Novas imagens revelam o visual de Porto Alegre em 2014

Jornal Metro – Porto Alegre – página 6 – 11 de junho de 2012



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, COPA 2014, Viadutos e pontes estaiadas

Tags:, ,

64 respostas

  1. Não achei o viaduto da Bento tão feio. Aliás, se escolherem bons materiais de acabamento e conseguirem manter a decência dos vidros e dos equipamentos públicos, vai ficar muito interessante. O único porém seria a degradação decorrente da falta de iluminação e circulação sob ele, mas, ao invés de mudar a obra por um problema, por que não mudar o problema pela obra? Poderia botar cafeterias e lojas, tornar mais convidativo para o pedestre e alguns meses com segurança intensiva só pra “marcar território” e pronto.

    Curtir

  2. Nunca curti ou negativei tanto num post…
    haha

    Curtir

  3. Eu achei totalmente bizarro esse viaduto na bento. Me lembrou o do camelódromo. Eu entendo que seja uma obra necessária e que deva sair do papel, mas que ficou muito feio, ficou. Aliás, na minha opinião todos os viadutos dentro de áreas urbanas são feios e degradam o entorno. O certo naquela região era construir um tunel. Mas sabemos que é mais caro, e a prefeitura e o estado não tem dinheiro.

    Curtir

  4. Acho que o problema é justamente querer fazer tudo com status de obra de arte para dar votos.

    Para que um viaduto estaiado carissimo, se o que precisamos é algo bem mais simples?

    Curtir

  5. Bah, eu achei terrível o design dos 2 viadutos. Aquele “M” gigente ao moldes da velha URSS é bizarro de feio. Tomara que façam algo melhor.

    Curtir

  6. Eu ODEIO jogar balde de água fria na empolgação dos outros, mas, gente, tem eleição pra prefeito neste ano. Era de se esperar algumas promessas mirabolantes a serem executadas em tempo recorde.

    Eu acho que nada disso se concretiza em menos de 10 anos.

    Curtir

  7. Aliás, só eu que não vejo nenhum fundamento em uma parada de ônibus naquele ponto da Padre Cacique?

    Curtir

    • Cara….tem uma galera que pega/desce do ônibus aí, considerando que tem uma “comunidade” que mora no morro à direita. E, fora isso, tem gente que desce ali para subir a lomba ou ir ao IBERE, perfazendo o caminho pela orla. Sempre tem público.

      Curtir

    • Tambem achei totalmente desnecessária. Mas eles provavelmente estão pensando em uma demanda existente… Ou não, em PoA tudo é possível. :/

      Curtir

      • Eu sou usuário de ônibus e passo por este ponto todos os dias no horário de pico, e afirmo que a demanda é pouquíssima. Não se justifica uma “estação” de ônibus daquele tamanho.

        E temos inúmeros exemplos de estações de ônibus gigantes em POA quase sem público. Na própria 3ª perimetral…

        Chega a cansar esses projetos nada pensados.

        Curtir

        • Sei não, eu pensava assim até precisar pegar onibus na 3 perimetral em horario de pico.

          Tem bastante movimento nas paradas… alias, falta onibus por la, ao contrario do que eu imaginava…

          Curtir

        • Ali não tem movimento não, moro perto e as comunidades em volta são pequenas, pouquíssima gente desce ali.

          Curtir

    • Também me perguntei A MESMA COISA quando vi aquela parada. Não tem NADA ali. Ok, até tem alguma coisa, mas não justifica uma parada de BRT, que é pra ser algo mais estilo metrô, com menos paradas.

      Curtir

  8. Segundo eu vi, esse viaduto da Bento e’ obra do Hype Studio, o mesmo do estadio do co-irmao. Achei de bom gosto.

    Curtir

    • Juro que agora que li o texto rsrs.

      Curtir

    • Pessoal, infelizmente o jornal cometeu um equívoco.
      Quem fez as imagens, os renders, foi a Hype Studio Media, que trabalha com arte digital – imagens e animações em 3d. As duas empresas são irmãs, mas tem escopos absolutamente diferentes.
      A Hype Studio Arquitetura , autora do Projeto Gigante para Sempre, desenvolve projetos arquitetônicos.
      Desconheço a autoria do projeto deste viaduto.

      Curtir

  9. O corredor ali na Padre Cacique não seria estilo BRT ? Por que fizeram paradas normais ? O viaduto da Bento ficou bem feio, poderiam ter feito algo melhor.

    Curtir

  10. Melhor do que eu imaginava.
    O viaduto na zona sul parece que vai ser muito lindo, o da bento ficou muuuuito melhor do que eu esperava, em baixo dele vai ser uma parada de onibus ou o que?
    E a rua proxima do aeroporto, na parte da rotula, parece que vai ficar bonito tambem.

    Espero que saia como nas imagens, apenas isso, se for assim, vai ficar perfeito.

    Curtir

  11. Ali onde estará o viaduto da Pinheiro Borda existe uma pseudo obra de arte que parece uma lhama dentro de um c#. O que será feito com aquilo? Se a ponte para o nada já causou celeuma na cRasse artística, será que não teremos outro problema a vista?

    Curtir

    • aliás, no croqui tem um retorno no sentido centro-bairro via beira-rio, que passa por baixo do viaduto, cruza a padre cacique (corredor de ônibus inclusive) e pega o sentido bairro-centro. Como vai funcionar aquilo ali? Logo, logo, teremos MAIS uma sinaleira embaixo de um viaduto – coisa que não faz nenhum sentido.

      Curtir

      • Se você olhar com mais atenção, vai ver que este cruzamento é para dar acesso àquela ruazinha de bairro que tem ali. Obviamente, o movimento dessa rua é bem menor do que o da Padre Cacique, de forma que é trivial construir a temporização das sinaleiras de forma a garantir a sincronia desta.

        Dá uma olhadinha nos viadutos de São Paulo. Esse tipo de cruzamento para as alças é BEM comum, e nunca foi um problema.

        Curtir

        • A rua se chama Taquari e tem pouquíssimo movimento (até pq é tão íngrime que poucos decidem ir por alí). O fluxo maior vai ser de quer for fazer o retorno. moro na zona sul desde sempre, já morei na Taquari, e conheço bem o crescimento do transito na região. Meu problema é com sinaleiras embaixo de viadutos – que foram criados para acabar com a necessidade de sinaleiras.

          Curtir

        • Você realmente não leu o que eu falei sobre sincronização de sinaleiras.

          Curtir

  12. Eu, sem ser pessimista, ri muito do projeto, se só a “reforma” do tunel da conceição levou 2 anos, como, em sã consciência vão deixa pronto pra 2014 como aparece nas imagens? Só se já estão criando as peças no Japão e vão chegar de helicóptero e tudo ser encaixado como tijolinho lego, e assim em uma semana tudo pronto, piadas a parte, tento ser otimista mas não consigo, e olha que moro na frente do estádio do inter.

    Curtir

  13. Desculpe meu pessimismo, mas duvido que saiam próximo do que esta sendo primeiramente divulgado… lembram das primeiras imagens do projeto do camelódromo? Espero estar errado e tomara que saia tudo muito próximo destas primeiras imagens.

    Curtir

  14. A da Pinheiro Borda até que me supreendeu positivamente. Se sair com todo aquele contexto da foto, mostra um projeto legal…

    … agora aquele da Bento conseguiu ficar 10x pior do que eu tinha imaginado. Aquele ponto ali já é um horror em todos os sentidos, imagina com “isso”?

    Reclamam tanto das passagens ali da Protásio e da Nilo, que é inseguro, que ninguém usa, que é feio, que é insalubre, que é elefante branco e a tendência desse da Bento é ficar igual… ou pior.

    Curtir

    • Ah sim, o que a Sra. sugere? Só criticar é muito fácil. Ah, e, lembre-se, estamos num país em desolvolvimento, não podemos, ainda, em se dar ao luxo de fazer tudo com status de obra de arte. O projeto atende ao que foi proposto, que é desafogar duas das maiores faixas com fluxo de trânsito da cidade. De mais a mais, “isso”, ou “aquilo”. Po favor, especifique. E se o da Nilo é feio, inseguro, não é, tão-somente, pela passagem. Não se iluda.

      Curtir

      • Adriano, o problema é a criação de desertos de asfalto e concreto, sem nenhuma vida, sem nenhuma movimentação, com iluminação e ventilação inadequadas. É isso que torna os ambientes dos entornos dos viadutos insalubres.

        (e não, fazer viaduto estaiado não vai resolver absolutamente nada disso)

        Curtir

      • E, para não dizeres que sou pouco construtivo, eu digo que tenho uma solução sim para a Av. Bento vs Perimetral:

        1) Bento Gonçalves na superfície, com uma parada de ônibus/bonde no canteiro central
        2) primeiro nível de subsolo como átrio de acesso das paradas de ônibus
        3) segundo nível de subsolo com o corredor da perimetral e sua parada, com as pistas de carro em volta.

        Espaço pra isso com certeza tem. Talvez poderia ser simplificado passando o corredor da Perimetral para o segundo piso – parecido com o que a prefeitura está propondo, só que “de cabeça pra baixo”.

        Curtir

  15. Achei ótimas, espero que saim exatamente desta forma. E, ao contrário do que muitos alardearam aqui, a elevada da Bento vai ficar bem aceitável, considerando o entorno. Mãos à obra!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: