Orla continua a ser privatizada – Inter inaugura novo CT à beira do Guaíba

Jogadores passam a treinar em novos gramados no Parque Gigante

Foto: Fabiano do Amaral

O Inter alterou os lugares de treinamento do grupo profissional. A partir desta terça-feira, o grupo passará a trabalhar no Parque Gigante, às margens do Lago Guaíba. A mudança se deu em função das obras do estádio Beira-Rio.

No novo local, há dois campos de grama natural. Apesar de nova, a estrutura ainda não está totalmente completa. A sala de imprensa, por exemplo, ainda necessidade acabamentos na infra-estrutura. A casamata de onde jornalistas e cinegrafistas acompanharão as atividades no gramado ainda será erguida. A previsão é que até a próxima semana esteja tudo concluído.

O novo local de treinos do grupo profissional atraiu a atenção de cerca de 20 torcedores, que se aglomeraram ao lado da pista da avenida Edvaldo Pereira Paiva, a Beira-Rio. Alguns dos motoristas que passaram pela via buzinaram, ora incentivando, ora xingando os jogadores.

Correio do Povo

Título original da matéria no Correio: “Inter inaugura novo CT à beira do Guaíba”

_______________________

Da mesma forma que o Internacional, o Grêmio também usa parte da orla para sua escolinha.

Por que este privilégio da dupla Gre-Nal ?

Enquanto isso, estamos há décadas esperando a revitalização da orla para uso da população.

Escolinha do Grêmio privatiza boa parte da orla, no bairro Cristal



Categorias:ORLA

Tags:, , , , , ,

48 respostas

  1. Uma questão tão séria e complicada é o caso das ILHAS de Porto Alegre, que estão abandonadas ao léu, como se não fizessem parte de nada.
    Estão à mercê tanto da favelização, quanto da elitização. Tudo isso, em área que deveria ser Parque Estadual do Jacuí, área de extremo cuidado com a fauna e flora.
    Basta ver no Google Earth: em na ponta Sul da Ilha do Pavão, existe uma piscina que é maior que a minha casa hahah. Assim, como também na Ilha dos Marinheiros, é possível ver os milhares de casebres que colecionam pilhas de lixo catados.

    Em todos os casos, a omissão do Executivo, Legislativo e Judiciário faz-se presente.

    Curtir

  2. Foi bom citar o caso do Grêmio, também, se não os malas viciados em futebol achariam que você falou isso pois “é gremista”.

    Curtir

  3. Porto alegre podia ser muito mais bonita aos olhos de visitantes, com isso trazendo turistas e, também oferecer melhor qualidade de vida para a população. Mas enquanto a turma do contra, os falsos-eco-moralistas continuarem bloqueando o desenvolvimento da cidade com discursos um tanto questionáveis…. vai ser isso. Quando a população se der conta, vai tudo estar “privatizado”, daí quero ver tirar.

    Curtir

  4. nada ve, a dupla grenal faz um favor pra orla, olha as outras partes da orla como estao, tudo mal cuidado, da até medo passar na orla perto do marinha pela noite, nao tem nada, soh uns caras fazendo sei lah oque, e desses ninguem reclama do privilegio deles…

    Curtir

  5. Por mim, até deixava as areas pros clubes, mas seriam obrigados a criar uma area publica com alguns bancos de frente pro guaiba, algo bonito e com um certo espaço.

    Sobre as mansões e vidas de pescadores, se não são areas invadidas, não tem o que fazer, quem sabe no futuro? (se bem que uma parte da orla com umas mansões é lindo de se ver..)…

    Curtir

    • Claro que a vila de pescadores da Assunção é invasão, mas enfim…

      A crítica em relação as mansões é que elas privatizaram até a praia, assim como as vilas e os clubes.

      Curtir

      • Mas acho que quem comprou uma mansão na beira do Guaiba, queria justamente isso..
        haha

        Eu iria querer.. ashuashusahu

        Mas tem muita orla, é só não deixar que invadam ou construam mais, e reformar o grande espaço que ainda temos.

        Curtir

  6. do site oficial do inter: “No dia 12 de setembro de 1956, o vereador Ephraim Pinheiro Cabral, um homem do futebol, que por várias vezes presidiu o Inter, apresentou na Câmara de Porto Alegre o projeto de doação de uma área que seria aterrada no rio Guaíba.” E o Grêmio tb teve as suas mordomias. Mas qual político vai ir contra a dupla? Nos anos 90 a prefeitura tentou reaver parte da orla que estava sendo usada irregularmente pelo inter. Lembram disso? Se não me engana, essa area acabou sendo finalmente doada para o projeto da reforma atual. Lembrando que a área, por ser aterrada, deveria ser da Marinha, e governos estaduais e municipais não teriam competencia para tal.

    Curtir

    • Políticos que ficam tentando não agradar a todos o tempo todo não servem pra nada. Tem que assumir posição! Encampar a ideia e ir até o final. É ruim pro Grêmio? É! É ruim pro Inter? É!

      Mas é bom para o resto todo da cidade! É bom – por incrível que pareça – para gremistas e colorados!

      O mero fato de os dois clubes estarem em situação praticamente idêntica facilita as coisas para o poder público, porque não fica parecendo que está prejudicando um e afagando o outro.

      Orla pública já!

      Curtir

  7. O título é meio “polemizador” forçado, imagino que a área já era privatizada.

    Mas enfim, concordo que deveria ser tudo desapropriado.

    Curtir

    • Quer trocar o título Felipe ?

      Curtir

    • Falei alguma mentira ?

      Curtir

      • podia ser: Já que a prefeitura nao faz nada na orla tem quem faça.

        Curtir

      • Se aquele trecho já estava demarcado como do inter, como acredito que estava, acho que é mentira. Eles sempre tiveram uma área de “mato” na beira cercada pra eles.

        Se eu estiver enganado, retiro o que disse.

        Curtir

        • Não me refiro ao tempo do acontecimento. Mas que tá privatizado tá. Se foi ontem ou hoje da no mesmo. E eu quis chamar atenção pra isso. Se pelo menos eles tivessem usado a área DELES pra fazer uma praça de uso público, ninguém falaria nada contra. Mas pros jogadores ???
          Mas é que tu gosta de complicar com os meus títulos né Felipe? kkkkkkkk tá lá em cima no cabeçalho do Blog: polêmica ! Através da polêmica chama-se atenção de pessoas que normalmente não se dariam ao trabalho de comentar. Resultado: estou ajudando a chamar atenção aos problemas da cidade. SEM PREJUDICAR NINGUÉM.

          Curtir

        • Vou apagar este teu comentário. Não quero te processar.

          Curtir

        • Mas é que a expressão “continua a ser privatizada” ao menos para mim dá a impressão que uma área que era pública foi privatizada, e entendo que não foi isso. Esse tipo de argumento é que foi usado pelo pessoal que não queria o Pontal do Estaleiro, lembra? Pois é. 😀

          Curtir

        • A situação da área do Estaleiro era diferente, pois foi vendida num leilão público. Além disso, o projeto previsto previa uma rua de acesso, calçadão e praça pública, todos abertos ao público junto a orla.

          Curtir

        • Julião, isso significa que uma parte do estaleiro ia ser desprivatizada então?kk

          Brincadeiras a parte, meu ponto é esse: a área já era privada há décadas e começaram a bradar que ia ser privatizada (eu votei a favor do projeto). Pelo que entendi, a área do inter já era também.

          Curtir

        • Veja se esta informação é procedente:

          SME esclarece: “Campo que o elenco principal do Inter está utilizando na beira do Guaíba, ao lado do Parque Gigante, pertence ao município”
          Postado por Hiltor Mombach em 4 de julho de 2012 – Esportes
          Do site do Inter / 23/05/2012
          Após passar por reformas, o Parque Gigante inaugurou novas atrações neste primeiro semestre de 2012. O local, que faz parte do Complexo Beira-Rio, consiste em 13 hectares de área verde privilegiada localizada junto à orla do Rio Guaíba.
          Uma grande novidade é a construção de um centro de treinamento com dois campos e uma academia. As novas estruturas abrigarão time principal do Internacional neste primeiro momento de remodelação do Estádio Beira-Rio e ficarão de legado a todos os associados.
          Email enviado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer.

          A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) esclarece
          à crônica esportiva porto-alegrense que o campo que o elenco principal
          do Inter está utilizando na beira do Guaíba, ao lado do Parque Gigante,
          pertence ao município.
          O secretário José Edgar Meurer explica que “o campo pertence à SME e
          foi cedido ao Inter graças ao convênio com o clube”. Esse convênio, de
          acordo com Meurer, é em troca de vagas de crianças e adolescentes do
          Social Esporte Clube, um dos programas de inclusão social da Secretaria,
          na Escola Rubra.

          Curtir

  8. Esses campos na frente do Barra Shopping me deixam loucos! Passei por eles domingo passado puto da cara de não haver uma orla pública em uma região tão estratégica. Um sujeito da Zona Norte, como eu, poderia até pegar o T4 para ir ao Barra, quem sabe pegar um cinema e depois passar o entardecer em um belo espaço logo em frente. Mas NÃO!

    Curtir

    • E o detalhe: o barrashopping fez aquela “praça” na frente dele, COM UMA MURETA NOS SEPARANDO DO RIO!

      Curtir

    • Parece que o Grêmio trocou com a Prefeitura essa área em frente ao Barra, por outro terreno perto da Arena, onde erguerá o CT dos profissionais do clube, e as categorias de base do Grêmio se mudarão para o CT de Eldorado.

      Curtir

  9. Vai ver essa área foi até invadida… é por isso que choque de legalidade ainda não aconteceu no Brasil.

    Curtir

  10. Não dá para entender esses privilégios para futebol e mansões, já o real uso público…

    Curtir

    • Futebol, mansões e “vilas históricas de pescadores”, como alguns aqui do forum defendem hehe.

      Curtir

    • Tchê, a proposta é boa, mas e no resto da orla, o que o município está fazendo? Se estivesse realmente cuidando, valia a crítica, mas não!

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: