Trensurb vai comprar trens e renovar também

Não entendi pra que comprar E renovar a frota. A frota atual está velha e ultrapassada, não caberia modernizar nada, mas comprar trens modernos novos e substitui-la toda. Que vocês acham? E pelo amor de deus, uns com estofamento, aquele plástico duro na b. não dá pra suportar, né?

Jornal Metro 

Na foto acima podemos ter uma noção melhor de como nossos trens urbanos estão defasados. Para terminar, algumas estações importantes como a do Mercado e da Rodoviária poderiam levar um upgrade.



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32 respostas

  1. O autor está errado.
    Um trem tem vida util de decadas. Eu diria que 30 anos sem reforma. Com reforma? Vida util indefinida. Trem não é pra ser confundido com carro ou onibus, é um universo completamente diferente.
    Varios centros urbanos mundo afora usam os mesmos trens desde os anos 60 ou antes, reformados é claro. Eu particulamente até prefiro os trens antigos, sao estilosos. Mas, de novo, reformados.

  2. Parece que os governantes brasileiros não tem a mínima noção da realidade atual.

    O preço do petróleo, independente de crise ou não, nos últimos 5 anos ultrapassou a marca dos US$65% o Barril do Brend e parece que este valor é o piso (hoje – 1/07/2012 – o Brend está em torno de US%97,00).

    Se a economia mundial crescer um pouco, ou mesmo sem crescimento, daqui há dez anos teremos no mínimo US$150,00 o Barril (cálculo otimista) ou até US$200,00 o Barril (cálculo realista), ou seja, não adianta insistir com ônibus ou outros motores a combustão interna, pois o preço do combustível será muito alto (não numa projeção linear, a passagem de ônibus deverá estar em R$10,00 – deflacionada), logo teremos que passar necessariamente para veículos sobre trilhos, o que eles estão fazendo é tornar a nossa vida daqui a 10 anos um inferno.

    Atenção: energia elétrica se tira da hidroeletricidade, do vento, da biomassa, carvão, etc, gasolina e diesel só do petróleo.

    • Só para complementar

      http://goo.gl/UW3m4

      A alta nos preços no final da década de 70 e início da década de 80 foi causada pela guerra Irã-Iraque. A última queda foi causada pela recessão em 2008.

      • Pablo

        Olhe o seguinte artigo Matthew Kuperus Heun e Martinde Wit, na revista “Energy Police” Volume 40, January 2012, Pages 147–158, publicam “Energy return on (energy) invested (EROI), oil prices, and energy transitions”

        http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301421511006975).

        Neste artigo mostra a não linearidade entre a falta de petróleo e o seu custo. É interessante que estes eventos de aumento de preço são explicados.

        • Eu praticamente não conhecia o EROI, apenas tinha uma vaga ideia devido a lei da conservação da energia. Muuuito interessante! Obrigado por compartilhar.

          Veja que estamos no ponto de EROI próximo a 17 (mundo) e é a região mais não linear da cruva fica justamente entre 5 e 15. Isso indica que teremos muitos solavancos no preço petróleo, de fato já se percebe isso.

          Muita gente, primcipalmente com conhecimento superficial da ciência costuma ter muita fé no desenvolvimento científico e tecnológico, mas veja a conclusão do artigo:

          “we noted that the first interaction (I1, which states that drilling technology could overcome depletion effects) is not occurring, using evidence from previous research to show that EROI is declining for both the U.S. and the world at the present time.”

          Agora, a “Europa conservadora” que não abandonou os bondes acaba tendo mais vantagem.

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