Rodovias pedagiadas retornarão à União em 2013

Medida entrará em vigor após encerramento dos contratos

A partir de 2013, as rodovias federais pedagiadas no Estado ficarão sob responsabilidade de manutenção do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). A medida passará a valer a partir do encerramento dos atuais contratos de pedágio no Rio Grande do Sul. O acordo foi realizado nesta terça-feira em Brasília entre o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Beto Albuquerque, o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

O titular da Seinfra ressaltou que a exigência do Executivo é de que as rodovias federais, hoje administradas pela iniciativa privada, não sejam precarizadas após o retorno à administração federal sem a cobrança de pedágios. Ele destacou que a partir desse momento as rodovias federais retornam normalmente ao governo federal. “O ministro já determinou ao Dnit as providências para que tão logo encerrem-se os contratos dos pedágios nessas rodovias já se tenha um programa de manutenção federal, a exemplo do que o Rio Grande do Sul prevê com a implantação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para manutenção das rodovias”, explicou.

A partir do ano que vem, Estado e União reassumem suas responsabilidades na malha viária gaúcha, conforme Albuquerque. “Os contratos têm data para acabar e nós faremos essa desmobilização conjuntamente entre governo Estadual e Federal. O pedágio comunitário que a EGR administrará na parte estadual terá uma tarifa muito menor do que a praticada hoje. Esse é um compromisso do governador Tarso Genro de reduzir tarifas, ampliar o volume de obras e eliminar a praça de Caxias-Farroupilha”, garantiu.

O atual modelo de pedágios, segundo o secretário, só gerou insatisfação com preços altos e não apresentou obras. “No RS, há 14 anos pagamos tarifas de autoestrada para andar em estradas de pista simples”, afirmou.

Correio do Povo



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Pedágios

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17 respostas

  1. Em vez de criticarem cegamente a proposta da EGR, leiam a respeito:
    http://sul21.com.br/jornal/2012/06/as-tarifas-irao-baixar-no-primeiro-dia-diz-tarso-sobre-pedagios/

    É muito cliché e fácil ficar batendo no governo.

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    • As tarifas irão baixar. OK! E os serviços de socorro mecânico e ambulância permanecem? Atualmente os pedágios privados oferecem estes serviços.

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  2. Petista e’ mal intencionado, ate’ que me provem o contrario. Entao, a principio, acredito que o colega acima esteja correto.

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  3. Sem contar na tal de EGR, mais um cabidão para acomodar “cumpanheiros CCs” com salários estratosféricos, daqui a pouco já vai surgir a “Asociação dos funcionários da AGR” para?? pedir aumento de salários, alguma dúvida quanto a isto, os funcionários públicos são muito bem organizados, trouxa somos nós que pagamos esta festa e nem fomos convidados, como dizia o Cazuza “Brasil mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim”…

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  4. Alguém tem alguma dúvida de que estas estradas serão precarizadas?? O dinheiro do pedágio “comunitário” vai para o caixa único, vai pagar salários, mamatas e outras coisinhas mais, e manutenção que é bom nada, lembram do pedágio antigamente na freeway?? além do que pedágio “comunitário” não dá assistência quando o carro quebra e acho que não tem serviço de ambulâncias!! que retrocesso.

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  5. Governo vai assumir pedágios, ok. Aí vão cortar os impostos de rodovias, né? Ah, não? Ué.

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  6. roda roda roda e faz oq o governo anterior queria fazer… pelo jeito o Tarso decidiu fazer um governo só, pq se for concorrer pro segundo vai ficar sem propostas de governo pra copiar

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  7. Comemoro pelo fato de não precisar mais pagar.
    Lamento pelo fato de contar com estratadas sucateadas em no maximo 5 anos.

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  8. Deixa acontecer ué. Assim está caro e sem melhorias.

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  9. haha…
    quero só ver…
    Governo administrando pedagios, a casa caiu…

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  10. Só tem um detalhe, que ninguém lembra, só nos países da América Latina que se cobra pedágio em estrada de pista simples, e não é porque eles são bonzinhos, é porque com volume pequeno os custos fixos tornam-se muito grandes em relação dos custos reais de manutenção das estradas, logo o pedágio serve mais para pagar a administração do que a operação!

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  11. Achei engraçado a seguinte frase:

    “O titular da Seinfra ressaltou que a exigência do Executivo é de que as rodovias federais, hoje administradas pela iniciativa privada, não sejam precarizadas após o retorno à administração federal….”

    Quem é o betinho para exigir qualquer coisa do governo federal!

    Ele poderia dizer que já está negociando com o DNIT a manutenção das estradas, ficava mais elegante e mais de acordo.

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  12. Tarifa do pedágio privado cara, vejamos:
    – Preço: R$ 8,00
    – Sem imposto de 20%: R$6,40 (as rodovias administradas pelo estado não incidem impostos, nas privadas não era para ter também)
    – Com cimento asfáltico a preço de outros países: vou chutar uns R$4,50 (a Petrobrás vende um dos cimentos asfálticos mais caros do mundo, o dobro dos EUA)
    – Sem serviço de guincho: vou chutar novamente R$4,40 (nenhuma federal tem/tinha serviço de guincho)
    – …

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