Londres inaugura maior edifício da Europa

The Shard

Doze anos depois do lançamento do projeto, o The Shard foi inaugurado com pompa e circunstância na quinta-feira, em Londres.

Trata-se do mais alto edifício da Europa, mas estes 310 metros de altura não têm só admiradores.

O momento escolhido não poderia ter sido melhor. O novo ícone da cidade está pronto a tempo dos Jogos Olímpicos, que arrancam no final deste mês e esperam receber dois milhões de visitantes.

Com a sua silhueta esguia, no topo os 87 andares do edifício há uma vista panorâmica de 360 graus sobre a capital britânica. Este poderá tornar-se uma das atrações turísticas de Londres, “tal como o Empire State Building em Nova Iorque”, diz Irvine Sellar, presidente da Sellar Property, o responsável pelo projeto.

Assinado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, o Shard está localizado do lado sul do Tamisa, cujas margens foram submetidas a projetos de renovação em todas as direções.

The Shard – Foto: moley75 – Flickr

Esta é uma “pequena cidade vertical” de 12 mil pessoas, afirma o arquiteto. Além de um hotel de cinco estrelas, o edifício terá restaurantes de luxo e 600 mil metros quadrados de escritórios e lojas.

Quem desejar viver ali precisa de ter uma sólida conta bancária, porque os dez apartamentos, que usufruem de uma vista deslumbrante já que estão localizados entre o 53º e 65º andares, serão vendidos entre os 46 e 62 milhões de euros.

A torre, que reflete o céu de Londres no seu exterior de vidro, começou a ser construída em 2009. O desenvolvimento deste projeto milionário tem sido lento, principalmente perante a crise financeira que tem atingido vários países da Europa.

A construção do Shard levantou contestação, acabando por envolver também a UNESCO. Os defensores do património aquitetônico da cidade dizem que o novo edifício está mal localizado pois prejudica a vista da Catedral de São Paulo e do Parlamento.

A UNESCO também deu o seu parecer sobre o assunto, frizando que a construção interferia na “integridade visual” da Torre de Londres, inscrita no Património Mundial.

Um jornalista do “The Observer” resumiu a polémica dizendo que o Shard “é elegante, está no lugar errado, é uma destas torres que o mundo inveja, é uma fortaleza para os mais ricos, é um ícone de Londres: na verdade, é um pouco de tudo de uma só vez”. E é também o edifício mais alto da Europa mas por pouco tempo. Será destronado, dentro de alguns anos, pela Torre da Federação, em Moscovo, e pela Hermitage Plaza, em Paris.

Fotos feitas por Gerson Ibias, na inauguração:

Fonte: Diário de Pernambuco



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus

Tags:, , , , , ,

63 respostas

  1. Impressão minha ou esse novo prédio de Londres tem uma certa semelhança com aquele hotel que é o cartão-postal da Coréia do Norte?

    http://obviousmag.org/archives/2009/09/hotel_ryugyong.html

    Parafraseando o poetinha: “Os prédios feios que me perdoem, mas beleza é fundamental.”

  2. Pior é que ninguem quer um arranha céu de 300 metros de altura, é apenas um prédio com uma boa arquitetura, de uns 40 andares, algo basico no mundo, e até mesmo no Brasil, mas que aqui, as pessoas acham que vai criar um tunel ninja destruidor de poneis que vai acabar com o mundo.

Faça seu comentário aqui: