Estudo da Linha Zona Sul do aeromóvel vai atrasar

Grande novidade !!!!!!

Jornal Metro – Porto Alegre



Categorias:Aeromóvel

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86 respostas

  1. Felipe tu é muito cri cri!!
    São pessoas igual a ti que atrasam obras importantes, por causa de uma arvore que tu trepou quando era criança, tem que evoluir meu querido…
    Tu moras numa metropolis, e que tem muitos problemas de transporte publico, depois fica na parada do onibus reclamando que estão abarrotados de gente e que o governo não dá solução, ou parado no transito com 850 carros juntos pq nao tem transporte coletivo rapido e decente…
    Te liga!!

  2. Prezados,

    Lendo as discussões tenho os seguintes comentários:

    1) Os pilares e vigas são TODOS protegidos com tinta anti-pichação na Linha Aeroporto, solução que seira adotada na Linha Zona Sul. Além de protegê-las, confere um aspecto brilhoso agradável.

    2) A montagem com o Iberê ao fundo feita pela Trensurb apenas serve para posicionar o leitor quanto à localização geográfica da obra (na Zona Sul) e não significa que está sendo pensado no Aeromovel passando necessariamente naquele ponto.

    3) As colunas e vigas do Aeroporto são substancialmente diferentes daquelas da Linha Piloto na Av. Loureiro da Silva. De qualquer maneira, excelente trabalho com os renders! A quem interessar, posso fornecer em AutoCAD o desenho das novas estruturas com suas dimensões exatas.

    4) Não há dúvida que a * eventual * passagem do Aeromovel em frente ao Iberê será tema de criteriosa análise com arquitetos e urbanistas. E qualquer solução arquitetônica ali adotada haverá necessariamente de “dialogar” com a estrutura do museu.

    Diego

  3. Muito mais grave é que o prédio do Iberê é solemente esquecido a noite.
    Em qualquer lugar do mundo uma obra tão importante teria iluminação noturna, afinal é um destaque e atração da cidade.
    Mas estamos na capital com a cidade construida mais MEDÍOCRE, jogada, obsoleta, apagada e simplória do país.

  4. Quanto ao falado “impacto” na fachada do iberê… Fiz a seguinte montagem tosca pra tentar explicar o meu ponto de vista. http://oi50.tinypic.com/35a281y.jpg

    OBS: Coloquei ali escrito, ANTES e DEPOIS para o pessoal entender a “grande diferença.” 😛

    • Se tu realmente previu a altura da estrutura em 5 metros, realmente o impacto é mínimo….

    • Pra quem acabou de dizer “O impacto é mínimo. Esse é o fato”, fazer uma simulação pra ver como fica já é um belo avanço. Tenta fazer essa simulação com o observador na prainha ali na frente do Iberê. Ou a idéia é que a prainha continue o lixão que está hoje e, assim, ninguém reclamar que daquele local o aeromóel tapa o Iberê?

    • Acho que está bem claro que o impacto é pequeno… tem outra, sempre haverá algum impacto! Mesmo o metrô, pois vão falar que é caro (impacto financeiro), que é na beira do Guaíba, lençol freático… Na superfície vai precisar de guard-rail por causa dos pedestres. Sempre haverá alguém de algum que vai ser prejudicada!

      Pode afirmar que o impacto só será pequeno se um arquitetos/urbanistas fizer estudo. Pode-se afirmar Aeromóvel é compacto só se algum especialista garantir…

      Repito… é muito preciosismo, basta pensar no muro da Mauá, pontal, esqueleto, favelas ao longo da orla… Como se diz na administração, o ótimo é inimigo do bom.

        • Esse é um sistema de bonde, tem motorista dentro do trem. O aeromovel não tem motorista, não tem como fazer ao nível do chão. Fora que o tamanho da escavação pra colocar a caixa que vai a vela do carro seria meio grande. Tu já viu como funciona?

      • Mas insisto que não é preciosmo. Existem estas categorias profissionais exatamente para fazer isso. E não pense que cidades bonitas como Paris, Sydney ou até a nova Bogotá não fizeram uso dela. Eu ia mencionar Curitiba, mas é meio proibido aqui 😛

        • Felipe X não entende mal por favor. Eu nunca usaria de prepotência e nem agora farei uso disso. Porem me sinto – como profissional de Design – capaz de analisar a estética inclusive desse projeto, tendo em vista que estudei e estudo arquitetura, e propor soluções adequadas do ponto de vista estético, fazendo uma analise superficial do ponto de vista técnico é claro, mas adequada ao ponto de vista do visual. Apenas por esse motivo é que insisti em tentar mostrar o que acredito: que não é um impacto negativo a implantação do aeromóvel naquela area e em nenhuma outra.

        • Mateus, eu não acho que seja prepotência, eu acho que talvez estejam simplificando demais a coisa. Pelos teus diagramas, estou mais convencido que há possibilidade de ser feito o aeromóvel como vocês dizem. Mas tens que reconhecer que a tua qualificação por melhor que seja não pode ser definitiva, até pelos pontos que tu mesmo levantaste (não conhece exatamente os limites técnicos, etc).

          O meu ponto desde o início é que deve ser feito um estudo sobre isso, coisa que a prefeitura jamais faz: vide as paradas de ônibus horríveis, com direito a remendos, viadutos bisonhos e por aí vai. Na realidade nem devíamos estar discutindo isso aqui, a prefeitura devia fazer isso antes de falar em valores.

        • Mas enfim, foi uma boa discussão e saí acreditando mais que pode ficar legal.

      • Não sei o que preciosismo tem a ver com o muro da mauá, esqueleto e favelas. Acho que relacionaste varias coisas não relacionadas.

    • Srs. não os conheço mas de uma coisa tenho convicção: assim como grande parte de Poa é aterrada em direção à ZSul, a Florida (USA) tb e lá o princípal meio de transporte, principalmente turístico é o Aeromóvel. Pergunto e não fiquem brabos se tiverem uma solução melhor: o Arroio Dilúvio ou Delúbio,rsr, poderia ser canalizado desde a nascente, aterrado e em cima de pilastras passaria o Monorail. Muitas pessoas não vão ao Museo da Puc, Hospital da Puc, Shopping dos Móveis pq não sabem como ir..e no térro estacionamento de ambos os lados, pois é muito largo e quem viesse da ZSul ou Norte estacionaria o carro, pagaria pelo mesmo e teria uma integração até o centro,´pq são gastos milhões com a limpeza daquela imundiçe todos os anos, além dos carros que caem… Conserva-se a Ciclovia (melhorada, é claro) e teremos um espaço ocioso
      em condições de uso. Quanto à ZSul, seria muito grande a quantidade de carros que seriam tirados de circulação se tivéssemos um Aeromóvel e, ou, Catamã, principalmente até o Barra, onde estão sendo construidas mais 3 Torres, duas residenciais e uma comercial.

  5. 40 milhões por KM???Tá certo isso???

  6. Acho o Aeromóvel uma ideia genial, e poderia ajudar muito a resolver vários dos problemas que temos, mas pessoalmente tenho um pouco de receio da poluição visual dos trilhos elevados. Será que o Aeromóvel não seria viável ao nível do solo, como um VLT?

  7. Eu já sabia!

    • É como aqui em Fpolis: no segundo dia de greve, um dos donos das linhas de ônibus, “ousou” falar a seguinte asneira: “Florianópolis não comporta metrô de superfície”!

  8. “O Aeromóvel vai tapar a paisagem do Iberê” – Está aí um preciosismo que não tem sentido…

    1. O próprio Iberê foi construído sem janelas para olhar o Guaíba.
    2. A paisagem para o Iberê ficará belíssima vista do Aeromóvel
    3. O Aeromóvel aumenta a poluição visual, mas diminui consideravelmente a poluição sonora reduzindo os ônibus.
    4. O Aeromóvel aumenta a poluição visual, mas diminui consideravelmente a poluição do ar com a redução dos ônibus. Já notaram que o Iberê já está meio escurinho?
    5. O Aeromóvel aumenta a poluição visual, mas diminui consideravelmente a poluição VISUAL dos ônibus passando na frente.

    É a mesma coisa do guard-rail da ciclovia. Discussões infindáveis, soluções estúpidas e atrasos vergonhosos para algo que nem precisava existir.

    • Não vai deixar de ter ônibus, pois até onde sei o aeromóvel não vai ser hub. Além disso, o que realmente polui em excesso o ar, e preteia prédios como o Iberê são os carros. Mesmo vale para os ruídos.

      Ele pode não ter janelas por que a idéia não é entrar nele para ver a vista, mas do lado de fora o prédio é visto mesmo de longe.

      Ainda bem que o guard-rail da ciclovia foi discutido, ou querias o curral da Ipiranga? Ainda bem que não foi discutido o transurb né? Agora temos aquela trincheira de guerra no centro da cidade.

      • Do fim para o começo,

        1. Simplesmente não precisava de guard-rail!
        2. Acho que o que preteia mesmo é o resíduo de diesel. Acho que álcool e gasolina é o de menos, apesar de haver bem mais carros.
        3. O objetivo é diminuir os ônibus… mesmo onde tem corredor passa ônibus por fora.

      • 1. Pablo, não foi discutida a instalação ou não dos guard rails, mas sim a feiúra da proposta da prefeitura. Ainda bem que dicustiram, senão teríamos o curral lá.
        2. Bem, opinião por opinião, só sei que passa uma quantidade absurda de carros lá, e um bocado de ônibus. Isso é achismo.
        3. Não tem corredores de ônibus nem perto de lá, não entendi teu ponto. Mas enfim, o aeromóvel reduziria a quantidade talvez, mas não os eliminaria.

      • Claro, os onibus queimando diesel com seus motores super silenciosos e quem preteia tudo são os carros.

        É só ver a diferença das avenidas com corredores de onibus para qualquer avenida sem corredor ou com menos movimento de onibus, a diferença na cor dos prédios.

      • É, os prédios da carlos gomes parecem os monolitos do 2001: Uma Odisséia no Espaço.

    • Pablo: A questão não é deixar de fazer o aeromóvel, mas sim buscar uma solução para que o seu impacto visual, sobretudo onde mais importa, seja minimizado. Melhor ver isso agora do que lamentar depois.

      • Sinceramente acho que o design do duto e do aeromóvel passando vai criar uma paisagem mais bonita do que sem ele. Acho que cansaremos de ver o Aeromóvel passando com o Iberê ao fundo em tudo que campanha publicitária.

        Pichar e depredar é um problema crônico que o próprio Iberê está sujeito.

        • Curioso que nas cidades que contam com VLT elevados se discute o que fazer para amenizar a poluição visual advinda da estrutura e das colunas. Por aqui, estamos tão carentes de obras de de impacto, que o pessoal chega ao ponto de achar essa estrutura vai embelezar a paisagem.

          • Imagina se o resto do mundo vai discutir os detalhes por tanto tempo como os portoalegrenses….É por pensamentos como esse que a cidade está como está.
            Um túnel ali encareceria muito o projeto. O aeromóvel foi idealizado para ser em vias elevadas. E, no meu entender, valoriza a região sim. Quem me dera tivéssemos várias linhas do aeromóvel pela cidade hoje !

        • Quanta ingenuidade achar que as obras não saem porque aqui se discute detalhes.

        • Aham, não atrasam por causa de politicagem, falta de planejamento, acompanhamento e investimento, contratos mal feitos, etc. Atrasam por que não queremos outro viaduto da conceição na cidade.

          Antes que falem dos guarda-copos da ciclovia, aquela discussão devia ter acontecido durante o projeto. Devido a incompetência da prefeitura acabou acontecendo durante a execução.

      • Se um arquitetu/urbanista fizer um estudo e disser que concorda contigo tá beleza.

        O Iberê tem policiamento e manutenção. Olha o transurb como está.

    • Depois que tá pronto é fácil ficar de mimimi que nossa cidade tá feia…

  9. @ Gilberto: o problema nao seria o “aeromovel” em si, mas os trilhos elevados na frente do Ibere. Acho que estragaria a paisagem SIM. Deveriam faze-lo passar por um pequeno tunel ou pensar em alguma outra solucao.

  10. E as empresas de ônibus ficam felizes.. ( se é que elas não tem nada a ver com esse atraso)

  11. Será que alguém já reclamou que o monorail de Las Vegas tapa os cassinos?

  12. Interessante que na foto de exemplo já botaram o aeromóvel tapando o prédio do Iberê Camargo, a única coisa realmente característica da orla.

  13. Veja que o atraso foi causado pela falta de estatísticas.

    Entrem no site da prefeitura ou no Porto Alegre em Análise (sic) e vejam os índices de mobilidade. Só tem acidente!!

    Como vai se avaliar a demanda por transporte público? Como que vai se avaliar se Catamarã vale a pena?

    Não tem como administrar com os olhos vendados!! Podem votar em quem quiser, com as melhores intenções do mundo que as decisões não passarão de palpites.

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