Problemas causados pela reforma do estádio podem fazer com que time atue em outros locais
Porto Alegre – O Inter vinha tentando adiar o fechamento do Estádio Beira-Rio para as reformas necessárias à Copa do Mundo de 2014, mas parece ter chegado no limite. De acordo com o site Terra, a Andrade Gutierrez, que vem tocando as obras na casa colorada, pressiona a direção vermelha para que o estádio seja fechado definitivamente, o que faria com que os trabalhos avançassem mais rapidamente.
A direção colorada, que sempre descartou essa possibilidade, começa a admitir a chance de atuar em outras praças até o final de 2013, quando o novo Beira-Rio deve ficar pronto. “Existe esta possibilidade, a construtora está nos pedindo para que a gente feche o Beira-Rio para que eles possam acelerar as obras. Na semana que vem a direção irá se reunir para avaliar esta situação e definir em qual local nós vamos mandar os jogos se tiver que fechar o Beira-Rio”, disse o presidente Giovanni Luigi.
Com isso, caso confirme mesmo a saída do Beira-Rio, o Inter deve optar por jogar em Gravataí, no Estádio do Cerâmica; em Canoas, no Complexo Esportivo da Ulbra; ou no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.
Chico Luz/Da Redação
JORNAL NH
_________________________
Se o Estádio Beira-Rio fosse fechado para melhor andamento das obras, com certeza ficaria pronto antes do final de 2013 como inicialmente acordado.
Categorias:COPA 2014, Reforma do Estádio Beira-Rio
Relatório de consultoria pode complicar situação do Estádio Beira-Rio.
Nesta quarta, Justiça fará vistoria na sede colorada.
Decisão sobre interdição sai até sexta-feira.
Relatório de consultoria pode complicar situação do Estádio Beira-Rio.Por Omar Freitas.
Beira-Rio está sendo reformado para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.germano@zerohora.com.br
Documentos que complicam a vida do Inter ajudarão a embasar uma vistoria da Justiça na tarde desta quarta-feira no Beira-Rio. Produzido em abril, o relatório de uma consultoria — contratada pelo próprio clube para averiguar as condições do estádio —apontou um nível de risco “crítico” no sistema elétrico.
Após a inspeção no estádio, marcada para as 14h30min, o juiz João Ricardo dos Santos Costa vai avaliar se a casa colorada será interditada para jogos. A decisão deve sair até sexta-feira.
Em um laudo da Consultoria Suarez Saldanha — anexado à ação do Ministério Público que pede a interdição do estádio —, a empresa observa um “grau de risco crítico, com impacto irrecuperável” na estrutura elétrica (confira ao lado). Datado de 23 de abril, o documento de 24 páginas ressalta que “este grau de criticidade é atribuído levando-se em consideração o risco à segurança do usuário”.
A empresa menciona equipamentos sem proteção, condições precárias de manutenção, deficiência de iluminação e instalações elétricas em áreas inadequadas. O mesmo relatório indica um “grau de risco regular” na estrutura de concreto do estádio, com deteriorações, infiltrações de água e processo inicial de corrosão.
— Qualquer decisão judicial é baseada em provas e documentos que instruem o processo. Mas o Inter garante estar cumprindo todas as regras de segurança — pondera o juiz Costa.
Anexado à ação do MP, também está um laudo do 1º Comando Regional de Bombeiros, datado de 26 de abril deste ano. No relatório, está expressa a ausência de alvará contra incêndio, a falta de hidrantes e mangueiras e a inexistência de corrimãos em escadas, entre outros pontos. Segundo o promotor Norberto Avena, que pede a interdição imediata do estádio, os problemas são anteriores à reforma.
— As obras só agravam o risco. Sinceramente, vejo esta situação como tragédia anunciada — afirma Avena.
Alexandre Mussoi
Vice de serviços especializados do Inter
“O clube sempre obteve autorização dos bombeiros e da Brigada a cada jogo. Recebemos algumas recomendações, e estamos trabalhando para realizar as partidas da forma mais segura possível. O Inter acaba de formar sua própria brigada de incêndio. E, para suprir a falta de hidrante, temos contratado um conjunto de extintores de grande capacidade.”
Trechos dos laudos
Classificação, descrição e localização das anomalias
Falhas de manutenção da estrutura do concreto armado. (…) Evidências de infiltrações de água através das juntas de dilatação das rampas externas de acesso à arquibancada superior.
Classificação quanto ao risco
É classificado como grau de risco crítico, com impacto irrecuperável relativamente a diversos componentes do sistema elétrico, com o comprometimento do desempenho e funcionalidade destas partes.
Tem alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros?
Não. O Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio deu entrada no Corpo de Bombeiros, porém será modificado devido a obras no Estádio para a Copa do Mundo 2014.
Fontes: laudos da Consultoria Suarez Saldanha e do 1º Comando Regional de Bombeiros
Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/inter/noticia/2012/06/relatorio-de-consultoria-pode-complicar-situacao-do-estadio-beira-rio-3796223.html
Vejam o que o laudo solicitado pelo próprio S.C. Internacional em abril deste ano contém, as palavras “Sinceramente, vejo esta situação como tragédia anunciada — afirma Avena”, vem de uma pessoa responsável, e só agora vem à publico pela imprensa!
Que tipo de pessoas dirigem este clube?
Não estão à altura da grandeza do mesmo.
Isto mostra a irresponsabilidade, inconsegüência, uma atitude de total descaso para com a integridade física para com a sua própria imensa torcida.
Bah o que o poder faz com as pessoas!
Deixarem no risco milhares de vidas, só por não querer dar ouvidos à razão e praticarem
este ato criminoso que demonstra, eles não estão nem aí para com a própria torcida colorada, ela não vale nada para os os dirigentes de seu clube do coração!
Tirem estes caras, eles não merecem o respeito de vocês e coloquem que respeitem-nos, é para o vosso próprio bem, atitude revoltante, totalmente abominável, sem desculpa que possam dar, está escrito no laudo que solicitaram à empresa perita que eles mesmos contrataram, não acataram o aviso, omitiram durante todo este tempo, por
quê? Vaidade, arrogância e orgulho, e interesse financeiro, se vazasse, com0 obter dinheiro público de graça?
Estes indivíduos, deixo para todos darem seus adjetivos, revoltante é pouco, eu sabia que tinha coisa, mas isto foi além da sanidade, foi interesse finaceiro acima do valor de vidas humanas, em qualquer lugar decente teriam que dar contas à justiça, mas como no Brasil o crime compensa, não dará em nada. Coisa nojenta, e ficam desviando o assunto em reportagens nas obras do estádio do adversário, coisa de crápulas!
Não deram valor à integridade físca e às vidas, deviam ser processados por isto!
CurtirCurtir
Só não vou publicar esta matéria pelo impedimento da ZH. Mas valeu trazer pra nós.
CurtirCurtir
aliás, alugar o estadio da OAS em 2013 me parece uma noticia mais por pressão externa do q uma notícia cogitada pela direção colorada
CurtirCurtir