Porto Alegre terá Acampamento Farroupilha na Copa 2014

Lei que criou edição extraordinária do evento foi publicada no Diário Oficial Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem

A prefeitura publicou no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) nesta quarta-feira, 27, a lei que institui o Acampamento Farroupilha Extraordinário a ser realizado durante a Copa do Mundo de 2014. Aprovada em maio pela Câmara Municipal, a lei, de autoria do vereador Bernardino Vendruscolo, foi sancionada no intuito de divulgar a cultura e as tradições rio-grandenses. O Acampamento Extraordinário será organizado pela 1ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho, pela Secretaria Municipal da Cultura e pela Secretaria Municipal de Turismo.

A ideia é montar um miniacampamento, com aproximadamente 10% do tamanho normal e apenas durante o período em que Porto Alegre for sede de jogos. O enfoque é todo voltado para que o turista possa conhecer a diversidade cultural do Estado. Há duas possibilidades para a estrutura do Acampamento Extraordinário: separar o Rio Grande do Sul por regiões – litoral, fronteira, serra, etc – e fazer amostragens temáticas orientadas ou selecionar os melhores projetos culturais nas edições de 2012 e 2013 e fazer um mix de atrações. Desde 2006 os acampados têm como pré-requisito desenvolver projetos culturais.

A decisão sobre qual modelo seguir será das autoridades municipais, especialmente representadas pelas secretarias diretamente ligadas à Copa, em conjunto com a Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre. A comissão é que decidirá sobre como aplicar em detalhe as linhas gerais determinadas com as autoridades.

Prefeitura de Porto Alegre – 27/06 – 18:42



Categorias:COPA 2014

Tags:,

25 respostas

  1. Só espero que os tauras não se matem! Sujaria nossa lente!

    Curtir

  2. Gostei ! Será única atração de verdade que existirá nesta cidade.

    Ruas charmosas como a Padre Chagas, ruas boemias como as da Cid Baixa, bons restantes… Tem em inumeras cidades. Shoppings tambem.

    Para quem quiser ver algo diferente ou fazer bons programas e passeios, só há uma opção: fazer um paradão ali no Gasometro, com onibus partindo de 5 em 5 minutos para a serra.

    Curtir

  3. Eu sempre digo que a melhor opção para esse Acampamento Farroupilha é transferi-lo para o Parque da Expointer, pois lá existe espaço e estrutura para um evento desse tipo e a acessibilidade vai melhorar muito com nova estrada do parque.

    Entretanto, para a Copa de 2014, acho que seria uma boa ideia montar o acampamento no parque Harmonia, até para termos algum diferencial para mostrar nesse evento internacional, pois, infelizmente, parece que nada mais estará pronto na cidade até lá.

    Curtir

  4. Quem teve essa ideia??? Então podiam antecipar o Natal Luz também, que tal???? Já não basta ver alguns pais mandar as crianças vestidas de gaúcho em festa de são joão (que nesse caso, fantasiou a criança de gaúcho, pois é festa caipira e não festa farroupilha), agora vão antecipar a festa farroupilha? E se mantiverem a estrutura de sempre, logo no mes de julho, com chuva, vai ficar um autentico Woodstock. Vai ser divertido esse 2014, realmente atípico, enfim….

    Curtir

  5. O Pq.Harmonia tem que virar um grande Centro de Eventos, com uma estrutura permanente no meio das árvores de lá, ia ser fantástico. Ainda é próximo do Guaíba, do Cais etc. Não só uma estrutura com a temática tradicionalista, mas tb pro Carnaval que é uma das festas mais tradicionais do Brasil (e do RS tb, sim!), mas infelizmente preferiram isoolar essa festa na porcaria do Porto Seco.

    Curtir

  6. 2014 ta ai!!
    ……o Cais Maua nao vai estar pronto. A ampliacao do aeroporto e a nova ponte tao pouco. Pontal do Estaleiro no matagal. O “Complexo” Gigante Para Sempre vai continuar somente nos computadores da Hype. O Multipalco so Deus sabe. Duplicacao da Tronco, duvido. Projeto “Orla”, so no papel.

    E’ pessoal…….Vamos ter mesmo e’ que mostrar pros gringos o “mais belo por do sol do mundo” entre os matagais e o barro da orla e apresenta-los a “favela Gauderia” no meio da lama no Harmonia.
    Porto Alegre e’ DEMAISSSSSSS….

    Curtir

  7. Se fizerem, que seja bem feito!
    Isso vai servir como espelho da cultura gaúcha para os turistas. Se gostarem do que virem no acampamento poderão se interessar a conhecer o interior e a serra gaúcha, mas repito, que seja bem feito!

    Curtir

  8. Mas que barbaridade tchê!

    Curtir

  9. Espero que finalmente façam uma estrutura ali, por que apresentar um barrão para os gringos seria complicado..

    E espero que não se aproveitem dos turistas como acontece no Rio….

    Curtir

  10. Melhor noticia para 2014. Tradicoes gauchas essas que sao unicas no Brasil. Estado nenhum chega perto. So’ acho que deveriam fazer um parque tematico permanente ali, e nao so’ durante a Copa

    Curtir

    • Bom, pra começar tradição gaúcha que é única no Brasil é meio óbvio né, até porque não tem como ter tradição gaúcha pra mineiro. Agora, você já esteve no nordeste?..conhece cavalo marinho..maracatu? Eu acho que estes movimentos culturais são simplesmente mil vezes superior ao gauchismo “daqui”.

      Curtir

      • fara’ um favor a nos se mudando pra la’…

        Curtir

      • agora que eu vi… tu e’ nordestino, so’ pode que ia achar aquelas dancas retardadas com mulheres semi-nuas superiores ‘as tradicoes gauchas.

        Curtir

        • grosseirias como essa são o cerne da “tradição gaúcha”.

          Curtir

        • Mais um clássico “gaúcho critica o RS quanto quiser, mas vem um de fora criticar pra tu ver”. E estou dentro dessa. O cara vem viver aqui e cria um álbum no facebook só pra mostrar os lugares mais feios de Porto Alegre. Sinceramente, se é essa a contribuição dele pro estado, poderia voltar pro Nordeste que não ia fazer falta.

          Curtir

      • Pois é, Diegão, vc tecla sem pensar… No Nordeste, as festas populares já existiam, antes da vinda de Dom João, que é recebido (1808) em Salvador, por ‘festejos populares’, portanto… mais de dois séculos! Bueno, aqui nos pampas, nóis táva, arrecem começando! Mas vou te informar: há MTG em BH, Betim, Buritis, Juiz de Fora, Três Corações, Uberada e Uberlândia, dá uma espiada na Página do Gaúcho, visse? Mas, Índio Véio, te um passo um mate… é claro, nóis não CCemo TTudo GGrosso…

        Curtir

  11. “Carnavalização” das tradições gaúchas

    Curtir

    • Que bom! Carnaval é um dos eventos brasileiros mais chamativos internacionalmente e atrai muitos turistas para o Rio de Janeiro!

      Curtir

    • essa exaltação do que há de mais tosco no rio grande é uma coisa que só nos puxa pra baixo. Esse acampamento farroupilha só celebra a tríade do gauchismo redneck: encher a cara, assediar mulher e dar facada em desafeto.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: