Frente parlamentar quer novo Aeroporto 20 de Setembro

Deputados buscam assinaturas para criar comissão em defesa das obras

Débora Ertel/ Da Redação

Porto Alegre – O projeto do Aeroporto Internacional 20 de Setembro conquistou mais um apoio de peso. Por meio de um esforço coletivo dos parlamentares da região, deve ser implantada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em prol do Aeroporto. A iniciativa, que até o final da sexta-feira já tinha recebido o apoio de 22 deputados, poderá ter a aprovação dos 55 integrantes do Legislativo e entrar em ação ainda nessa semana. Pelo menos essa é expectativa dos sete deputados que a população escolheu para representar a região na Assembleia.

A Frente será uma importante ferramenta de articulação política, que poderá agilizar a votação de projetos de lei que estejam relacionados à implantação do Aeroporto. Além disso, essa comissão terá mais força na hora de garantir agendas com autoridades e cobrar do Executivo agilidade na tomada de decisões. Outro ponto de destaque é que a discussão da construção do empreendimento agora será um assunto estadual, que dirá respeito a todos os gaúchos.

Como a Frente não tem prazo para encerrar as atividades, a atuação do Legislativo também será pautada pelos assuntos nominados pela comissão enquanto a obra não estiver em pleno andamento.

Em comum acordo, os parlamentares decidiram que a cada quatro meses a Frente terá um novo coordenador, sendo que a primeira rodada de trabalhos será liderada por Giovani Feltes. O grupo também fará seminários, reuniões e audiências para divulgar a proposta. A ideia de formar a Frente surgiu depois de um encontro realizado na sede do Grupo Sinos no dia 18 de maio. Na oportunidade, os deputados se comprometeram em dar apoio ao projeto.

Diário de Canoas



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro

Tags:,

15 respostas

  1. SIM O RIO GRANDE ESTA PERDENDO NEGOCIOS, O AEROPORTO 20 DE SETEMBRO NAO E UM LUXO SERA SIM MUITO UTIL, NAO SEJAM MENTES PEQUENAS.

    Curtir

    • Util pra quem??? O aeroporto vai ficar la na fruta que caiu. Ou acha que vão construiu um aeromovel ou algo que o valha ligando o aeroporto novo com a capital??? Deus queira que jamais saia do papel e usem essa lavagem de dinheiro pra construir hospital que é muito mais util.

      Curtir

  2. Quebram o monopólio dos aeroportos, e daí a iniciativa privada faz os aeroportos no Brasil. Chega de Infraero e vamos ampliar o Salgado Filho, já

    Curtir

  3. Nova Santa Rita/Portão não tem nada de serra, mas a questão é: a idéia é ótima, etc, etc, porém não dá pra querer ter 2 aeroportos meia boca, se é pra fazer que seja decente; depois, tem que direcionar os recursos, se não dá pros dois, arruma o Salgado Filho, põe o anti-neblina que já era pra estar há muito tempo, agiliza a ampliação…sem deixar de planejar o futuro nem tão distante! Aqui no RS os políticos adoram uma briga, quando um quer outro não quer e assim ficamos atrasados e perdendo campo para outros estados.

    Curtir

  4. Boa noticia trara mais dinheiro ao estado, sera mais uma opcao para quem nao mora em poa. A oposicao nao faz sentido. Demora 20 anos para colocarem o aparelho anti neblina, a pista e’ curta ………. puxadinho…..moradores…….. e 20 outras razoes. Gracas a deus a serra tem gente que nao fica de bracos crzados e querem dezenvolvimento.

    Curtir

    • serra??? Não seria o Vale dos Sinos phil?

      Curtir

      • Bom, a serra esta mais perto desta area do que POA, e a serra representa um PIB muito grande. A isso que me referia!

        Curtir

    • Então que esse aeroporto seja em Caxias ou Gramado… Aliás o aeroporto de Caxias está péssimo!

      Curtir

    • Caro Phil

      A Serra neste caso é muitas vezes mais enrolada que Porto Alegre, eles ficaram discutindo mais de 15 anos onde iam colocar um aeroporto e como Gramado não tem nenhuma condição geográfica o lógico seria em São Chico, o pessoal de Canela topou, quem não gostou e jogou areia foi Gramado. Aí inventaram Vila Oliva, que seria um local meio impróprio, mas estando entre Gramado e Caxias as cidades toparam. Como Vila Oliva fica a quase 30km de Canela, por estradas “carroçáveis” e a 60km de São Francisco, melou tudo de novo.

      E tu vens dizendo que o pessoal da Serra é o máximo, não sabes da missa a metade.

      Curtir

  5. Meu deus do céu, quando gente falando abrobrinha em tão pouco espaço! Uma coisa é uma coisa, nós precisamos melhorar hospitais, colégios, etc e etc? Sim! Mas é mais do que evidente que o Salgado Filho não aguenta mais. Estamos perdendo voos para a Europa e Estados Unidos por não ter um aeroporto que suporte. E não estou só falando de comprimento de pista, estou falando de um complexo aeroportuário decente! 20 de setembro já!

    Curtir

    • A matéria não diz onde possivelmente será esse aeroporto. Esperemos que seja num local distante do centro de Porto Alegre, tipo junto à 290, em Eldorado do Sul, onde existe muito espaço plano, ideal para isso. Não podemos olhar apenas para o umbigo é; necessário pensar grande, apesar da dificuldades existentes. Quantas empresas não se instalam no RS por falta de infra estrutura? Quantos empregos deixam de ser criados por causa disso? Gastar é uma coisa; investir outra pelo seu efeito multiplicador. Parabéns à Assembléia por esta iniciativa. Só que enquanto não tiver verba federal, não vai sair nada e, enquanto isso, tudo parecerá uma encenação midiática.

      Curtir

  6. É a prova que politico não tem o que fazer mesmo. Façam uma comissão pra melhorar o sistema de saúde, construir hospitais, é mais interessante, não acham, senhores politicos?

    Curtir

  7. Enquanto não mostrarem estudos técnicos de demanda, mobilidade, necessidade, viabilidade,… é só politicagem! Ainda mais, chuto que já compraram todas as terras esperando lucrar com desapropriações.

    Curtir

  8. Temos um aeroporto quase no centro de Porto Alegre, com ligações diretas com o metrô, linhas de onibus, rodovias e ruas, tem um bom espaço para ampliar, ai querem fazer essa bagaça la na Uta que Fariu?
    Por favor né, isso aii é gente querendo tirar o deles… $$

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: