Feira recolhe 35 toneladas de lixo eletrônico em Porto Alegre

Porto-alegrenses se desfizeram do material em um sistma de drive-thru JONATHAN HECKLER/JC

A 3ª Feira de Descarte Tecnológico coletou 35 toneladas de lixo eletrônico no sábado, na Capital. Os porto-alegrenses se desfizeram de equipamentos como computadores, câmeras digitais, baterias e celulares em um esquema de drive-thru no estacionamento da Usina do Gasômetro. Os produtos arrecadados serão encaminhados para reciclagem como parte do programa municipal de conscientização ambiental.

Com ações e articulação entre governo municipal, iniciativa privada e entidades sociais, a prefeitura pretende subsidiar a implementação das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Porto Alegre. Sendo assim, a campanha, de slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”, será inserida no Programa Municipal de Gestão de Resíduos Tecnológicos, que visa a conscientizar a população sobre a importância da educação ambiental com responsabilidade social.

O objetivo é tornar Porto Alegre referência e polo regional de gestão de resíduos sólidos, bem como atrair investimentos e a instalação de empresas e usinas pioneiras de reciclagem. A titular do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), Deborah Pilla Villela, alerta para os riscos à saúde causados pelos componentes químicos oriundos do resíduo eletrônico. “Quando a população descarta esse material em local incorreto, esse lixo eletrônico causa uma série de problemas e doenças. O chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões”, explica Deborah.

Segundo ela, a intenção é diminuir a necessidade de nova exploração de recursos naturais que seriam obrigatórios para a produção de mais componentes e equipamentos. A empresa TradeRecycle é a responsável pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes coletados.

As duas primeiras edições da feira arrecadaram mais de 40 toneladas de lixo eletrônico. Desta vez, uma atração inusitada recepcionou os gaúchos. Um robô de dois metros e 30 centímetros de altura, totalmente produzido à base de sucata eletrônica, interagiu com os visitantes em tempo real.

Fora do período da feira, interessados podem descartar seu lixo eletrônico nos postos para coleta desses materiais, em horário comercial, nos seguintes endereços: Capatazia do Gasômetro (avenida João Goulart, 158); seção Norte (travessa Carmen, 111); Procempa (avenida Ipiranga, 1.200), e capatazia da Glória (rua Carvalho de Freitas, 1.012). A partir de 15 de julho, a entrega de materiais também poderá ser feita na loja Leroy Merlin, na avenida Sertório, 6.767.

Jornal do Comércio



Categorias:Reciclagem

Tags:, ,

5 respostas

  1. Cabe informar que o mensageiro da caridade também aceita lixo eletrônico, eles inclusive buscam na tua casa.

    Curtir

  2. É incrível que com toda a modernidade as pessoas que tem o poder ainda não atinaram com a fonte de dinheiro que é a reciclagem….

    Curtir

  3. Adorei a iniciativa! Levei umas duas sacolas de lixo eletrônico que estavam guardadas há séculos em minha casa e eu não sabia o que fazer com elas! Espero que a prefeitura continue com iniciativas assim!

    Curtir

  4. Já pensou quantas toneladas vai para o lixão. Eletrônicos é uma pequena parcela. O Brasil perde 15 bi de R$ no lixo por ano. 35 toneladas é um começo e vamos para os outros tipos de lixo.

    Curtir

  5. Até tenho algumas coisas la em casa, mas tenho problema pra me desfazer de eletronicos, me apego facil..
    haha
    Eu ia doar um notebook velho prum gurizão que tava hospitalizado no hps com esrios problemas, mas não consegui arrumar… =//
    Ta largado la em casa, uma hora eu arrumo e faço algo com ele.
    Ao menos consegui doações e ele ganhou um note funcionando..
    😀

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: