Pular para o conteúdo

Estado do RS é referência em tecnologia petroquímica

19/06/2012

Iniciativas desenvolvidas em território gaúcho na área de pesquisa e desenvolvimento da petroquímica ocupam lugar de destaque no cenário nacional

Jefferson Klein

Amorim (e) e Silveira destacam necessidade de mão de obra especializada LUIZ MUNHOZ/DIVULGAÇÃO/JC

O Rio Grande do Sul tem um papel importante dentro do setor petroquímico, com gigantescas empresas que investem bilhões em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Uma prova disso é que o Estado sedia estruturas como o Centro de Tecnologia e Inovação da Braskem, o Centro Petroquímico de Pesquisa e Desenvolvimento/Ulbra (Cepped/Ulbra) e o Centro de Tecnologia em Estirênicos da Innova.

O complexo da Braskem, que tem dez anos de atuação no polo de Triunfo, é considerado um dos mais completos centros de tecnologia de uma companhia petroquímica na América do Sul. Entre outros estudos, ali foram desenvolvidos os principais trabalhos quanto à produção do eteno e polietileno verde da empresa. A resina verde da Braskem é um item valorizado pelo mercado por ser obtido a partir de fonte renovável, o etanol da cana-de-açúcar, e preservar as características de desempenho de um polietileno tradicional, de matéria-prima fóssil, podendo ter utilização imediata nas mais variadas aplicações. Considerando sua cadeia produtiva inteira (com o crescimento da cana), até 2,5 toneladas de CO2 são retiradas da atmosfera para cada tonelada do produto fabricado. A companhia inaugurou, em setembro de 2010, a sua planta comercial em Triunfo, com capacidade para 200 mil toneladas de polietileno verde ao ano.

O centro de tecnologia gaúcho, que trabalha em parceria com outras duas unidades localizadas no estado de São Paulo e em Pittsburgh (EUA), tem elaborado outros produtos com apoio de clientes e universidades. Um desses exemplos foi o polipropileno especial para copos plásticos de requeijão. Ainda em Triunfo, a Braskem promoveu um processo de produção de nanocompósitos, que ocasionou o depósito de uma patente internacional. O complexo realizou o melhoramento de processos de produtos, desenvolvimento de novas aplicações, polímeros mais resistentes, entre outros. Esses esforços são fundamentais dentro do planejamento da empresa que quer ser uma das maiores do mundo na área petroquímica. O diretor de inovação e tecnologia da Braskem, Patrick Teyssonneyre, ressalta que hoje as companhias petroquímicas disputam uma concorrência global. Ele relata que, atualmente, as principais pesquisas são desenvolvidas em países da Europa e nos Estados Unidos. “Acredito que a gente faz um trabalho em pé de igualdade”, diz Teyssonneyre.

O executivo lembra que a Braskem realiza a pesquisa completa dentro do Rio Grande do Sul quando possui todas as competências e conhecimentos técnicos necessários. Caso contrário, busca associações com centros de pesquisas e universidades de outras nações. Ele comenta que, no desenvolvimento dos produtos petroquímicos convencionais (à base fóssil), nas unidades gaúchas da Braskem, os polímeros são o foco. “Fica em Triunfo o maior laboratório de pesquisa e suporte aos clientes de polímeros do Brasil”, ressalta Teyssonneyre. Desde 2002, de acordo com o dirigente, o centro de tecnologia da Braskem no Estado lançou aproximadamente 350 produtos ou aplicações. Hoje, o interesse está voltado para atribuir novas funções aos produtos fabricados.

Atuam no complexo de Triunfo em torno de 180 profissionais. Cerca da metade deles é procedente do Rio Grande do Sul e o restante de outros estados e de países como Chile, México, entre outros. A maioria do pessoal é composta de engenheiros químicos e de materiais. A Braskem já investiu, em ativos no centro de Triunfo, em torno de R$ 350 milhões. No ano passado, a empresa aportou um total de R$ 155 milhões em inovação e tecnologia. “Dos centros da Braskem, o de Triunfo é o mais avançado”, garante Teyssonneyre.

Jornal do Comércio

A matéria continua e é interessantíssima. Clique aqui para ler mais.

About these ads
Ainda sem comentários

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 5.168 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: