Porto Alegre prepara estrutura para receber a Copa do Mundo

A Prefeitura de Porto Alegre está mobilizada para cumprir o prazo das obras acordadas com o governo Federal na Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo 2014. Conforme o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Urbano Schmitt, o município trabalha exaustivamente nos projetos e na execução das obras em andamento.

“Estamos preocupados com o legado que essas obras deixarão. Já iniciamos algumas e estamos com várias licitações acontecendo. Os últimos projetos estão sendo analisados para podermos iniciar o processo licitatório”, informou Urbano.

Acompanhe como está o andamento de cada projeto:

Duplicação da Avenida Beira-Rio

• Segunda Ponte sobre o Arroio Dilúvio: em obras e em fase das fundações, alargamento das vias e produção dos pré-moldados que depois serão montados no local.

• Trecho 1 – Ipiranga até a pista de skate: em obras (mais de 80% concluída). Pavimentação pronta. Faltando sinalização e iluminação da via.

• Trecho 2 – Ipiranga até a Rótula das Cuias: inaugurada sábado, 7 de junho, com abertura do trecho para tráfego na via.

• Trecho 3: Velódromo até o viaduto da Pinheiro Borda. Obras em ritmo acelerado. Está em fase de pavimentação.

• Trecho 4: Rótula das Cuias até o Gasômetro. Edital de licitação publicado e recebimento das propostas em 15 de Junho/2012;

• Viaduto estaiado junto ao cruzamento da Pinheiro Borda com avenida Padre Cacique: Edital de licitação publicado e recebimento das propostas em 15 de Junho/2012.

Ampliação da Pista do Aeroporto Salgado Filho

A prefeitura liberou em 2011 o trecho necessário para ampliação da pista.

• Vila Dique: A prefeitura comprou o terreno necessário para alocar as famílias, fez a infraestrutura, já transferiu 742 famílias, 180 casas estão em sendo construídas e 540 em fase de contratação.

• Vila Nazaré: A prefeitura está executando a infraestrutura e as residências estão em fase de chamamento público para construção.

Prolongamento da Avenida Severo Dullius

• Rua Dona Alzira: Já está mais da metade da obra concluída;

• Severo Dullius: empresa vencedora do pregão irá retirar a camada de lixo existente no terreno. A retirada é necessária à pavimentação da via. Contrato assinado em 12/01/2012.

• Projeto de pavimentação da via: em fase final para envio à Caixa, que vai analisar e depois iniciar o processo licitatório.

Implantação de Cinco obras na III Perimetral

• Passagem subterrânea viária da rua Anita Garibaldi: a empresa já foi contratada para executar a obra. A EPTC iniciou os primeiros movimentos da obra. Serão realizadas as alterações de trânsito em vias secundárias para que sejam criadas rotas alternativas.

• Passagem subterrânea da avenida Ceará: em licitação, já foi realizada a abertura dos envelopes de habilitação. Aguardando fase de recurso.

• Passagem subterrânea da avenida Cristóvão Colombo: aberta a licitação e realizada a abertura dos envelopes de habilitação. Aguardando fase de recurso.

• Viaduto da avenida Bento Gonçalves: iniciou a licitação e a abertura dos envelopes será dia 15 de junho.

• Viaduto da Plínio Brasil Milano: projeto será finalizado em junho e depois inicia o processo licitatório.

Avenida Tronco

• Prefeitura adquiriu todas as áreas necessárias à construção das Unidade Habitacionais e está realizando chamamento público para a construção. Instalou o escritório de atendimento às famílias. Trechos 1 e 2: Gaston Mazeron à Rótula do Papa e Terceira Perimetral: será aberta Licitação em 16 de julho, por meio de edital a ser republicado dia 13 deste mês

• Trechos 3 e 4, Icaraí até Gaston Mazeron: contrato assinado e expedida ordem de início da obra.

Sistema de ônibus BRT

• BRT da avenida Protásio Alves: Em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto;

• BRT Bento Gonçalves: Em obras. Substituição do pavimento asfáltico por placa de concreto;

• BRT da avenida João Pessoa: Foi publicado o edital de licitação no dia 28/05 e a documentação poderá ser entregue no 27/06.

Duplicação da Rua Voluntários da Pátria

• Trecho 1: Viaduto da Conceição até a rua Ramiro Barcelos: Licitação concluída, contrato assinado e aguardando início da obra;

• Trecho 2: Rua Ramiro Barcelos até avenida Sertório: Em fase final de Projeto.

Complexo da Rodoviária

• Viaduto da avenida Julio de Castilhos até a avenida Castelo Branco Licitação concluída, aguardando decisão judicial para a assinatura de contrato;

Estação da Rodoviária: Projeto em fase final para ser enviado a CAIXA e posteriormente iniciar o processo licitatório.

Prefeitura de Porto Alegre

11/06/2012 18:26:48



Categorias:COPA 2014

Tags:,

6 respostas

  1. Mas é bem interessante que nós vamos ter um Copa do Mundo em Porto Alegre (r.met. de mais de 4 milhões de habitantes) e nadinha sobre trilhos vai ser construído. A vanguarda de mobilidade urbana em Poa vai ser ruas exclusivas para ônibus à diesel. Moderníssimo!

    Curtir

    • Se não conseguem em 7 anos (período da escolha do Brasil como sede da Copa até o evento) planejar, projetar, licitar e executar um corredor de ônibus ou a modernizar o sistema existente, IMAGINA construir uma linha de transporte sobre trilhos. Para haver tempo suficiente para isso de acordo com a lerdeza e ineficiência da máquina pública brasileira, a Copa teria de ocorrer em 2040 ou mais tarde.

      Curtir

  2. Diante do grande potencial de divulgação e discussão deste excelente site que acompanho diariamente, gostaria de pedir, em nome da população de Viamão, que divulgassem a situação do projeto do shopping de Viamão, que após o ano passado ter sido divulgado a sua construção, segue aguardando posição do Daer que segue travando o projeto…
    Parabens pelo trabalho de vcs, trata-se de um site único sem precedentes em prol dos porto-alegrenses e de todos os gaúchos. Sou um fã!
    Márcio M

    fontes: http://www.mundstockarquitetura.com.br/portfolio/shopping-viamao , http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2012/06/05/projeto-de-shopping-em-viamao-esta-parado-ha-um-ano/?topo=52,1,1,,171,e171 e http://wp.clicrbs.com.br/acertodecontas/2012/06/06/projeto-de-shopping-em-viamao-segue-sem-aprovacao/

    Curtir

    • Pobre dos viamonenses, estão nas mãos da ideologia do atraso dos CCs do governo estadual e também da Prefeitura do Município.

      Curtir

  3. Seria interessante que relatórios desse tipo fossem fornecidos pela prefeitura a cada sessenta dias para termos idéia de como segue o andar da carruagem.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: