Ciclovia da Restinga é inaugurada pelo prefeito e autoridades

Ciclovia tem 4,6 quilômetros de extensão CRISTINE ROCHOL/PMPA/JC

O bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, recebeu sua ciclovia na manhã desta terça-feira (2). A entrega da obra, que tem 4,6 quilômetros, contou com a presença do prefeito, José Fortunati, do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, e do secretário de Obras e Viação, Adriano Gularte.

A ciclovia tem 3,5 quilômetros na estrada João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e o Distrito Industrial, e 1,1 quilômetros na Nilo Wulff, entre a Avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

O custo da obra, totalmente financiada pela prefeitura, foi de cerca de R$ 1,1 milhão. Fortunati falou da importância da ciclovia ao anunciar a redução de 60% dos acidentes com ciclistas na região no primeiro semestre de 2012.

Lotação Restinga e Belém Novo

No mesmo evento ocorreu o lançamento do edital de licitação das linhas de lotação Restinga e Belém Novo, atendendo à antiga reivindicação das comunidades.

Em relação à licitação das duas linhas de lotação, o prefeito garantiu que até o final deste ano a frota com 34 unidades estará em operação. “É uma reivindicação de mais de 10 anos desta população, foi uma construção bastante discutida porque pensamos na sustentabilidade do sistema”, avaliou Fortunati.

Jornal do Comércio



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:,

20 respostas

  1. Alem de tudo, o cara não entende ironia.

    Não da pra discutir.. haha

    Por sorte, tem gente na area que entendeu o que euu disse…

    Curtir

    • Guilherme

      Sou morador do bairro Restinga e te convido para vir conhecer este bairro e te garanto que tem demanda para esta lotação, pois aqui moram mais de 100 mil pessoas! Além do fato da ocorrência da especulação imobiliária na região em torno da Restinga. Na saída do bairro tem grandes empreendimentos para a classe média alta, com grandes casas e renda percapta alta.

      Talvez o seu comentário seja baseado apenas no que você vê na tv ou nos jornais, mas garanto que há demanda para esta lotação a ser implantada aqui no bairro, além do fato de a futura linha de lotação ter um fluxo grande de passageiros, pois a extensão da linha é bem grande, ou seja, não serão apenas passageiros da Restinga que pegarão esta linha, mas sim passageiros de outras regiões por onde a linha de lotação passa.

      Curtir

  2. O que é isso gente? A especulação imobiliária de Porto Alegre vem crescendo horrores nas extremidadas da cidade. E o extremo sul de Poa carece URGENTEMENTE de melhor infraestrutura e transporte público adequado.

    Curtir

    • Ninguem é contra as lotações na Restinga, eu acho excelente, apenas comentei que acho que não vai ter demanda…
      Mas o pessoal é meio louco aqui, qualquer coisa acha que o cara ja quer matar todo mundo, falando que é preconceito e tudo mais…

      Eu quero que tenha lotação, até por que deve ter gente que vai trabalhar pra la, tenho pessoas na familia que trabalham na vila cruzeiro, num posto de saude, poderia ter o mesmo para pessoas que trabalham na região da Restinga…

      Curtir

  3. Concordo com o Guilherme, em parte, não vamos levar para o lado do preconceito. Claro que eles devem ter estudado a demanda para colocar lotações lá, mas é fato que é uma região de pessoas menos favorecidas financeiramente (em geral), e pessoas menos favorecidas certamente não usarão lotação, usam bicicleta ou ônibus comum…não estou dizendo que não pode colocar lotações lá, mas sinceramente isso não vai resolver o problema dos ônibus lotados como alguém aí comentou (a não ser a uma minoria que irá pagar uma lotação). Se você quer beneficiar a maioria da população do local, vai ter que usar algo que inclua a todos, que seja acessível, como trem, aeromóvel, linhas de ônibus, e ciclovias. Lotação é para uma minoria no caso da Restinga, um público bem específico.

    Curtir

    • O que acho mais estranho dessa linha é que falta lotação pela cidade inteira. Não existem lotações transversais em lugar algum. Acho que algum vereador da região cavou essa linha para a restinga.

      Curtir

      • Se cada vereador cavasse uma solução boa para seus moradores, então teríamos uma cidade muito melhor.
        Não sei se já não existem, mas deveriam existir linhas rápidas de ônibus para diferentes regiões da zona sul.

        Curtir

  4. Se não conhece não palpita: por que estás ofendendo o povo que mora lá!

    Curtir

    • Cara, cala a boca, eu não disse que os moradores da Restinga que vão assaltar.

      As lotações ja são assaltadas em pleno centro de Porto Alegre, imagina o que vai acontecer numa região mais afastada?

      Eu não disse que vão assaltar por não ter dinheiro, eu disse que o valor da passagem de lotação é caro, acho que não vai ter uma demanda…

      Se tu não tem capacidade mental de entender um comentario, não comenta, tu não tem o direito de defecar pelos dedos querendo torrar a paciencia dos outros por não entender direito o que a pessoa escreveu.

      Curtir

      • Chama a mãe moderadô ahahahh
        “”Lotações ja são bastante assaltadas, o povo na restinga não deve ter dinheiro pra pagar o valor de uma lotação”” POR Guilherme
        Até um analfabeto ou um doutor se perguntado, dirá É PRECONCEITO TCHÊ!!!

        Curtir

        • Então chama um analfabeto e um doutor pra comentar o meu comentario, e dar uma analise detalhada sobre os pontos preconceituosos.

          Mas se tu não quer ler isso, entao mudo..

          “Excelente, os moradores da Restinga vão gastar mais de 4 reais do bolso deles com muito prazer, para poder diariamente ir trabalhar, ja que 4 reais é um valor minimo, qualquer pessoa acha 4 reais na rua diariamente pra ir trabalha”

          E claro…

          “Excelente, como a preferencia de asssaltos fica mais na zona leste e area central de Porto Alegre, essa parte mais afastada de Porto Alegre vai se tornar a area mais tranquila para as lotações, ja que ja existe toda uma tradição em assaltos nas outras regiões, não tem o por que de assaltar por la…”

          Lembrando que essa semana prenderam dois ladrões que assaltaram uma lotação, estavam na Restinga, rastrearam um iphone que tava numa bolsa roubada… e como eu sou preconceituoso, racista, homofobico e antisocial, estou julgando todos os moradores da região por causa de dois assaltantes.

          Curtir

        • E como TU ÉS preconceituoso, racista, homofobico e antisocial, estás julgando todos os moradores da região por causa de dois assaltantes!
          De Bolsonaros e TU, Porto Alegre e o mundo estão cheios, nos dois sentidos!

          Curtir

        • Essa mania de ser politicamente correto inibe muitos de pensarem pragmaticamente, mas enfim…

          A lotação que passava no topo do morro do cristal, onde eu morava, hoje passa mais na base pois vivia sendo assaltada lá no topo. Isso é lidar com a realidade, não preconceito.

          Curtir

  5. Não parece ruim mesmo..
    ashuashsuashssahsahu

    Nessa parte da até vontade de trocar de lugar, adnar de carro na ciclovia e deixa as bikes pra pista de carro..
    haha

    E esse negocio de lotação na Tinga, acho que vai dar problema.

    Lotações ja são bastante assaltadas, o povo na restinga não deve ter dinheiro pra pagar o valor de uma lotação… mas sei la, não conheço a região, posso estar bem errado.

    Curtir

    • Com certeza o povo da Restinga tem dinheiro para pagar a tarifa da lotação! Totalmente preconceituoso esse teu comentário. É mais do que justo ter lotação na Restinga e no Belém Novo, já que os ônibus desses bairros estão sempre lotados.

      Curtir

      • Nao achei tao preconceituoso.
        Existe uma coisa chamada tarifa social, ou seja, uma pessoa que pega um onibus de curta distancia ajuda a pagar o de longa.
        O preco de alguem que pega a linha auxiliadora, por exemplo, seria muito mais barato que da restinga.
        No final, os valores de ambas sao somados e divididos entre a populacao.

        Espero que a criacao dessas linhas nao encareça as outras lotações.

        Curtir

        • Tudo é usado como motivação pra encarecer o preço das passagens que os LADRÕES que gerenciam o “transporte público” em Porto Alegre, a mais de 20 anos SEM LICITAÇÃO nos cobram ano a ano no verão!!

          Mas agora, isso não é motivo pra dizer que pessoas vão assaltar ou passar a roubar SIMPLESMENTE POR MORAREM NA RESTINGA…isso é e sempre será preconceito e se tiver algum “homem da lei” acompanhando as discussões poderá conferir e até processar vocês por isso, pq ser pobre ou morar longe não faz as pessoas melhores ou piores que ninguém!!

          Curtir

        • Tem gente que mora no Moinhos de vento e que não pega lotação por achar caro, imagina quem mora na Restinga?

          O preço da lotação é caro sim, pra quem tem carro, vale muito mais a pena ir de carro.. (até por que ja vale mais que onibus tambem..)

          Ou sera que esse povinho metidinho que comentou vai dizer que a restinga é uma região de alta renda, onde as pessoas podem tranquilamente pagar mais de 4 reais por uma passagem de onibus?
          Sendo que as empresas não dão passagens para lotação para ir trabalhar.. (ao menos a maioria delas)…

          Não acho errado ter lotação na região, o que eu falo é que acredito que não vai ter demanda, ja que o preço é caro e pelo que eu saiba, a renda por la não é das mais altas, né?

          Curtir

    • Toda generalização é burra: chauvinista!

      Curtir

  6. Na foto até que nao está ruim, mas vai anda lá pra ver, isso é uma calçada, e ainda conta com postes no meio…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: