Taurus prepara saída suave de Porto Alegre

Sem chance de ampliar suas instalações e ameaçada por uma avenida que cortará seu complexo industrial em duas metades, a Taurus prepara as malas para se mudar de Porto Alegre, onde nasceu e mantém fábrica principal e matriz.

Fonte: Polibio Braga

_________________________

A Taurus Armas fica localizada na Av. do Forte, zona norte de Porto Alegre.

Sede das Forjas Taurus. Porto Alegre, Brasil. Foto: Taurus



Categorias:Desindustrialização de Porto Alegre, Economia da cidade

Tags:, , ,

42 respostas

  1. Lendo sobre a Taurus, me parece que o problema não é só uma questão de espaço.

    Apanhado histórico bem resumido, mas bem completo
    http://ofogareu.blogspot.com.br/2011/10/pujanca-e-miseria-do-ativo-fjta4-ou.html

    Uma notícia bem antiga sobre a diversificação
    http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0637/noticias/adeus-as-armas-m0047039?page=1

  2. Pode vir para Canoas, maior PIB industrial do estado!!!

  3. A saida da Taurus de Porto Alegre, da uma ideia da preocupação dos governantes com os empregos, se fossem bons governantes o plano diretor jamais cortaria a fabrica em dois, mas os quem vem por ai são piores.

  4. Uma boa área e grande onde poderia ser instalada a Taurus, aproveitando a estrutura já existente e sem que esta saia de Porto Alegre seria a área da Zivi-Hércules, hoje completamente abandonada.
    Mas essa área deve estar envolta em conflitos judiciais que se estenderão por décadas, então minha idéia não passa de uma utopia irrealizável…

  5. O blog poderia começar a mostrar as porquisses política nos outdoors, pois poderiamos fazer uma campanha para nao votar em candidatos que sujam a cidade!!!

    • Não precisa ir muito longe. Na UFRGS, nos meses passados, os candidatos a reitor sujaram todo campus com cartazes. Resumo.. tem cartazes, marcas de cartazes e sujeira até hoje. Os atuais grevistas seguem a mesma linha da porqueira, haviam colado cartazes sobre prédio recem pintado da Educação.
      A relação política e porqueira é bem forte.

  6. O único interesse que eu tenho em indústrias em Porto Alegre é o aumento do número do pib em comparação com as outras cidades. Fora isso, poderiam se mudar todas pra RM.

  7. off:
    Que tal a porquisse política nos outdoors já a todo vapor na Carlos Gomes?

    Não votarei nesses caras.

  8. É bem por aí mesmo Carlos Fernando….acho que poderiam ir para Alvorada, gravataí ou Guaíba!!!

  9. Porto Alegre já deixou de ser cidade industrial há décadas, justamente por esse tipo de custo de espaço urbano e de congestionamento. Os grandes centros urbanos hoje são centros de serviços, que ocupam menos espaço e demandam mais qualificação.

    Tem que ver pra onde vão. Imagino que algum lugar da RM ou na região de Caxias.

  10. Pólipo costuma dar muitas bolas fora. Aguardemos …

  11. Eu como sou acionista da Taurus gostei muito da noticia, tendo em vista o dinheiro que irá entrar no caixa da empresa com a venda do terreno. em relação a poa, todo mundo sabe que nao devemos focar mais no setor industrial e sim no setor de serviços ou de alta tecnologia como fazem algumas regiões mundo afora (vale do silicio, Bombaim etc….), já que ainda possuímos uma educação diferenciada e boas universidades!!!!

  12. Bem que poderiam arranjar um espaço para a Taurus lá nos antigos pavilhões industriais do Floresta (4o distrito)… Talvez seja um up para a região reocupar imóveis que estão abandonados!

    • É até interessante, mas não sei se por fabricar por la iria revitalizar a area.
      Até iria manter a zona industrial, mas a noite iria continuar uma cracolandia…

      • Pensa só: A fabrica indo para um galpão desativado atrai para a micro-região( até então abandonada), a criação de restaurantes para servir uma nova demanda por centenas de almoços e jantas, lanchonetes para os lanches, muitos funcionários procuram imóveis nos arredores para moradia, talvez estacionamento em terrenos antes baldios( tá não sou fã de estacionamentos desse tipo, mas é inegável), provável revitalização de calçadas e iluminação da rua, e poupa o imóvel da ação de invasores. Creio que seria interessante sim para a região, lembrando que a Forjas Taurus funciona à pleno nos 3 turnos…

  13. Se for só a Taurus armas que vá e não volte mais… mas se fora a Taurus ferramentas é realmente uma perda muito grande. Seus produtos são realmente muito bons.

    • Para os pacifistas: Paz é ter o porrete maior do que o dos outros!
      Para os desarmamentistas: A idéia utópica de que população desarmada é mais seguro, não condiz com a realidade. Faça o dever de casa e vá estudar as estatísticas!

        • Legal o videozinho… Agora responda de que forma um país pacífico (Polônia, Coréia do Sul,…) se defenderia de um ditador maluco (Hitler, Kim Jong-il,…)

          ahhh pacifistas… tão ingênuos!!!

        • Ou melhor, estude teoria dos jogos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_dos_jogos) e o dilema do prisioneiro (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilema_do_prisioneiro) e aprenda que a liberdade tem o seu preço. E este preço é ter um exército maior/melhor do que o dos inimigos.

          O incentivo dos outros te atacarem será maior quando mais fácil para eles te derrotarem.
          O que colabora para a paz é a política de não agressão, mas ainda assim sempre vai ter um louco/oportunista para te agredir unilateralmente. É para isto que serve um exército!

      • Teoria dos jogos para violência urbana é bobagem, devido a uma série de fatores subjetivos. Ingenuidade é usar a Teoria dos Jogos com um modelo simplificado com dados de um sistema em constante mudança.

        Agora vamos aos fatos:

        Mais armas menos violência?
        http://www.vpc.org/press/1006gundeath.htm

        Fora os EUA, por razões óbvias, os exército vem encolhendo no mundo todo

        http://goo.gl/DKpNu
        http://goo.gl/8E5xL

        • Meio óbvio que estados com mais armas terão maior número de mortes POR ARMAS… agora compara homicídios, violência e a segurança de uma forma geral, sem ser somente por ARMAS…

          EUA, Canadá, Israel e Suiça são países liberais no uso de armas pela população de bem e com índices baixo de violência.
          Tem estudos (as referências estão no livro do John Lott http://en.wikipedia.org/wiki/More_Guns,_Less_Crime) que mostram o que aconteceu em cidades vizinhas de estados diferentes nos EUA quando um deles resolveu restringir o uso de armas pela população e o outro não… o crime aumentou pq vários criminosos da outra cidade mudaram para a primeira.

          O autor mostra que dos estudos sérios contrários a liberalização das armas, todos eles mostram que há no máximo nenhum ganho de segurança com a liberalização da venda de armas ou são inconclusivos.

          Isto é tão óbvio que chega a ser patético explicar… 99% da população é de bem, e somente uma minoria comete crimes. Hoje 99% teme a minoria que sempre terá arma (pelo contrabando ou mercado negro). Armando este 99% faria com que a minoria temesse a maioria. Isto faria com que muitos deixassem de ser criminosos e também que os bandidos fossem presos/morressem mais cedo. Hoje eles ficam soltos e vivem anos suficientes para cometerem um belo de um estrago na sociedade.

        • 1 – Você me postou um vídeo sobre guerra, por isto que eu respondi sobre teoria de jogos.
          2 – Óbvio que o gastos militares vem diminuindo desde 1990, já ouviste falar em guerra fria?

        • Então me explica porque os EUA tem índices de homicídios muito mais elevados do que qualquer outro país em equivalente situação sócio-econômica? equivalentes a países em desenvolvimento.

        • Da mesma fonte:

          “David Hemenway, a professor of health policy at Harvard University with a focus on violence, homicide and guns, and author of a book called Private Guns Public Health stated that Lott’s book had many incorrect statistics including misuse of statistics and failure to refer to peer-reviewed studies:

          In his analyses, Lott virtually always uses complicated econometrics. For readers to accept the results requires complete faith in Lott’s integrity, that he will always conduct careful and competent research. Lott does not merit such faith. It is unfortunate, for Lott analyzes important policy issues in a contentious policy arena where more good research is needed.[3]”

        • Mais um!

          “Rutgers University sociology professor Ted Goertzel[58] considered use of econometrics to establish causal relationships by Lott (and by Lott’s critics Levitt, Ayres and Donohue) to be “fundamentally flawed” junk science”

        • É difícil esta pergunta, há muitas variáveis envolvidas, principalmente culturais e geográficas. Uma hipótese é o elevado número de imigrantes de países subdesenvolvidos, principalmente ilegais que os outros não tem.

          Explique agora você pq a criminalidade na Inglaterra só tem aumentado depois que proibiram o uso de armas pela população (http://johnrlott.tripod.com/op-eds/BritainToyGunsWSJE.html)?

        • “Rutgers University sociology professor…”

          Parei de ler aqui!

        • Tem algo de errado nessas estatísticas…

          http://goo.gl/PdHTW Total de homicídios parou de subir e em seguida caiu

          O total de crimes graves na Inglaterra caiu de 1.530.950 (1997) para 896.986 (2007)
          O total de crimes, incluindo vandalismo, por exemplo, se manteve estável 4.598.327 (1997) para 4.950.671 (2007)

          Da mesma fonte: Home Office http://goo.gl/dhnMq

        • “Rutgers University sociology professor…”
          Parei de ler aqui!

          Isso é negação… se tu te negas a saber não posso fazer nada.

        • Os dados mostram que depois de 97 continuou subindo e só agora mais de 10 anos depois voltaram ao nível pré-97. Provavelmente devido a necessidade de um investimento maior na polícia.

          Ou seja, antes da proibição das armas a inglaterra era tão ou mais segura do que hoje.

        • Lógico! Nenhuma medida tem ação instantânea! a sociedade tem sua dinâmica! Além do mais as estatísticas abrangem um período de tempo!

          Falhaste em notar a tendência do dado.

        • Veja o que diz na fonte que o Lott usou: “3. The number of crimes recorded in that financial year using the expanded offence coverage and revised counting rules which came into effect on 1 April 1998.”

          Como é que ele compara dados assim! Isso não tem nada científico!

    • Pablo, leia isto por favor:
      http://veja.abril.com.br/041109/ira-nao-nos-atacaria-p-17.shtml

      Pode ser somente a partir de “De que maneira a Teoria dos Jogos pode ajudar a evitar ou solucionar guerras?”

      • Minha mensagem anterior está esperando o moderador, dado a quantidade de links. Vou reescrever um pedaço: A teoria dos jogos no contexto da violência urbana é bobagem, devido a uma série de fatores subjetivos. Ingenuidade é usar a Teoria dos Jogos com um modelo simplificado e dados de um sistema em constante mudança.

        Agora vamos aos fatos: Fora os EUA, por razões óbvias, os exército vem encolhendo no mundo todo,
        http://goo.gl/DKpNu
        http://goo.gl/8E5xL

      • Hoje eu vi com os meus próprios olhos em Florianópolis a polícia com o helicóptero pousado no heliporto da Beira Mar Norte com policias equipados e um deles inclusive fortemente armado.

        No calçadão da Beira Mar Norte num sábado de tarde tem muita família e crianças andando de bicicleta, skate, patins e brincado. Os pais ingênuos pegavam os filhos no colo e iam para a frente do helicóptero tirar foto com os policiais armados. Minha leitura da cena era:

        “O estado (polícia) ensinando as crianças que arma é algo bonito”. Havia crianças de colo tirando foto aprendendo que arma é legal em uma idade que não há distinção de bandido ou polícia.

        Além do mais arma não traz paz, pois essa paz é alcançada através do medo. Correr e atacar são reações instintivas de situações de medo. Criar o medo produz violência, não a reduz. Por que você acha que Israel investem tanto em armas?

        • A tua solução então é a polícia andar desarmada?? kkkkk
          Nem vou me prestar a responder!!

        • Claro que não, mas policias exibindo armas é como médicos exibindo membros amputados.

        • Claro que não, e uma coisa não tem nada a ver com a outra.

          Policiais precisam de armas, é o que a situação impõe, mas exibir armas frente a famílias e crianças é algo totalmente diferente. Isso é como médicos exibindo membros amputados. Médicos amputam membros não porque é bonito, mas porque é a última das opções.

      • A Veja publica uma reportagem de um matemático israelense que através da Teoria dos Jogos afirma que “O Irã nos atacaria” ?!?!?!

        Olha só que interessante! http://www.rense.com/general92/wikii.htm

        Isso é um estratagema dentro de estratagema!

  14. Mais uma que se vai… É triste.

Faça seu comentário aqui: