Prefeitura assina contrato de início das obras na Severo Dullius

O prefeito José Fortunati assinou nesta terça-feira, 12, com a Empresa BR Sul Serviços Ltda o contrato para substituição do solo na avenida Severo Dullius. Em decorrência da existência de resíduos e umidade, e, por consequência, rachaduras, a recuperação visa à preparação do terreno para construção da nova via, que deverá apresentar boa sustentação para suportar o tráfego de caminhões. O valor da obra é de R$ 3,914 milhões com prazo de conclusão de três meses.

Conforme o contrato, a empresa vencedora no processo licitatório vai elaborar o projeto executivo de engenharia, remoção e substituição de solo e aterro sanitário, compreendendo a preparação de acessos para os equipamentos de escavação, transporte dos materiais removidos e escavação das camadas de solo de aterro. O volume escavado de aproximadamente 116.000m³ deverá ser depositado no próprio aterro do entorno da futura via.

A obra da rua Dona Alzira, que faz parte do prolongamento da avenida Severo Dullius até a avenida Sertório, já está em avançado estágio, com mais da metade concluída.

Prolongamento da Severo Dullius

A avenida Severo Dullius, hoje parcialmente implantada, está projetada no 1º Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental como ligação entre a avenida dos Estados e a avenida Sertório através da rua Dona Alzira. O prolongamento e a qualificação dessa rota atenderão à demanda dos veículos que hoje saem do aeroporto em direção à Zona Norte de Porto Alegre, reduzindo a necessidade de utilização da avenida dos Estados, uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. Essa via, importante opção para o fluxo de veículos que tem como destino a zona Norte da cidade, especialmente veículos de carga, se localiza em uma região da cidade cuja estruturação viária é precária, inexistindo, em praticamente todo o trecho, vias de ligação com a malha arterial da cidade.

Contribuirá, conseqüentemente, a desafogar essas duas vias estruturadoras da cidade, que, atualmente, recebem grande número de veículos, constituindo-se em uma alternativa de transporte e veículos em relação aos viários paralelos formados pela rodovia BR-290 e pela Avenida Sertório. Além disso, permite acesso franco à zona Leste da cidade e conexões com vias estruturadoras da cidade. Além disso, com a extensão da pista de pousos e aterrissagens do Aeroporto Internacional Salgado Filho, como previsto, a atual avenida Dique, que funciona atualmente como precário fechamento de um anel viário em torno do aeroporto, será interrompida, tornando a avenida dos Estados o único acesso ao aeroporto e às avenidas das Indústrias e Severo Dullius (trecho existente), contribuindo para o aumento de trânsito nas avenidas dos Estados, Terceira Perimetral e Sertório.

Assim sendo, a realização do prolongamento da avenida Severo Dullius, obra relacionada na Matriz de Responsabilidade, é indispensável para a conclusão do anel viário em torno do Aeroporto Internacional Salgado Filho e contribuindo com a melhoria do atendimento às futuras instalações do Aeroporto, assinaladas em seu projeto de expansão.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: