Sete em cada 10 brasileiros cogitam usar bicicleta como meio de transporte diário, diz pesquisa

Mais de 75% dos brasileiros consideram usar a bicicleta como meio de transporte diário

As bicicletas estão cada vez mais populares créditos: Bruno Namorato/SM2 Fotografia/Divulgação

O dado é da pesquisa do CONECTAí, painel online do Ibope, com 4360 pessoas durante a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O estudo, obtido com exclusividade pelo UOL, mostra que as regiões Norte e Nordeste são as que mais têm pessoas dispostas a usar um meio de transporte menos poluente: são mais de 8 em cada 10. E a adesão aumenta conforme cai a faixa de renda, chegando a 84% nas classes D e E.

Os principais motivos indicados para preferir o carro foram “necessidade” (52%) e “agilidade” (29%). Transporte público deficiente só foi apontado por 9,4%.

Cerca de 60% dizem conhecer a Rio+20, e 82% deles afirmam que o tema da Conferência é o desenvolvimento sustentável. Entretanto, só 0,7% aponta o combate à fome como um assunto discutido.

A separação do lixo orgânico foi apontada como parcial por 45,9% dos entrevistados. Outros dados interessantes mostram que praticamente a metade não verifica se produtos comprados possuel selos verdes e que mais de 70% das pessoas doam produtos usados quando são substituídos.

Campanha pelo uso da bicicleta

Na segunda-feira (18), ONU-Habitat, agência das Nações Unidas responsável pelas cidades, lançou uma campanha incentivando as pessoas a trocar o carro por carona ou pelo uso de bicicletas.

No Brasil, a campanha será veiculada na imprensa em geral. “I’m a city changer” tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre assuntos para alcançar melhores cidades.

Segundo dados da ONU, cerca de 3,5 bilhões de pessoas vivem hoje em cidades. Até 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.

Autor: Da Redação | Postado em: 21 de junho de 2012 | Fonte: UOL

MOBILIZE



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:,

20 respostas

  1. Cruzes, isso é COR que se apresente! Mas, parece que o laranja é a cor do PT…

    Curtir

  2. melhor nem mostrar, senão a Prefeitura vai adorar essas bicicletas laranjas!

    Curtir

  3. Se fosse 7 em cada 100 brasileiros cogitando usar bicicleta como meio de transporte DIARIAMENTE, daria para começar a acreditar, mas uma pesquisa que aponta 75% de cogitação perde toda a credibilidade.

    Curtir

    • Concordo (isso que eu defendo o uso da bicicleta). Eles devem ter feito essa pesquisa em um passeio ciclístico.

      Curtir

  4. Bom, aqui no escritório onde trabalho 90% riram quando falei sobre vir trabalhar de bicicleta.
    Eu, se não morasse tão longe não teria problemas em vir.

    Curtir

  5. pessoal da bunda mole não curtiu a pesquisa…
    quando estiveres trancado no transito sozinho no teu carro lembre-se dela, se estiveres acompanhado, tah desculpado…

    Curtir

  6. Piada!

    Curtir

    • Piada é o trânsito de POA as 18hs…

      Curtir

      • Excepcionalmente ontem e hoje estou achando o trânsito da cidade muito tranquilo… Passei na Goethe ontem as 18:30 e fluia normal o trânsito…

        Curtir

        • To trabalhando como motorista, e até então, nenhum problema, no maximo um movimento exagerado.
          Alias, trabalho no centro, quem menos respeita são os pedestres, aqui os motoristas param na faixa (velocidade baixa), mas os pedestres se atiram na frente do carro… haha

          Curtir

  7. Mas duviiiiiiiido… haha

    Curtir

  8. É impressionante como em Portlad, quando 10% dos trajetos começaram a ser feitos com bicicleta já se percebeu redução significativa nos engarrafamentos. Cidades onde esse índice chega a 20% já são muito mais agradáveis!

    Agora há 70% de intenção confirmado em pesquisa… mesmo que a maioria dessas intenções não se concretize, o ganho na qualidade de vida é inegável!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: