T12 vai ligar Belém Novo à FIERGS

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

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24 respostas

  1. A linha T12 é uma ótima ideia ajudaria muito a ZS e tbm a Carris e acho que o Pablo se equivocou sobre seu conhecimento sobre o transporte.A Carris quer a linha T12 não só para atender as necessidades urbanas,mas para que a EPTC possa eliminar linhas ou só reduzir horários.Há muitas linhas que vao da Restinga até o Pinheiro,que seriam facilmente reduzidas através da T12.Temos ainda a linha 273 que também seria facilmente eliminada a partir do principio em que a linha T12 faria a integração com os BRT´s.Notem que pontos de conexão da linha T12 são com os terminais ant.carvalho,Protasio,e Assis brasil,sendo que dois desses tornaram-se pontos de conexão BRT(BRT é a velha baldeação com nome novo).A linha eliminara alimentadoras,e quanto a preocupação se terá ou não passageiros essa não é a preocupação da Carris(nota-se pela linha T10),T12 é sim um bom negocio tanto para a Carris(que ainda pode eliminar ou reduzir as linhas 314,268.1 e as ramificações da 273)o que poderia gerar lucro não só para a T12 mas também outras transversais(T11).

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  2. tomará que esta linha saia do papel, não fique só em promessa…

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  3. Uma coisa é certa.. querendo ou não Belém Novo precisa de mais ônibus, e essa foi uma ótima noticia, pra mim e pra muita gente que precisa pegar dois ônibus para ir para o serviço ! Adorei, percurso aprovadíssimo 🙂

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  4. Isso se resolve com transporte integrado sem pagar a segunda passagem. A idéia é pegar o primeiro que se aproxime do teu destino, mais próximo há mais opções, os Ts ziguezague, por exemplo. Por isso há menos pagantes para a Carris.

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  5. Por que ao invés de ir pela Lomba do Pinheiro, não seguem Edgar Pires – Juca – Eduardo Prado – Cavalhada – Nonoai – Teresópolis – III Perimetral – Plínio – Assis Brasil?

    Se querem aumentar a quantidade de passageiros, muito mais lógico seguir pela III Perimetral… além disso, povoa um pouco mais o corredor que tem só o T11 ao longo do percurso!

    E muito estranho que seja só 18km. Moro na Cavalhada e até o Centro dá 15… no mínimo é o dobro de Belém até a FIERGS!

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    • Eu achei ótimo que se tenha uma linha transversal na Lomba do Pinheiro, Bianca. Ainda mais se ela conseguir passar pela Restinga, e chegar aos principais corredores da cidade (Bento, Protásio e futuro meetrô). Essa era uma linha que faltava. E na Perimetral, já temos o T11.

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  6. Enquanto espero o Auxiliadora (510) dá para contar quantos Triângulo (520) passam… e por aí vai hahha

    Mas olha, fazer uma linha sem estudo de demanda é pra rir da cara dos técnicos… Enfim, mas me parece que essa linha será um T10 (triângulo-agronomia) aumentado – o que não deixa de ser bom, mas poderiam ter aproveitado o T10 já para isso.

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  7. Para quem fica mofando horas no paradão ao lado do mercado, já contaram quantos Auxiliadoras (Linha 51 da Carris) passam enquanto esperamos os demais? Estes dias contei 11 enquanto esperava o R62….

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  8. P…. ,como o cara tem coragem de pedir uma linha e dizer que não tem estudo de demanda ?
    Jesus, me chicoteia !

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  9. Futura 4ª Perimetral?

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  10. Eu refiz a trajetória no Google Maps. Tem um pequeno erro na Assis Brasil que não consegui arrumar, mas não de 18km, deu 37km! Vejam só:

    http://goo.gl/maps/pIMe

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  11. 1. A Carris criar uma linha conectando duas regiões muito distantes e pouco habitadas;
    2. Nas declarações lidas aqui no Blog, o interesse dessa linha é aumentar o número de pagantes;
    3. Há integração do transporte, não precisa pagar a segunda passagem.

    Conclusão: A Carris quer apenas aumentar o número de pagantes, pois a maioria das pessoas passou a pegar as linhas alimentadoras da Conorte, STS e depois as Rápidas, que nenhuma é da Carris.

    Fato: A Carris quer itinerários ‘teia de aranha’ (Grafo Completo) e não com alimentadores e backbones, que é muito melhor.

    É essa teia de aranha que faz com que haja um ônibus de qualquer ponto da cidade até o centro formando aquelas filas de ônibus vazios.

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    • Não sei se vcs pensaram, mas as pessoas que moram nestes bairros afastados provavelmente levam umas 2 hs ou mais pra fazer este trajeto hoje. Deve diminuir muito com essa linha.

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    • Bom, Pablo. Eu moro em Belém Novo e estudo na UFRGS. O meu trajeto usual demora cerca de 3h diárias tanto de ida quanto de volta. Saindo do bairro Belém Novo, temos apenas uma opção de linha, quer seria o 268, com hiatos de até 1h entre cada viação e trajeto de aproximadamente mais 1h, sendo que o final do mesmo é no centro, exigindo uma segunda viagem para destinatários ao Campus do Vale ou a Fiergs (viagem essa que, por passar do tempo limite, tem de ser paga novamente).
      Por mais que essa linha possa não estar sempre lotada, ela está suprindo uma enorme deficiência do transporte público para muitas pessoas como eu que moram longe.

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  12. Não gosto dessas linhas muito longas. O que acontece é que sempre haverá pontos que o ônibus trafegará vazio (aumento do custo) e outros que estará lotado até o talo (causando desconforto). O transporte público já está integrado, não precisamos mais pagar passagem ao mudar de ônibus.

    Precisamos de alimentadores e backbones.

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    • Pablo, a segunda passagem não é paga com o limite máximo de 30 minutos de embarque no primeiro ônibus.

      Com certeza a linha beneficiará quem precisará ir direto do Belém Novo até Fiergs.

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    • A linha T12 é uma ótima ideia ajudaria muito a ZS e tbm a Carris e acho que o Pablo se equivocou sobre seu conhecimento sobre o transporte.A Carris quer a linha T12 não só para atender as necessidades urbanas,mas para que a EPTC possa eliminar linhas ou só reduzir horários.Há muitas linhas que vao da Restinga até o Pinheiro,que seriam facilmente reduzidas através da T12.Temos ainda a linha 273 que também seria facilmente eliminada a partir do principio em que a linha T12 faria a integração com os BRT´s.Notem que pontos de conexão da linha T12 são com os terminais ant.carvalho,Protasio,e Assis brasil,sendo que dois desses tornaram-se pontos de conexão BRT(BRT é a velha baldeação com nome novo).A linha eliminara alimentadoras,e quanto a preocupação se terá ou não passageiros essa não é a preocupação da Carris(nota-se pela linha T10),T12 é sim um bom negocio tanto para a Carris(que ainda pode eliminar ou reduzir as linhas 314,268.1 e as ramificações da 273)o que poderia gerar lucro não só para a T12 mas também outras transversais(T11).

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  13. Que traçado maluco… achei muito bom.

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