Inicia-se colocação de adesivos nas paradas de ônibus

EPTC escolheu 30 abrigos na Cristóvão e Benjamin. Foto: Lucas Satler Barroso/Divulgação PMPA

Nesta quinta-feira, 5, será iniciada a colocação dos adesivos “Que Ônibus Passa Aqui?” com identificação das linhas nas paradas da Capital. Para marcar as ações, será adesivada uma parada (a definir) na avenida Cristóvão Colombo, às 14h, com a presença do diretor-presidente em exercício da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, e o grupo de publicitários Shoot The Shit, criador da iniciativa.

Os materiais serão afixados no suporte de 30 abrigos, indicando o número e nome da linha que atende ao local. Os pontos escolhidos pela EPTC estão ao longo das avenidas Cristovão Colombo e Benjamin Constant. Essa ação faz parte do Plano de Informação ao Usuário do Transporte Público de Porto Alegre, com layout das peças realizado pelo Shoot The Shit. Prefeitura e EPTC aceitaram e apoiaram a iniciativa do grupo, ficando responsáveis pelo financiamento e implantação do projeto.

“Convidamos os criadores para trabalhar conjuntamente, em prol da cidade. Oficializamos uma ação criativa que teve repercussão positiva com os usuários. Tivemos apenas que adequar a ideia às normas e regras de transporte, garantindo que todo e qualquer dado informado seja fiel à realidade. O objetivo é qualificar a informação para quem utiliza ônibus”, afirmou Carlos Pires.

Informação de Transporte – Além dessa iniciativa, quem utiliza transporte público em Porto Alegre pode contar com o fone 156, Fala Poa, e 118, da EPTC, para se informar sobre itinerários e tabela horária dos ônibus, 24 horas, todos os dias. Ano passado, os dois fones receberam 3,4 milhões de ligações, sendo a principal demanda consultas de transporte. Para mais informações, também existem os sites da EPTC e o PoaTransporte: ambos podem ser acessados também por celular e tablets que com acesso a internet. Neles podem ser consultados os itinerários e tabelas horárias dos ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi da Capital.

Guias e Mapas – Além dessas alternativas, anualmente a EPTC publica o Mapa de Ônibus e os Guias de Ônibus e Lotação da Capital que são distribuídos gratuitamente. A edição 2012 estará disponível aos cidadãos no final do mês de julho em pontos estratégicos da Capital.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, ,

16 respostas

  1. Eu me admiro deste mapa ser focado somente na versão impressa.
    Existe uma versão online no site da EPTC, mas se não estou enganado é diferente da versão impressa na maneira como é apresentado.

    http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/eptc/usu_doc/mapa_linhas.pdf

    Em tempo, excelente iniciativa em organizar as paradas com informações.
    Espero que se mantenham atualizadas e que a população cuide para que o vandalismo não estrague as informações.

  2. Muito bom os adesivos.

    Mas que lamentável que querem nos passar um “guia 4rodas” dos ônibus e o site oficial ainda é ruim que dói.

  3. Muito legal. Moro na região e juro: se eu flagrar alguem depredrando vou baixar a porrada. Infelizmente nesse caso, ignorância se trata com ignorância.

  4. Sinceramente, adesivo? Nao tem oura soluçao mais permanente, os adesivos em seguida vao estar descolados, desbotados, pixados, ou seja, muito alerde pra pouco resultado, que utilizem paineis eletronicos ou paineis protegendo os materiais de divulgaçao. Adesivos mais me parece uma soluçao provisoria, um enjambre barato, mais um puxadinho, natural deste governo, do que uma soluçao definitiva.

    • O mundo todo usa adesivos e funciona.

      • Se nos EUA fizerem de ouro, ninguem vai mexer, depredar.
        Aqui, se bem conheco o povo, em breve ja vai aparecer escritas de caneta e afins, por estudantes, do tipo “joao e maria se amam”

    • Concordo com o Lucas. Em Buenos Aires, por exemplo, todas as paradas trazem um adesivo com o número do ônibus que passa ali. Lá isso é importantíssimo, pois cada ônibus para em uma parada separada. Passei 3 anos lá e nunca vi necessidade de substituição dos adesivos, que permanecem intactos…

    • Capellari queria esse sistema aí de canos para iniciar o funcionamento daqui a 2 anos! Bem baratinho!

      Sinceramente, acho ruim, pois nos bairros mais afastados não haverá monitor nenhum e há regiões onde não durariam 24 horas.

    • Ah, isso é em Canoas City: é muita areia pro nosso caminhaozinho, Luciano!

      • É uma iniciativa legal, mas completamente diferente da que será adotada em POA. Mas o que ocorrerá aqui será mais barato e mais eficiente no quesito informação à população, já que todas as paradas irão mostrar a informação (em Canoas, são apenas 5 pontos na cidade…).

  5. Ainda quero ver o dia em que poderei ver isso no meu celular. Que legal seria um aplicativo que informasse aonde está o ônibus que eu quero pegar e se o mesmo está vindo lotado.

  6. Canoas com um sistema todo informatizado e a capital com adesivinhos? Estão tapando o sol com a peneira.

  7. Uma coisa que não tem aqui e que devia ter é NOME pras paradas de ônibus. Isso torna cada uma delas mais importante e também torna a identificação pelo público mais fácil. Em muitas cidades se pode ver pelo site quanto tempo falta pra um ônibus da linha X chegar na parada Y.
    Exemplo prático: http://www.nextbus.com/predictor/stopSelector.jsp?a=sf-muni

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 6.170 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: