Prefeito inaugura estande de Porto Alegre na Rio+20

Iniciativas como o Programa Integrado Socioambiental (Pisa), o Orçamento Participativo e as campanhas Eu Curto Eu Cuido e Nossa Porto Alegre estão entre as ações da prefeitura apresentadas na Rio+20. A inauguração do estande da capital gaúcha, com a presença do prefeito José Fortunati, aconteceu na tarde desta terça-feira, 19. O espaço da prefeitura fica no pavilhão das Cidades, dentro do Parque dos Atletas.

No local são apresentadas ações da administração municipal, no contexto dos temas abordados na Rio+20. Conforme enfatizou o prefeito, a presença de Porto Alegre na conferência é uma demonstração de que a cidade deseja mostrar o que faz em desenvolvimento sustentável e buscar outras experiências. “Os três eixos apresentados, com o Programa Integrado Socioambiental, o Orçamento Participativo e a Campanha Eu Curto Eu Cuido, representam os pressupostos básicos da Rio +20, que apontam para a redução dos gases de efeito estufa, preservação de mananciais e a criação de redes, buscando garantir benefícios às pessoas”, afirmou Fortunati.

O exemplo de Porto Alegre com o Socioambiental, que vai garantir que a capacidade de tratamento de esgotos seja ampliada para 77% ainda em 2012, pode ser conferido no estande por meio de vídeos e fotos. Segundo o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, as iniciativas em saneamento reforçam o desejo da Capital em contribuir para o avanço das cidades em sustentabilidade. “As obras vão permitir que as Metas de Desenvolvimento, estabelecidas pela ONU para o ano de 2015, sejam ultrapassadas já neste ano, o que coloca a cidade numa situação privilegiada em comparação às outras capitais”, reforçou Presser.

A programação da Rio+20 continua até domingo, 24 de junho. A repercussão dos assuntos tratados durante os painéis pode ser conferida no site da ONU: www.un.org.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Eventos, Meio Ambiente

Tags:

%d blogueiros gostam disto: