e por esta postura dentre outras merece continuar à frente da administração da capital.

    Curtir

  4. Tomara que siga o padrão do metrô de são paulo! Falem o que quiserem do fortunati, ele é um bom prefeito.

    Curtir

    • Lucas, sou apartidário, mas sou obrigado a concordar contigo, tb acho o Fortunnati um bom prefeito, pois em 30 anos de administração municipal ele foi o único que voltou a investir e a começar a repensar o desenvoltimento da cidade, que ficou estagnada desde que o PT tomou conta da região! Temos que lembrar que, inclusive, ele peitou interesses de máfias há muito instaladas por aqui, haja vista a implantação de um novo sistema de coleta de lixo!

      Curtir

  5. Parabenizo vc prefeito, iniciativa muito perspicaz, haja vista que algumas vezes o metrô de SP já foi considerado o mais eficiente e limpo do mundo! Agora, torço que o metrô em Poa tome por base o projeto de SP da linha amarela, com portas automáticas duplas, que impossibilitam qquer acidente com queda do usuário nos trilhos, assim como o tráfego automático sem maquinista! Parabéns prefeito, espero que seja reeleito!

    Curtir

  6. Bem que fazem, o metrô deles é muito bom.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: