Bases aéreas poderão ser usadas na Copa 2014

Utilização de pistas militares para pouso e decolagem de aviões civis será discutida pelo governo

Base Aérea de Canoas – Foto: Rafael Lopes. Blog Palegreaovivo

Da Agência Câmara – Brasília

A Comissão de Viação e Transportes vai realizar audiência pública para discutir o possível uso das bases aéreas na Copa do Mundo de 2014. Devido aos atrasos nas obras de infraestrutura dos aeroportos, alguns gestores defendem a utilização de pistas militares para o pouso e a decolagem de aviões civis, a fim de garantir que os torcedores transitem pelas cidades-sede.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Jose Stédile (PSB-RS).

A reunião contará com a participação do presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Pacheco dos Guaranys, do presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, e do comandante da Aeronáutica, Juniti Saito.

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Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014

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6 respostas

  1. As Bases Aéreas deveriam deixar de peso mortos e tranformar em aeroportos comerciais. sendo assim a Base Aéreas de Canoas podemos usar. Inútil ao Brasil uma pista de 2.000 metros parada gerando custo ao pobre país.

  2. Ideia extremamente racional, pois reaproveita infraestrutura já existente porém dormente.

    No entanto, para o cenário da Copa, isso só será uma boa ideia ser fosse restrito a casos especiais, como voos fretados por grupos turísticos ou seleções, uma vez que nestes casos os passageiros chegam e saem do aeroporto juntos, e não sendo necessário se preocupar com os procedimentos tradicionais de aeroporto. Digo isto porque as bases militares (que conheço) não possuem estrutura adequada para receber vários voos civis por dia: as salas de embarque são pequenas, não há balcões de check-in, não há esteira de bagagens. Se permitíssemos estes usos para voos convencionais, o resultado é que passageiros teriam experiências miseráveis, e isso seria usado como argumento depois contra a ideia de uso misto de bases militares para fins civis.

    É exatamente por isso que no caso específico de Canoas, sempre propus aqui a construção de um terminal de verdade ao sul da base (parte de baixo da foto), justamente para não incorrer neste problema.

    • Há várias pistas compartilhadas para uso civil e militar no país. Na verdade, Canoas é uma exceção. Também acho absurdo que esta pista esteja ociosa. Concordo inteiramente com a construção de um terminal de passageiros, que teria um custo muito menor que a ampliação da pista do Salgado Filho, por exemplo. Quem não deve estar apoiando esta ideia simples são os que lucram de alguma forma com grandes obras do governo.

    • NÃO ESQUECENDO QUE SE NÃO FÔR GRUPO DE TURISMO, PORTANTO UM ÔNIBUS COM NO MÁXIMO 50 PAXS, DE UM EM UM, IMAGINEM O CONGESTIONAMENTO MAIOR AINDA DA BR 116 O DESLOCAMENTO PARA POA!

  3. Até onde sei já tinha sido decidido que seriam usadas.

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