TAM cancela rota Porto Alegre – Buenos Aires direto – PROCON estuda acionar companhia aérea

Órgão afirma que companhia não pode alterar trajeto de clientes que já compraram passagens

Procon estuda acionar TAM por cancelamento de rota para Buenos Aires Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

O Procon de Porto Alegre pode acionar a TAM Linhas Aéreas, que nesta quarta-feira anunciou o cancelamento dos voos diretos da Capital para Buenos Aires, a partir de 2 de julho. O órgão de defesa ao consumidor afirma que os clientes que já compraram passagem não podem ter alteração de trajeto, como escalas em outros terminais ou tempo maior de viagem.

Segundo a diretora executiva do Procon, Flávia do Canto Pereira, em hipótese alguma o cliente pode ser lesado em razão de uma atitude da empresa. “Eles devem ser realocados em um voo que tenha a mesma origem, mesmo tempo de voo e trajeto”, enfatizou.

Procurada pela Rádio Guaíba, a TAM informou que, por enquanto, só vai se manifestar através de nota, já divulgada. Na mensagem, a empresa declarou que o cancelamento dos voos ocorre “devido a uma reestruturação estratégica da malha da companhia”.

Em caso de descumprimento da lei, os clientes devem se dirigir à sede do Procon em Porto Alegre, na rua dos Andradas, 686, no Centro, ou enviar a denúncia pela internet, no endereço www.portoalegre.rs.gov.br/procon.

Alternativas de viagem

Além da TAM, outras três companhias fazem o trajeto entre Porto Alegre e a capital argentina: Aerolineas Argentinas, Gol e Pluna. Em caso de dúvida, os passageiros podem entrar em contato com o agente de viagem emissor da passagem ou com a TAM por meio da Central de Atendimento (4002-5700 – capitais / 0800 570 5700 – outras localidades).

Correio do Povo



Categorias:Aviação

Tags:,

22 respostas

  1. Gilberto, a questão é mais séria do que um simples cancelamento de vôo. Trata-se da necessidade urgente de reestruturar a malha de distribuição dos vôos no Brasil. Este sistema atual está totalmente superado, com uma concentração absurda de vôos em Guarulhos. E aí o que se comenta pela internet e outros meios, é a necessidade de um 3º aeroporto em São Paulo!!! Ora, convenhamos, isto é o absurdo dos absurdos. A saída é desconcentrar e espalhar os vôos por outros hubs regionais. Ao sul o que é do sul, ao norte o que é do norte, ao nordeste o que é do nordeste e assim por diante. Vôos com pouca demanda de uma região para outra, até se justifica que façam escala em S. Paulo ou Rio para agregar passageiros, mas até isto tem que ser bem estudado. Só que isto é uma decisão política e de implantação a médio e longo prazo o que, pelo andar da carruagem, tão cedo não vai ocorrer. O que acontece no Brasil, se formos comparar com os EUA, seria como se lá houvesse um único hub, por exemplo Nova York, e de lá partissem e chegassem todos os vôos para distribuir para todas as outras cidades daquele país, o que eles inteligentemente não fazem. Lá há varios hubs de distribuição dos vôos internacionais.

    Curtir

    • Exatamente. Lá há HUBS por companhia/região de chegada.

      Delta -> Atlanta
      AA -> Miami/DFW
      United -> Houston/Chicago

      Miami -> Hub latino

      Não são todos concentrados na cidade “X”
      E, incrivelmente funciona.

      Curtir

  2. Digo e repito, so’ viaja de TAM quem e’ corajoso e nao tem amor ‘a vida.

    Curtir

  3. Las Vegas ??? e Brasília como fica com a jogatina??? A TAM, já está sentido as mudanças da LATAM, onde quem manda na TAM é os donos LAN. Vamos ter várias mudança nas aéreas. Não tem TAM, vai de outra.

    Curtir

  4. SAUDAÇÕES. Não se esqueçam de que 3 outras empresas fazem a rota entre POA-BUE direto.. GOL, AEROLINEAS e PLUNA.. e sobre aquele vôo POA-VEGAS.. não se esqueçam que não existe nenhuma rota atual de ligação direta entre PANAMÁ e VEGAS.

    Curtir

    • Fazia tempo que não aparecia Jake !
      Mas, que eu saiba, a linha Panamá – Las Vegas está para ser inaugurada. Então, dessa maneira, Porto Alegre ficará ha uma conexão da capital dos jogos.

      Curtir

      • É sempre uma honra participar dessa comunidade Giba. Sobre Vegas…de qualquer maneira vai ser interessante ver o nome LAS VEGAS no mural de partidas e chegadas do Salgado Filho…nesse aeroporto minúsculo o que vier é lucro…

        Curtir

  5. Fui a BsAs nesse mesmo voo na semana passada(terca-feira) e a aeronave estava com menos de 50% de lotacao.

    Curtir

  6. Ridículo, bem típico de uma companhia chinfrim. É por estas e por outras que não uso os serviços desta empresa. Onde já se viu, ir até São Paulo ou Rio e depois voltar para B. Aires passando por cima de Porto Alegre? É o cúmulo do absurdo! O mais racional seria o Vôo sair de qualquer uma destas cidades e fazer uma escala em Porto Alegre para apanhar os passageiros que fossem para a Argentina, mas como estes administradores são bem competentes e racionais fazem uma presepada destas. Acho que até um asno é capaz de ver isto.

    Curtir

    • Carlos, tbm concordo contigo. O problema é demanda!! O problema é de fluxo mesmo. Como SP e Rio tem uma demanda muito, mas mto maior que a de Poa por isso é que os voos de lá são diretos.

      Curtir

      • Marcio, mesmo que seja problema de demanda, nada justifica que esta demanda da Tam aqui de Porto Alegre vá até São Paulo ou Rio para depois voltar! O correto, neste caso, seria ao menos um dos vôos diários destas duas cidades fazer uma escala em Porto Alegre. Da maneira como está só agrava mais ainda a concentração de vôos desnecessários de distribuição partindo do aeroporto de Guarulhos (vide em outro post sobre o tema a minha opinião). Bando de incompetentes!! Aliás, quem não tem competência que nem se estabeleça. Tenho dito!

        Curtir

        • E tem mais, a demanda que parte de São Paulo, por exemplo, não é só de lá, mas também do Paraná e de Santa Catarina, obrigando as pessoas destes lugares a se deslocar até lá para depois decolar rumo a B. Aires. Seria mais racional, já que o vôo é rumo “sul”, estas pessoas virem até P. Alegre e depois seguirem viajem, e não subir rumo norte e depois descer. Mas como neste país nada tem lógica, precisam justificar a concentração e o inchaço de Guarulhos para depois chorarem as pitangas, obrigando a construir um novo aeroporto, gastando mais dinheiro público sem necessidade, para favorecer as negociatas.

          Curtir

    • No minimo, os selvicolas querem transformar RJ ou SP em HUB internacional. E como nao tem capacidade para tal, tentam arrebanhar mais voos para la!!

      Curtir

  7. “devido a uma reestruturação estratégica da malha da companhia” = pouca demanda.
    É o preço de uma cidade entregue à decadência. Quem sabe, agora vamos de bicicleta para Buenos Aires…..

    Curtir

    • Nao, “tam” e’ xinelona mesmo….sabotaram a VARIG prq queriam uma companhia de SP, so’ que sao INCOMPETENTES…..voo para o brasil com qualquer linha MENOS “tam”

      Curtir

  8. E os portoalegrinos acreditando na rota PoA-Las Vegas.

    Curtir

  9. Ir a BsAs de POA com escala em SP ou RJ?

    Só o que faltava né.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: