Fotos históricas inéditas da construção do Edifício Santa Cruz, o mais alto de Porto Alegre

O nosso leitor, Fernando Nectoux nos envia estas fotos, digitalizadas por ele, do álbum do seu avô, Dalton Nectoux.

São inéditas na internet, mostrando algumas cenas da construção do Edifício Santa Cruz que, com seus 32 andares, ainda é o mais alto da cidade (mas não o mais alto do estado do RS).



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, Prédios

Tags:, ,

24 respostas

  1. Era dos tempos que a cidade e o RS, como um todo, tinham progresso…hoje..bem hoje…

  2. Interessante que a maioria das pessoas admiram Nova York, ou pelo menos dizem tal, por sua arquitetura, pelos arranha céus, enfim pela “atmosfere” , cinza e sombreada, e essas mesmas pessoas pensam tão diferente quando alguem quer fazer algo grandioso em Porto Alegre (mesmo não chegando perto dos prédios de NovaYork)!!

    • Hoje em dia Nova York tem umas 2000 milhas de ciclovias, tem parque muito bacana e transformou um minhocão em passeios públicos.

  3. Porto alegre tinha bem menos de i milhão de hab naquele tempo. Veja, então, a ousadia e o pensamento grande.

    Já hoje… pensar grande, ousar, e a palavra “MUDANÇA” são palavrão neste sítio jurássico.

  4. Um café que eu gosto muito, e que quando sou obrigado a ir pro centro, é o café do mercado, mas não é café da manhã, apenas café preto mesmo, se bem que tem alimentos tambem.

    Que café bem bom… vish…

    Semana que vem devo voltar a trabalhar no centro, quero só ver.. 😀

    Sobre as fotos, incriveis, assustadoras, imagina o que não deu de acidentes? Haha..
    O Sta Cruz devia ser muito bonito quando novo, ta ai um prédio que umas pequenas mudanças dariam uma cara nova pra região, se bem que a região em que ele fica é uma das mais bonitas do centro, mas eu acho ele meio feio, por causa das cores azuis e vermelhas/laranjas que tem nele…

  5. Arquitetos formados na APAE e no Sao Pedro ja’ existiam naquela epoca. Hoje, e’ so’ o que tem.

    • Os arquitetos formados hj em dia aqui no BR sao, em sua maioria, escolhedores de almofadas.

    • Acho que vocês crucificam os arquitetos sem saber a realidade do mercado. Quem VENDE PARA O CLIENTE FINAL esses edifícios não é o ARQUITETO, são as GRANDES CONSTRUTORAS. É só dar uma volta em bairros residenciais “de casas” novas que vocês vão constatar o que estou falando. Normalmente os trabalhos são de ótimo nível.

      • Nao, eu sou suspeito a falar pois sou engenheiro.

        Mas pelo que sei, os arquitetos nao calculam nem uma viga bi-apoiada. Aprendem, mas nao prestam atencao pois isso nao os interessa.

        Diferente dos arquitetos no exterior, que sabem ao menos como lancar uma arquitetura ja pensando na estrutura e sua economia. Essa semana uma arquiteta me perguntou o que era uma treliça.

        • Não estou falando no aspecto estrutural, e sim no visual. Mesmo assim, gostaria de citar que acho que essa rivalidade imbecil entre arquitetos e engenheiros é uma porcaria. Muitos se esquecem: NO INICIO AS DUAS PROFISSÕES ERAM UMA. E sempre um fala mal do outro. Lamentável. Agora quanto ao nivel de conhecimento técnico, acho que não se pode generalizar meu amigo. A grande maioria sabe sim o que é e o que é possível de se realizar.

  6. Pra vocês verem como o Centro já era arquitetonicamente detonado naquela época… Por isso não gosto do saudosismo cego de alguns. Desde que eu nasci o Centro está na sua melhor fase agora. Inclusive há cinco anos atrás eu pisava lá só por extrema necessidade, e hoje vou até pra tomar café da manhã.

  7. Fantasticas fotos! Olha na primeira foto o operario sem seguranca a la rockeffeler center.

Faça seu comentário aqui: