Audiência Pública apresenta novo modelo de limpeza urbana em Porto Alegre

DMLU implantará mais 1.200 contêineres em Porto Alegre Foto: Guilherme Santos/PMPA

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) apresenta publicamente nesta terça-feira, 19, a partir das 14h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (SMA), na rua Siqueira Campos nº 1.300, 14º andar, o novo modelo planejado para os serviços de limpeza urbana em Porto Alegre. Será o agrupamento de cinco serviços que vinham sendo feitos até hoje separadamente: coleta de lixo domiciliar, coleta automatizada (nova área de contêineres), coleta seletiva (reforço na área automatizada), coleta de resíduos públicos (focos de lixo) e transporte de resíduos urbanos (da Estação de Transbordo para o Aterro Sanitário).

A Audiência Pública, que será presidida pelo Secretário Municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, terá inicialmente uma detalhada apresentação do Projeto Básico dos novos serviços, a ser feita pelo diretor-geral do DMLU em exercício, Carlos Vicente Gonçalves, e depois será aberta para perguntas à mesa onde estarão também os técnicos do DMLU responsáveis pelo trabalho.

Além do crescimento e da qualificação, um dos destaques nessa licitação conjunta de cinco serviços será o novo módulo de coleta automatizada, com a implantação de mais 1.200 contêineres em Porto Alegre. A nova área de contêineres será contígua à área do primeiro módulo, implantado em julho de 2011, e contemplará mais três novos bairros inteiros (Auxiliadora, Bela Vista e Mont´Serrat), completará a área de três outros bairros que hoje são servidos apenas parcialmente (Praia de Belas, Rio Branco e Moinhos de Vento) e chegará a uma parte de outros três bairros (Petrópolis, Higienópolis e São João) que ainda não têm esse serviço.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Coleta mecanizada de lixo, Meio Ambiente

Tags:, ,

14 respostas

  1. Perguntinha besta: Esse serviço é viável em ruas em aclive? Tipo Lucas de Oliveira?

  2. Eu acho o seguinte: Esses contâiners são legais, mas são excessivamente caros. Porto Alegre ainda sofre com uma coleta de lixo ineficiente em vários bairros, bem como caminhões velhos que deixam um rastro de lixo por onde passam. Acho que primeiro deveriam trabalhar a coleta de lixo em si (incluindo aí a coleta seletiva) e depois pensar em trocar os contâiners.

    • Não entendi a ordem. A simples conversão para o novo modelo não forçaria a troca dos caminhões velhos?

      Concordo que os contêineres são caros, acho que uma solução de metal seria melhor.

  3. Não entendi até agora porque foram disponibilizado containers somente de lixo orgânico em 9% da cidade e parou nisso!! Esse projeto piloto como denominaram não terá container de lixo seco? E restante da cidade como fica? Não existirá algum trabalho da PMPOA buscando cooperativar os catadores de material reciclado, melhorar suas condições de trabalho ou eles ficarão na livre iniciativa individual e de penúria?

  4. Desde que seja estendida a toda cidade, e não só no centrão burguês!
    E não me venham com problema de vandalismo nos bairros que isso é preconceito!

    • Nossa. Acho que é a primeira vez que eu leio alguém se referindo ao Centro como Burguês.

    • Luiz felipe e sua guerra contra moinhos..

      • Não são burgueses: Auxiliadora, Bela Vista e Mont´Serrat, ou Petrópolis, Higienópolis ou quem sabe, Praia de Belas e Moinhos de Vento?
        ó, outro moinho!!!

      • Não é guerra Felipe X, mas só que não é justo que todas as medidas sejam sempre pros mesmo, não achas?
        Veja: recuperação das calçadas? centro
        Conteiners? Centro…
        Rampas para cadeirantes? centro…
        e aí vai…opa não vai, pq NUNCA chega na BONJA!!

        • Sério? Tuquer que cobrem dos moradores da bonja o consero das calçadas? Que eles sejam multados? Agora me surpreendi!

          Mas enfim, não chegou nada disso no meu bairro e não me sinto inferiorizado. É natural começar pelo centro.

  5. A melhor coisa da gestão do Fortunati foi esses conteiners aí.

    • Eita, imagina então o pior…?
      Antes da instalação destes containers eu já vinha falando que se não lavassem todos os dias na hora de recolher o lixo ia ficar podre por dentro… não deu outra!

Faça seu comentário aqui: