Pensando na Andradas

Sugestão para a equipe que está estudando o upgrade na Rua da Praia. Contactem os arquitetos, pensem nos detalhes, não façam simplesmente uma troca de piso.  Há trechos na Andradas que estão pavorosos (foto1) e que, com um pouco de imaginação, podem se tornar trechos bem atraentes e interessantes.

Clique para ampliar

Queremos uma pedra pichada atolada no barro no coração da cidade?

(PS: notem o lindo lindo prédio histórico no fundo pixado…tsk tsk tsk)

Olhando por um ângulo diferente: totalmente desinteressante:

O mesmo trecho:

Novamente, usei os postes antigos, mas neste trecho devem ser antigos mesmo para se harmonizarem com os postes da Praça.

“Flores serão logo arrancadas!!” Arbustos floridos, então, como a lantana camara, ou mesmo arbustos como  o pingo de ouro.

Capricho, detalhes, cuidado. Isso pode refletir a alma dos cidadãos. Ou desleixo, descaso e feiúra.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Paisagismo

Tags:, , ,

17 respostas

  1. Tem que botar câmera e a Guarda Municipal. A Andradas é patrimônio. A Alfândega, um monumento. A civilidade, um dever. Quem não se adaptar, que arque com as conseqüências.

    Curtir

  2. Achei interessante, mas detalhe, faltou exatamente alterar na projeção o tipo de pavimento. Por favor, apliquem algum material (novo – vão ver o que se faz nos EUA, Europa ou mesmo Fpólis), que mescle durabilidade com beleza em toda extensão Andradas e já será um grande começol

    Curtir

  3. A avenida principal de Sta Cruz do Sul também é muito bonita e bem cuidada.
    Por sinal, lá os lojistas entendem que quanto mais bonita a cidade (ou a região), melhor para eles, havendo uma participação decisiva da CDL.

    Curtir

  4. Muito boa coluna mesmo,copiei e coloquei no meu facebook ,para que um numero maior de pessoas possam ler e talves presionar um pouco nossos politicos a fazerem coisas com mais qualidade .E assim termos uma cidade melhor para viver.

    Curtir

  5. Cara ,vendo essas fotos agora.Oque tenho a dizer é que concordo e muito com a coluna do David Coimbra de hoje na Zero Hora.Se mais alguem leu me diga se ele não esta completo de razão?

    Curtir

  6. Aquele degrau ali reconstruido ‘a base de um cimento porco jogado em cima de qualquer jeito e’ a cara do desleixo com que os anencefalos da prefeitura trabalham. Coisa de vagabundo cara-de-pau. Fazem isso em todas calcadas tambem.

    Curtir

  7. Ficou legal! Quando foi a última melhoria da Rua da Praia?

    Uma coisa que polui muito é que há pontos onde há 3 postes juntos para iluminação, próximo a telefones públicos e mais uma lixeira, cada um com seu suporte. Não tem como usar somente um poste por vez fixando a lixeira de um lado e o telefone do outro?

    Parece que essa lógica de um mastro por funcionalidade está espalhada pela cidade. Tem esquinas que há um poste para a energia, outro para comunicações, outro para sinaleira, outro para telefone, outro para sinalização de trânsito e mais um suporte para lixeira. Isso é desperdício e ocupa espaço.

    Curtir

  8. Na maioria das vezes eu concordo com tuas ideias, Marcelo. Esses detalhes sao uma das diferencas entre uma cidade civilizada e outra nao. E’ o tipo de bom senso que nao ha’ e nunca houve na prefeitura de POA. Pior e’ que nem precisariam ir longe para ver como se faz, nao precisariam ir pra Paris ou Londres, basta pegar o carro da prefeitura e ir passar a tarde em Gramado.

    Curtir

  9. O Sr. Prefeito, os urbanistas e arquitetos da nossa não tão mui valerosa cidade de Porto Alegre, precisam urgentemente fazer uma mudança radical na nossa rua da praia. Se vocês não tem as idéias renovadoras e brilhantes, busquem pessoas da comunidade, arquitetos, publicitários, artistas e interessados. A nossa “RUA DA PRAIA” MERECE!

    Curtir

  10. Bancos e jardins na linha central da via, por favor.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: