Artistas propõem criar o Museu das Águas

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quinta-feira (5/7), quando a artista plástica Zoravia Bettiol explicou a proposta de criação do Museu das Águas de Porto Alegre (Musa). “Trata-se de um projeto maravilhoso pelo qual estão engajadas 14 entidades”, afirmou Zoravia. Conforme ela, o projeto integra o plano de governo de Tarso Genro e já tem a promessa do prefeito José Fortunati de que o município cederá uma área junto à orla do Guaíba para abrigar o prédio do museu.

A iniciativa de fundar o museu surgiu há oito anos, durante o II Fórum Internacional das Águas, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), e foi retomada em 2009 com a criação de um grupo de trabalho sob a coordenação de Zoravia, a partir de proposta do engenheiro Luiz Antonio Grassi.

Eixos

Na apresentação que fez aos vereadores sobre o projeto, Zoravia explicou que o Musa deve ser construído às margens do lago Guaíba, e suas atividades se desenvolverão em torno de três eixos: histórico (como museu de memória das atividades que giram em torno da água), educativo (como instrumento de conscientização sobre a gestão dos recursos hídricos) e artístico (como espaço de criação e exposição de manifestações artísticas tendo a água como tema, material ou suporte). No dia 22 de março deste ano, data em que se comemorou O Dia Mundial da Água, foi assinado o Protocolo de Cooperação para o Desenvolvimento de Ações Conjuntas Visando à Implementação do Musa.

Integram a Comissão Pró-Museu das Águas as seguintes instituições: Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Governo do Estado, Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan), secretarias estaduais da Cultura, do Meio Ambiente, de Obras, de Irrigação e Desenvolvimento Urbano e de Habitação e Saneamento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e Lions Club (Distrito LD-3).

Câmara Municipal



Categorias:Outros assuntos

Tags:

8 respostas

  1. Esse museu nunca vai sair do papel, os apoiadores na sua maioria são todos virtuais,(órgãos públicos) nunca tem dinheiro para nada, nem para essencial, quanto menos para estas firulas, fala sério.

    Curtir

  2. O IAB não vai revindicar um concurso para o projeto do prédio do museu???

    Curtir

  3. Toda vez que escuto o nome dessa Zoravia BESTIOL me da vontade de vomitar.

    Curtir

  4. Pessoal,
    Pode até ter pessoas destas juntos. Mas a proposta é bem mais ampla. Não me pareceu na fala de ontem qualquer sectarismo conhecido.
    Acho que a idéia ainda é um pouco romântica e messiânica, mas a gente poderia tentar ajudar e viabilizar algo bem concreto, sem sectarismos.
    Adeli Sell
    Vereador

    Curtir

  5. Olha, eu odeio os ecoxiitas e gostaria que o Ricardo Neis desse um jeito neles, mas tambem não posso reclamar quando aparece uma idéia que pode ser interessante por parte deles…
    Mas ainda não sei bem o que eles querem dizer com isso, acho que um museu desses por parte deles, pode ferrar o futuro da orla, prefiro que uma entidade seria crie outra idéia com o mesmo tema, e com uma mentalidade inteligente, ai sim.

    Curtir

  6. Bah, não conseguem nem fazer uma calçadinha na Assunção… discordo da tua opinião, VOP, mas não te preocupa que não vai sair kkk.

    Curtir

  7. Tá, ideia boa etc mas eu estou torcendo pra que dê tudo errado pra esse museu só por ele ter sido uma das premissas/ideias dos nossos “queridos” ecoxiitas na luta contra Porto Alegre/Pontal.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: