Economista e Urbanista Enrique Peñalosa estará em Porto Alegre nesta segunda, no Fronteiras do Pensamento

Por: Equipe Fronteiras

Enrique Peñalosa, próximo convidado do Fronteiras POA

Enrique Peñalosa é o conferencista do Fronteiras do Pensamento Porto Alegre do dia 18 de junho. Economista e urbanista colombiano, preside atualmente o Institute for Transportation and Development Policy – ITDP, organização não governamental norte-americana sem fins lucrativos que presta assistência técnica no desenvolvimento de meios de transporte sustentáveis na Ásia, África e Américas. Prefeito de Bogotá entre 1998 e 2001, Enrique Peñalosa já atuou como jornalista e consultor nas áreas de políticas urbanas e de transportes.

Durante seu mandato, foi o responsável por desenvolver cinco megaprojetos: o banco de terras; o distrito dos parques (incluindo a Rede Bogotá de Ciclovias); o distrito de bibliotecas; o Transmilênio (sistema de transporte coletivo) e a construção e manutenção de estradas. Seus métodos pouco ortodoxos transformaram uma das capitais mais perigosas, violentas e corruptas do mundo em uma cidade hoje considerada modelo.

Conheça o convidado:

– Site oficial
– Site ITDP
– Peñalosa no Project for Public Spaces
– Peñalosa no twitter
– 
Enrique Peñalosa no Facebook
– Fronteiras do Pensamento no Facebook

Leia também:

– Peñalosa discute transporte urbano em filme – enquanto o design se especializa, criando profissionais nas mais diversas linhas de produção, as cidades crescem livremente e de forma desordenada. O que acontecerá com o principal produto do modo de vida atual, a urbe? Como evitar os problemas urbanos que já enfrentamos no presente e que tendem a piorar por falta de medidas preventivas?

Fronteiras do Pensamento

________________________

Enrique Peñalosa, também participa de passeio ciclístico em Porto Alegre para estimular uso da bicicleta neste domingo, 17/06, às 10h

Os primeiros 400 inscritos ganharão camiseta exclusiva

Domingo, 17, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), em parceria com a Unimed Porto Alegre, promove o Passeio Ciclístico do Bem-Estar. A saída acontecerá no Parque Farroupilha, a partir das 10h, – no lado oposto ao Monumento Expedicionário (próximo à av. Setembrina).

O objetivo do evento é celebrar o uso da bicicleta como uma atividade física fundamental na promoção da saúde e do bem-estar, além de referência no conceito de mobilidade sustentável. A prática do ciclismo é uma atividade física que aumenta a sensação de bem-estar, além de ser uma opção saudável de mobilidade urbana. Conhecido mundialmente por estimular o uso da bicicleta, o conferencista do Fronteiras do Pensamento, Enrique Peñalosa, será um dos participantes.

O evento tem apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Itati, Vonpar, Bike Sul e PoaBikers. As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 9h, e os primeiros 400 inscritos ganharão uma camiseta exclusiva. Informações: (51) 3289-4873.

VEJA O PERCURSO DO PASSEIO:

Prefeitura de Porto Alegre

_______________________



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Eventos

Tags:, , ,

9 respostas

  1. Vejam o circuito do passeio. Imaginem uma linha circular do Aeromóvel, sem a necessidade dos ônibus irem até o centro. O que acham?

    Curtir

  2. Mais um lobista dos BRTs (ônibus movidos a petróleo), isso sim.

    Curtir

  3. Esse cara é um gênio! Meu ídolo! Quem me dera que ele fosse prefeito de POA, aceitaria até uma ditadura pra isso acontecer.

    Curtir

  4. Fazendo um paralelo sobre o tópico dos partidos políticos, veja o perfil de Peñalosa: Fez graduação e mestrado nos EUA em economia e história e fez doutorado na França. Isso tudo sem perder a humildade, trabalhando até como lavador de pratos em um restaurante.

    É esse tipo de político que precisamos… não são esses sujeitos parentes de outros políticos que recebem CC pela influência de sua família e nunca estudara ou trabalharam para valer.

    Curtir

  5. Fugindo do assunto, e pode ser ignorância minha, mas sempre tive dúvida: o que é aquela Rua B no mapa de Porto Alegre, destacada como se fosse um bairro?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: