Lançada Frente Parlamentar Pró Aeroporto 20 de Setembro

A iniciativa terá liderança alternada para o acompanhamento do empreendimento

Porto Alegre – O lançamento oficial da Frente Parlamentar em favor do projeto do novo Aeroporto Internacional 20 de Setembro ocorreu hoje (10), às 13h30, no saguão da Assembleia Legislativa. O deputado Giovani Feltes (PMDB) será o primeiro coordenador da iniciativa, que, em uma decisão inédita, terá alternância de liderança, oportunizando que todos os partidos possam comandar a Frente em algum momento. “Um novo aeroporto é essencial para o desenvolvimento do Estado. Além do transporte de passageiros, o 20 de Setembro representará um desempenho extraordinário para que as nossas exportações ganhem em competitividade”, declarou. O requerimento para formação do órgão já contava com o apoio de 37 parlamentares.

A Frente Parlamentar tem o objetivo de promover celeridade na concretização das obras do aeroporto a ser instalado na região entre Nova Santa Rita e Portão. O acompanhamento dos trâmites burocráticos, processos e recursos poderão ser acompanhados pela iniciativa, que, pretende agilizar a votação de projetos de lei relacionados à implantação deste empreendimento.

Diário de Canoas



Categorias:Aeroporto 20 de Setembro

Tags:,

33 respostas

  1. Não entendo QUAL É A DIFICULDADE de entender que POA, e o RS estão crescendo, cada vez mais. O Salgado Filho por enquanto consegue suprir a demanda, mas e quem sabe daqui a 5 ou 10 anos? Outra coisa, não adianta botar equipamentos e tal no SF, tem que ter mais area de pátio, taxiways e inclusive, pistas. Com um aeroporto novo, com certeza terá 2 ou mais pistas, um amplo pátio e muita infraestrutura para receber melhor os passageiros. Seria como São Paulo, que tem Congonhas (Voos Nacionais) e Guarulhos (Nacionais e Internacionais). É dificil de entender o pessoal, quando não cogitam um aeroporto novo, reclamam. Quando cogitam, reclamam também! Progresso pessoal, esse aeroporto traria um bem para TODOS, PAlegre, Novo Hamburgo, Gramado, Bento e etc.
    Vamos pensar alto!

    • Ninguém é contra outro aeroporto. Mas todos deveriam ser contra POLITICAGEM BARATA, pois pessoas como o Sr. Secretário Beto Albuquerque não apenas querem outro(s) aeroporto(s), esse tipo de gente também desqualifica qualquer projeto de ampliação do S. Filho, e quer colocar areia onde nem é da alçada dele.

  2. Tantos unlikes pro teu comentário é simples. Temos um aeroporto muito bem localizado, que é perto da maioria dos centros urbanos principais, coisa muito rara no Brasil e no mundo.
    E vem uma cambada de políticos do Vale dos Sinos e querem fazer uma obra faraônica que vai fazer pessoas gastarem muito mais pra se deslocar até lá, pq não vai ficar perto nem pra Porto Alegre, nem pra Novo Hamburgo, nem pra Serra, enfim, Portão só não é longe pra qm mora em Portão.
    Qm ganha com isso? Empresas de ônibus, máfias dos taxis, quem gosta de engarrafamento.
    Enfim, o Salgado Filho já é a 30 minutos de Trensurb de Novo Hamburgo, e a 10 min. do Centro de Porto Alegre, ESSE é o nosso aeroporto internacional.
    Quando ele não servir mais, contrói-se uma base áerea em Portão e se utiliza a Base Aérea de Canoas com acesso pela Free-Way, gasta-se menos e temos uma estratégia aeroportuária pros próximos 50 anos.

  3. Eu entendo que se façam críticas ao projeto, aos interesses, custos, etc, mas me assusta o tamanho da oposição, como se fosse algo lunático e despropositado.

    Primeiro, não é um aeroporto pra Porto Alegre. É pra região, que vem a ser entre várias das principais aglomerações urbanas e centros econômicos do estado. Pra quem mora pelo vale dos Sinos-Caxias-Bento- vale do Taquari-Santa Cruz-Triunfo seria um grande ganho. Porto Alegre e Canoas já tem um aeroporto razoável bem próximo, essas outras cidades precisam ir até o Salgado Filho, a ideia é que possam utilizar diretamente um aeroporto.

    Segundo, é algo pra daqui uns 10 anos no mínimo. As obras do Salgado Filho são necessárias pra sustentabilidade de médio prazo da demanda por viagens aéreas, mas no longo prazo o SF não tem tamanho, lugar pra crescer nem localização adequados pra ser um AEROPORTO REGIONAL.

    Terceiro, um aeroporto não precisar ser perto do centro urbano, aliás se for um pouco mais longe melhor, porque não usa espaço urbano que possa ser usado pra atividades que realmente necessitam estar perto de um centro. Não precisa um grande aeroporto em Poa, outro em Caxias, outro em Santa Cruz. Nem escala tem pra sustentar isso. Poucas pessoas viajam seguidamente a ponto de uma pequena distância atrapalhar as viagens. E quem faz isso e mora em Poa continua tendo o Salgado Filho que deve manter vôos pros aeroportos do sul-sudeste.

    Enfim, pra mim parece uma ideia bastante razoável, acho bom que se debata bastante sobre tudo que envolve esse projeto, mas passa muito longe de ser um absurdo ou contra-senso, uma invenção de políticos desonestos querendo enganar o povo, etc.

  4. Esse aeroporto é fruto da autopromoção de um imbecil chamado Beto Albuquerque, que se diz secretário de infraestrutura do estado e que, quando indaguei a ele (via twitter) sobre o motivo da enrolação na obra do Salgado Filho me mandou perguntar à INFRAERO, e disse que era papel deles…

  5. A base aerea daria um excelente aeroporto com 2 pistas, mas la’ os milicos usam pra brincar de aviacao, entao nao adianta nem levantar a ideia.

    • Devem usar pra Copa, já que o SF não vai dar conta.

      Mas pro longo prazo, a base aérea é do lado do SF, seria bom pra Porto Alegre e Canoas, que teriam um aeroporto médio e um grande do lado um do outro.

      Só que pra quem tá no Vale dos Sinos, Serra, Vale do Taquari, Santa Cruz, etc continuaria como é hoje, precisando atravessar toda confusão da 116 em perímetro urbano pra chegar no aeroporto. Em Portão facilita pra milhões de pessoas não moram em Porto Alegre e Canoas, que hoje não tem nenhum aeroporto grande de fácil acesso e passariam a ter um.

  6. É que o político e jornalista vendido ganha dinheiro babando ovo dos outros…

  7. isso ai é pra mostrar que nossos politicos são incompententes, cara tão construindo um terminal de cargas novo no nosso aeroporto atual, até fiz um comentario no blog do Porto Alegre ao vivo que daria pra fazer um baita terminal juntando o TPS 1 e o TPS 2 e aumentando ali onde ta o terminal de carga atual, ai eu pergunto, não ficaria um aeroporto grande e moderno ? e junto com a pista aumentada e o ILS ? e outra coisa, vi no site da infraero ontem que o projeto basico do terminal de passageiros ta concluido, sim eu sempre acompanho as noticias do nosso aeroporto, se vai gastar dinheiro em aeroporto novo que na minha opinião não é necessario, então que gaste modernizando o nosso atual, com certeza iriam gastar menos .

    abraços

    • Ficaria maior e mais moderno, mas não grande e moderno, e certamente não pra daqui 5/10 anos, quando o novo aeroporto estiver sendo construído.

  8. Não sei quantos de vocês conversam sobre política a cultura com o pessoal da serra. A serra forma uma comunidade quase isolada em relação ao RS. Grande maioria dos recursos para a serra são diretamente com Brasília e o estado nem fica sabendo. O potencial de crescimento da serra é muito grande dado a união das famílias, grandes empresas, principalmente manufatura. O oposto ocorre no restante do estado que é bastante focada na agro-indústria.

    Talvez esse esforço de colocar um aeroporto perto de Novo Hamburgo tenha algo a ver com isso.

    • Concordei com tudo, contudo, não entendi a relação de Região da serra com Novo Hamburgo.

      • Pensei em duas coisas. A primeira é tentar deslocar a ‘riqueza’ da serra mais para a região metropolitana, por isso em Novo Hamburgo que fica na metade do caminho. A outra seria isolar Porto Alegre, assim a serra dependeria menos ainda da região metropolitana, usando Novo Hamburgo ao invés de vir para PoA.

        • Interessante comentário Pablo. Tem sentido. Não sei se está sendo pensado isso desta forma, mas que vai acontecer como tu falas, vai.

        • Gilberto, deve haver algo que não estamos nos dando conta. É um projeto tão controverso com um esforço político imenso. Liderança alternada?!?! Quer dizer que é um projeto onde não haverá político ou partido interessado em se promover e que estão todos interessados somente no bem comum do RS? Como é que pode não haver esforços desse tipo para outras coisas, como saúde, educação, transporte ferroviário, hidroviário?

        • Vocês estão pensando muito em pessoas, este não esta focado apenas nisso. Cargas, é das cargas que ele vai girar mais. Este é um presente as transportadoras e logísticas, um presente ao MERCOSUL.

  9. Apoio totalmente a ideia. Essa área Porto Alegre-Caxias-Santa Cruz mais de metade da população e do PIB do estado, um aeroporto bem no meio e não muito perto de zonas urbanas é uma grande ideia.

    Quem voa todo dia e vai se incomodar muito com a distância continua usando o Salgado Filho em vôos pras principais capitais, quem voa menos que uma vez por semana, os vôos de carga e outros não vão ter problemas em perder meia-horinha a mais indo até o novo aeroporto, que abre a possibilidade de mais vôos, especialmente de grande distância.

    • Não entendo tamanha negativação aos seus comentários.

      Aliás, entendo. A maioria do povo não quer desenvolvimento fora de POA, e como POA ultimamente só tem andado para trás, “segura o outro carangueijo no balde”.

      O Salgado Filho vai ser um aeroparque a longo prazo, isso é inevitável, a menos que permaneçam com esse pensamento provinciano…, bom aí nem POA vai progredir e vai poder ficar com seu aeroporto de pequeno porte (com todo estado usando o mesmo).

  10. Não sei por que, mas quanto mais politicos se juntam pra pensar em uma obra que aparece do nada, maior é a politicagem barata, na minha opinião.
    Vieram com esse papo de aeroporto do nada, em meio a urgencia da reforma e ampliação do nosso atual aeroporto, que fica muito bem localizado.
    Criaram todo um xororo, e ainda querem fazer num lugar totalmente sem sentido…
    Quem vai ganhar nosso dinheiro com isso?
    Ta muito mal contada essa historia… tantas cidades que precisam… se tem essa verba, por que não fazer em uma região onde realmente vai funcionar?
    Ta louco, com a grana de um aeroporto novo, da pra deixar o Salgado Filho como o melhor aeroporto do Brasil, e da america latina… não faz sentido..
    Tem bastante espaço do lado da Free Way, daria pra fazer algo interessante ali, por que isso tchê?
    haha

    Nossos politicos são incriveis, não fazem nada, quando tem verba pra fazer, fazem de uma forma totalmente bizarra e sem sentido..

  11. “Um novo aeroporto é essencial para o desenvolvimento do Estado.”

    Não, um BOM aeroporto é essencial para o desenvolvimento do Estado, então basta aparelhar o Salgado filho.

  12. Cadê os jornalistas para perguntar sobre o Salgado Filho e a Base Aérea de Canoas. Por isto que o Brasil está neste atraso. Notícias prontas sem discussão. Esqueci, que os jornalista são/estão comprados.

  13. daqui a pouco vão querer fazer um AeroPorto dentro da Redenção

  14. Não consigo entender esse Aeroporto… Não atende a região de Caxias que está com aeroporto totalmente atrasado. Não atende a região de Gramado e Canela, que não tem aeroporto e tem uma grande importância turística.

    Também não atende Porto Alegre, afinal haverá aumento da pista e instalação ILS.

    • Pelo contrário, atende Caxias, Bento, Gramado-Canela e Porto Alegre. Além de toda Região Metropolitana, Lajeado, Santa Cruz do Sul. Até Passo Fundo se beneficia. É um aeroporto pra toda região onde se concentra a população e o PIB do estado, não tem lugar mais estratégico, relativamente perto dos centros urbanos mas sem estar dentro de um deles (como o SF) tornando o acesso mais complicado.

      Assim, o Salgado Filho fica como o aeroporto de Porto Alegre, Caxias pode continuar com seu aeroporto regional, e temos um aeroporto de grande porte pra vôos de grande porte.

      • Mas não faz sentido aumentar a pista do Salgado Filho, instalar ILS para fazer a mesa coisa a 30km de distância. Caxias, Bento, Farroupilha, Garibalde e Flores da Cunha continuará com o aeroporto pequeno de Caxias, que é uma vergonha.

        Gramado e Canela continuará sem Aeroporto, Olha a distância de Gramado à Nova Santa Rita, que é do lado de Porto Alegre.

        Lageado e Santa Cruz tem um aeroporziiiinho em Santa Cruz.

        • Um Aeroporto de porte exige escala, que nem Caxias nem Santa Cruz tem pra sustentar.

          É muito melhor fazer UM aeroporto que atenda toda região, inclusive Porto Alegre E ainda ter um aeroporto de Porto Alegre, pra demanda da cidade e das cidades mais próximas. Não vejo como excludentes, no longo prazo o Salgado Filho não sustenta a demanda.

          Caxias continua com seu aeroporto pequeno pra vôos pro sul-sudeste do país – mas ganha uma facilidade de acesso pra quem quer ir pra Europa, por exemplo. O mesmo pra Porto Alegre, que mantém o SF pra vôos pelo sul-sudeste, mas passa os grandes vôos – que hoje são poucos e com o novo aeroporto poderiam aumentar – pro aeroporto regional.

        • Seria bom se não fosse excludente… Não sei como seria ir para Brasília pedir recursos para dois aeroportos grandes, ao invés de um só.
          A não ser que seja uma tática política: Pedem recursos para fazer um grande e expandir outro, choram bastante e no final liberam somente para expandir, pois se pedissem somente para expandir não dariam.

        • laJeado

          Por favor, né.

          E o aeroporto de SCS nunca vi funcionando para passageiros e tudo mais.
          Boa parte das pessoas que pegam o Salgado Filho não engarrafariam a 116, por serem do interior e parar na metade do caminho.

          Que tenham 2 aeroportos.

Faça seu comentário aqui: