Vilas Tio Zeca, Areia e Liberdade querem agilidade no PIEC

A presidente da Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Segurança Urbana (Cedecondh), vereadora Maria Celeste (PT), visitou, na tarde desta terça-feira (5/6), as vilas Tio Zeca, Areia e Liberdade (antiga Esperança), nos bairro Humaitá/Navegantes. Celeste esteve no local para verificar problemas que serão trazidos por moradores da região à Câmara Municipal de Porto Alegre em reunião da Comissão marcada para a próxima terça-feira (12/6), às 14h30min.

Conforme Carlos Nei, que mora na Tio Zeca há 47 anos, existem no local 280 famílias cadastradas no Projeto Integrado Entrada da Cidade (PIEC). Contudo, ele explica que, como uma das áreas já desocupada para reassentamento ficou sem proteção, novos moradores se instalaram na região agora denominada Vila Areia. “E estas famílias não tem cadastro.” Nas ruas e becos que formam as comunidades é visto acúmulo de lixo, esgotos a céu aberto e centenas de ligações elétricas clandestinas.

Viviane Oliveira, moradora da Liberdade, questiona as contrapartidas para as comunidades da região pela obra da Arena do Grêmio. Ela também lembra que foi novamente prometido para a segunda quinzena de julho o início de estudos de solo na região, com vistas à construção de casas do PIEC, além da situação de adensamento de cadastros feitos há mais de 12 anos. “A Tio Zeca é a mais antiga das vilas aqui do Navegantes. Mas a prefeitura alega que não há área para nós”, lamenta ainda Nei.

Câmara Municipal



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , ,

21 respostas

  1. Já que todo mundo acha melhor andar de cavalo, como gaudério, e morar na Vila em invasão porque vcs nã fazem isto agora?
    Por que? Por que reclamam e dizem que a vida de pobre é mais fácil e não viram pobres de uma vez. vão ali no morro Santana constroem um barraco e andam de carroça. Não precisam pagar impostos né. Por que não fazem então se é tão melhor?
    Ahnnn, não querem largar seus carros, casas e confortos. Seus hipócritas!

  2. humaita será em alguns anos um dos bairros mais valorizados da cidade, devido sua futura infra estrutura , shoppings, parques, comércio e afins, e condominios de alto e médio padrão.
    Não faz sentido a prefeitura deixar vilas na região, na realidade quanto mais longe dali melhor, este é o pensamento geral.
    E de certa forma concordo.

  3. Vários leitores de ayn rand por aqui

  4. “Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.”
    Albert Einstein.
    Sem mais.

  5. Sera que pagam impostos para a prefeitura pra reclamar de area, em primeiro lugar?

    • se paga imposto em tudo até em uma bala que se compra, ou seja eles tem todos os direitos ninguem mora mal porque quer, agora porque nao paga iptu não tem direito a nada??? acho que é isso que o amigo acima falou, é simples a prefeitura da casa que vão pagar iptu, quanto riquinho por ai sonega imposto e nao da nada, lamentavel alguns pensamentos…..

      • Vamos a um curso de siglas:

        IPTU: O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana

        ICMS: Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação

        Funcoes diferentes.

        agora entao vou deixar de pagar o iptu do garboso moinhos de vento, bairro que habito, e todo mundo fara o mesmo, ja que os direitos sao iguais para todos.

        • não achas que se os direitos são iguais a todos por que há pessoas morando em favelas como os lugares citados no post e pessoas que moram em bairros garboso como tu falou que é o teu??? Cade a igualdade??? na minha opinião podemos cobrar algo de alguém quando estão em situações que se equiparam e não em situações desiguais.

        • Resposta flopada a tua. Se o bairro onde eu moro é bom, foi porque trabalhei para isso. Nao me venha com preguica mecanica de que pobre nao pode estudar e se dar bem na vida. SEM MIMIMI
          Aí estao as suas cotas nas universidades, programas de educacao e tudo mais. Uns ate dao dinheiro para quem estuda.

          E depois que o mendigo passou o concurso do banco do brasil lendo jornais na rua…

          Fora que, o seu comentario foi tao flopado que voce esta a deixar subentendido a “legalizacao da sonegacao de impostos”?

          Entao: menos amiguinho, menos.

          Se nao entendeste, faça um curso de interpretacao ou solicite a alguem com paciencia para te explicar.

          Kisses

        • JEJECLER: prá quem mora no ‘Garboso’, sua paciência é Vila Maria! Que bom que moras bem e saiba interpretar Leis, etc et tal…

        • Concordo que alguns até teriam condições de morar em lugares mais afastados, menos nobres e mais baratos, como periferias da RM, ou cidades do interior. Mas é difícil mudar uma cultura de irregularidades que existe há gerações de famílias paupérrimas, consequência da falta de garantia de direitos e da falta de respeito do Estado a essas pessoas. Como cobrar respeito a leis e impostos se essa lei foi inexistente e excludente durante muito tempo para gerações passadas? Gente que saiu da escravidão e continuou informalmente escrava, descendentes de indígenas que não sabem o que é ter uma terra ou que tiveram de se adaptar a uma cultura totalmente diferente. Maior parte dos pauperrimos de hoje são filhos desses. Cabe ao Estado assistir (SIM, assistencialismo, “BU!”) para que essas pessoas sintam-se inseridas no sistema e passem a respeitá-lo, pagando impostos e contribuindo para o crescimento de si e da sociedade.

          Ninguém é pobre porque quer. Nosso sistema está longe de ser perfeito. O resultado disso é a desigualdade de condições. E isso deve ser combatido ou amenizado pelo Estado. É dever do Estado dar condições dignas para o crescimento saudável das pessoas. Não vamos resolver os problemas causando ainda mais problemas a essas pessoas.

        • Obrigado, Carlos A.

    • Tu, eu não sei, mas os impostos que EU pago são pra resolver os problemas de quem mais necessita. Fico feliz com isso. Tem gente que precisa muito mais do dinheiro dos impostos que eu.

      • Ué, tao ganhando casas e tudo mais, mas nao é a turma que ta causandoempecilhos pra expansao da pista do aeroporto??

      • Mas o imposto que EU pago, eu quero que seja investido pra melhorar a minha vida.
        Até agora só vejo barbada pra quem não paga imposto, enquanto isso, eu tenho que pegar onibus lotado todo dia, pagar um absurdo numa faculdade por que nas publicas hoje em dia tudo é cota, eu pago o imposto que paga a faculdade deles, deveria ter minha vaguinha garantida, ou então, não pagar o imposto que vai pra essa faculdade, mas tudo bem, prefiro pagar uma particular, até por que acho que eu não iria passar.
        Pago imposto pra ter ruas e avenidas asfaltadas, mas não tenho, pago imposto para ter uma cidade limpa, mas vejo lixo por tudo que é canto e mendigos mijando por tudo, e pior, se reclamo, sou julgado, enquanto eles que não pagam impostos, só sujam tudo.
        Pago imposto pra ter uma vida boa, mas se um bebado atravessa na minha frente e morre atropelado, eu que vou me ferrar por que vou ser o tal play boy filinho de papai.
        No Brasil é legal ser pobre, o povo fica com peninha, ai tu pode fazer tudo o que pode fazer de errado.
        haha
        Vou morar na rua, ai posso sair matando essa gente com esse pensamento idiota, não serei julgado por que vou ser uma pessoa que não teve oportunidades..
        haha

      • provavelmente meu outro comentario não vai ser aceito… então comento novamente, mas algo menor.

        Eu pago meus impostos para melhorar a minha vida, pra ter a minha rua asfaltada, pra ter a praça em frente da minha casa limpa, pra ter um bom hospital, e não pra sustentar um monte de gente que só quer se aproveitar.
        Eu não tenho dinheiro pra sair dando pra todo mundo, como vou fazer?
        Cade meu retorno?
        Até agora não vi nada… enquanto isso, tem gente ganhando casa e bolsa qualquer coisa de graça.

        • Concordo, esse é um problema que está âmago dessas pessoas, o Estado não tem nada que se meter com isso. A minha rua, aqui no Petrópolis, está toda esburacada e a prefeitura não faz nada. Meu carro vai ficar com graves problemas na suspensão.

          Não tem que dar nada pra essa gente, até porque só andam a cavalo. Não sabem nem o que é gastar combustível.

        • Concordo, esse é um problema que está no âmago dessas pessoas, o Estado não tem nada que se meter com isso. A minha rua, aqui no Petrópolis, está toda esburacada e a prefeitura não faz nada. Meu carro vai ficar com graves problemas na suspensão.

          Não tem que dar nada pra essa gente, até porque só andam a cavalo. Não sabem nem o que é gastar combustível, não sabem o que é uma vida de gerações de contribuintes.

      • se quer resolver problemas de quem necessita, te passo o telefone do mensageiro da caridade. Doa uns moveis la pra eles.

Faça seu comentário aqui: