Lançada Frente Parlamentar Pró Aeroporto 20 de Setembro

A iniciativa terá liderança alternada para o acompanhamento do empreendimento

Porto Alegre – O lançamento oficial da Frente Parlamentar em favor do projeto do novo Aeroporto Internacional 20 de Setembro ocorreu hoje (10), às 13h30, no saguão da Assembleia Legislativa. O deputado Giovani Feltes (PMDB) será o primeiro coordenador da iniciativa, que, em uma decisão inédita, terá alternância de liderança, oportunizando que todos os partidos possam comandar a Frente em algum momento. “Um novo aeroporto é essencial para o desenvolvimento do Estado. Além do transporte de passageiros, o 20 de Setembro representará um desempenho extraordinário para que as nossas exportações ganhem em competitividade”, declarou. O requerimento para formação do órgão já contava com o apoio de 37 parlamentares.

A Frente Parlamentar tem o objetivo de promover celeridade na concretização das obras do aeroporto a ser instalado na região entre Nova Santa Rita e Portão. O acompanhamento dos trâmites burocráticos, processos e recursos poderão ser acompanhados pela iniciativa, que, pretende agilizar a votação de projetos de lei relacionados à implantação deste empreendimento.

Diário de Canoas



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro

Tags:,

33 respostas

  1. Não entendo QUAL É A DIFICULDADE de entender que POA, e o RS estão crescendo, cada vez mais. O Salgado Filho por enquanto consegue suprir a demanda, mas e quem sabe daqui a 5 ou 10 anos? Outra coisa, não adianta botar equipamentos e tal no SF, tem que ter mais area de pátio, taxiways e inclusive, pistas. Com um aeroporto novo, com certeza terá 2 ou mais pistas, um amplo pátio e muita infraestrutura para receber melhor os passageiros. Seria como São Paulo, que tem Congonhas (Voos Nacionais) e Guarulhos (Nacionais e Internacionais). É dificil de entender o pessoal, quando não cogitam um aeroporto novo, reclamam. Quando cogitam, reclamam também! Progresso pessoal, esse aeroporto traria um bem para TODOS, PAlegre, Novo Hamburgo, Gramado, Bento e etc.
    Vamos pensar alto!

    Curtir

    • Ninguém é contra outro aeroporto. Mas todos deveriam ser contra POLITICAGEM BARATA, pois pessoas como o Sr. Secretário Beto Albuquerque não apenas querem outro(s) aeroporto(s), esse tipo de gente também desqualifica qualquer projeto de ampliação do S. Filho, e quer colocar areia onde nem é da alçada dele.

      Curtir

  2. Tantos unlikes pro teu comentário é simples. Temos um aeroporto muito bem localizado, que é perto da maioria dos centros urbanos principais, coisa muito rara no Brasil e no mundo.
    E vem uma cambada de políticos do Vale dos Sinos e querem fazer uma obra faraônica que vai fazer pessoas gastarem muito mais pra se deslocar até lá, pq não vai ficar perto nem pra Porto Alegre, nem pra Novo Hamburgo, nem pra Serra, enfim, Portão só não é longe pra qm mora em Portão.
    Qm ganha com isso? Empresas de ônibus, máfias dos taxis, quem gosta de engarrafamento.
    Enfim, o Salgado Filho já é a 30 minutos de Trensurb de Novo Hamburgo, e a 10 min. do Centro de Porto Alegre, ESSE é o nosso aeroporto internacional.
    Quando ele não servir mais, contrói-se uma base áerea em Portão e se utiliza a Base Aérea de Canoas com acesso pela Free-Way, gasta-se menos e temos uma estratégia aeroportuária pros próximos 50 anos.

    Curtir

  3. Eu entendo que se façam críticas ao projeto, aos interesses, custos, etc, mas me assusta o tamanho da oposição, como se fosse algo lunático e despropositado.

    Primeiro, não é um aeroporto pra Porto Alegre. É pra região, que vem a ser entre várias das principais aglomerações urbanas e centros econômicos do estado. Pra quem mora pelo vale dos Sinos-Caxias-Bento- vale do Taquari-Santa Cruz-Triunfo seria um grande ganho. Porto Alegre e Canoas já tem um aeroporto razoável bem próximo, essas outras cidades precisam ir até o Salgado Filho, a ideia é que possam utilizar diretamente um aeroporto.

    Segundo, é algo pra daqui uns 10 anos no mínimo. As obras do Salgado Filho são necessárias pra sustentabilidade de médio prazo da demanda por viagens aéreas, mas no longo prazo o SF não tem tamanho, lugar pra crescer nem localização adequados pra ser um AEROPORTO REGIONAL.

    Terceiro, um aeroporto não precisar ser perto do centro urbano, aliás se for um pouco mais longe melhor, porque não usa espaço urbano que possa ser usado pra atividades que realmente necessitam estar perto de um centro. Não precisa um grande aeroporto em Poa, outro em Caxias, outro em Santa Cruz. Nem escala tem pra sustentar isso. Poucas pessoas viajam seguidamente a ponto de uma pequena distância atrapalhar as viagens. E quem faz isso e mora em Poa continua tendo o Salgado Filho que deve manter vôos pros aeroportos do sul-sudeste.

    Enfim, pra mim parece uma ideia bastante razoável, acho bom que se debata bastante sobre tudo que envolve esse projeto, mas passa muito longe de ser um absurdo ou contra-senso, uma invenção de políticos desonestos querendo enganar o povo, etc.

    Curtir

  4. Esse aeroporto é fruto da autopromoção de um imbecil chamado Beto Albuquerque, que se diz secretário de infraestrutura do estado e que, quando indaguei a ele (via twitter) sobre o motivo da enrolação na obra do Salgado Filho me mandou perguntar à INFRAERO, e disse que era papel deles…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: