Começam as obras da ponte estaiada de Laguna, SC

Investimento é o mais alto da duplicação: R$ 597 milhões

A empresa responsável pela construção da ponte estaiada do Canal Laranjeiras em Laguna, no trecho Sul da BR-101 em Santa Catarina, começou as primeiras movimentações no canteiro de obras. A primeira etapa prevê terraplanagem e em seguida será feita a dragagem do canal para o trabalho das balsas na região.

A ponte estaiada é o investimento individual mais alto da duplicação da BR-101 Sul: R$ 597 milhões. Além disso, dará o fim a um dos três gargalos que ainda restam na fase de duplicação.

Na Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), em Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, onde participou de uma reunião, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes em Santa Catarina (DNIT), João José dos Santos, evitou estabelecer uma data certa para a conclusão da ponte.

– A empresa é uma das maiores do país e houve um compromisso de terminar até 2014. Espero ter a felicidade, estando ou não no DNIT, de ver se alguma empresa consegue cumprir prazo e que esse consórcio consiga. É uma grande obra que vai ser o novo cartão postal de Santa Catarina – disse o superintendente aos participantes.

O pico da obra será em 2013 com 1,5 mil trabalhadores. Na apresentação, João José também falou sobre outras obras viárias importantes para o Estado, como as duplicações das BRs 470 (Navegantes – Indaial) e 280 (São Francisco do Sul – Jaraguá do Sul). Elas estão orçadas em R$ 2,5 bilhões e a abertura das licitações será a partir de setembro, garantiu o superintendente.

(…)

BR-101

Ponte em Laguna – obra iniciada

Extensão 2.815 m

Valor R$ 597 milhões

Fonte: DNIT/SC

Diogo Vargas – Diário Catarinense

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Post de relevância grande, apesar de ser em Santa Catarina. Os gaúchos invadem as praias do vizinho estado no verão e padecem nos mega congestionamentos que ocorrem na BR-101, principalmente em Laguna.



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22 respostas

  1. Não quero remar contra a corrente, mas essa geringonça, vai tirar toda a beleza do lugar (montanha-mar-lagoa)! Mas, dirão: “tira a beleza, mas note o tamanho, o pudeeerr”!

  2. Ja’ da’ pra mandar os tanques gauchos invadir o pais vizinho.

  3. Enquanto isso no RS, a nova ERS da Região Metropolitana vira “polêmica” porque, entre um morro de festejos, dois petistas (Raul Pont e nosso querido governador) estão indo contra e, novamente, a voz de poucos ecoa pela maioria.

  4. Absurdo, investimentos para os carros.
    O certo era ir de bike e fazer essa passagem a nado…
    haha

    Mas realmente, vai ficar lindo..

    • Guilherme.

      Bicicleta, não! Pedalinho,

      • Ocupa muito espaço, em alguns anos vai trancar tudo..
        Mas aceitaria de boa se fosse um pedalinho com todos os passageiros ocupando os lugares, poderiam fazer pedalinhos de transporte em massa tambem, imagina, 50 pessoas pedalando um onibus pedalinho?

    • Deixa de ser infantil. Os ciclistas querem ir pro trabalho de bicicleta, andar 2km, não 500. Já viu alguém criticando a construção de estradas?

      • Ja.
        Falaram que deveriam investir em trens, ou as pessoas deveriam viajar de onibus, e não de carro.

        Foi aqui no blog mesmo, foi por isso que fiz esse comentario, lembrei disso.

        • óbvio que vai ter um ou outro dizendo isso, mas a maioria tem carro e quer passear nele no final de semana.

          Mas, convenhamos, seria bom ter um trem pro litoral norte 😀

  5. Só sei de uma coisa: vai virar um belo cartão postal!

    Esta região já é bonita por natureza e, agora, ficará ainda mais bonita com a ponte estaiada.

  6. Gilberto

    Não é o problema do solo, pois na ponte do Guaíba eu diria que é ainda pior, porque são depósitos aluviares que intercalam areia e argila fazendo que fique uma verdadeira meleca.

    O problema é o tamanho dos pilares e as solicitações que a correnteza faz sobre eles. Se eu tivesse como desenhar aqui fazia um croquis que seria fácil de entender, mas a grosso modo (um enorme de um chute) imagino (estou fazendo uma hipótese sobre a outra, não me venham criticar quando tiverem dados mais exatos), eu acho que um pilar que suporte o mesmo comprimento das das duas pontes, a relação entre os momentos deverá ser da ordem de 1:10 (mínimo) levando que as fundações da ponte aqui sejam muito mais trabalhosas e caras.

    Ainda tem o problema da manutenção do tráfego fluvial durante a construção da ponte. Se as duas obras não estiverem com os preços superfaturado eu diria até que a Ponte do Guaíba está barata em relação a outra.

    Trabalhar na fundação em Laguna vai ser um doce.

  7. Quase o mesmo tamanho da nova Ponte do Guaíba, não é? Só que o preço da nova ponte do Guaíba é 1,16 bi.

    • Pablo

      Não esqueça que a ponte do Guaíba várias diferenças que modificam em muito o preço: Primeiro as fundações, para a ela deve se ter em conta que estamos num rio, com velocidade e com profundidade, a de Laguna é numa laguna (óbvio) e a velocidade da água é muitas vezes mais baixa. Segundo, a profundidade do rio na região da ponte é muito maior, logo os pilares são mais longos, o momento é muito maior e as fundações muito mais profundas. Terceiro, por baixo da travessia do Rio Guaíba deve se prever navegação de grande, logo de novo, pilares muito mais longos, momentos maiores e…..

      Fazer a comparação de custos simplesmente pelo comprimento da ponte é totalmente inadequado, nem o lançamento das vigas será tão fácil.

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