Redenção e Marinha terão mais 25 câmeras até o fim do ano

Parques da Capital já possuem seis equipamentos cada

A segurança nos parques Redenção e Marinha, em Porto Alegre, passará a contar com mais 25 câmeras de monitoramento até novembro. Atualmente, já há seis equipamentos instalados em cada local.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Sônia d’Ávila, adiantou que o investimento previsto é de R$ 800 mil, e que o acompanhamento das ocorrências vai ficar centralizado no Centro Integrado de Comando (Ceic), a ser inaugurado em dezembro, reunindo 24 secretarias ligadas à administração municipal.

O objetivo da ampliação, segundo a secretária, é realizar um cercamento eletrônico nos parques e possibilitar que a população possa passear nos espaços, inclusive à noite, com segurança.

Além dos parques, as escolas municipais também serão contempladas com colocação de câmeras. Até dezembro, 300 devem ser instaladas nas 96 instituições e outras 530 posteriormente. Nesses locais, as imagens ficarão armazenadas e serão disponibilizadas à direção.

A Capital soma hoje mais de 100 câmeras monitoradas pela EPTC, Guarda Municipal e Brigada Militar. O futuro Centro Integrado de Comando (Ceic) vai ser instalado na rua João Neves da Fontoura, no bairro Azenha. Através de monitores que transmitirão imagens das câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade, o centro vai atuar no monitoramento 24 horas.

De início, o Ceic vai contemplar 18 órgãos: Procempa, Samu, Guarda Municipal, EPTC, Defesa Civil, Dmae, DEP, DMLU, Smam, Smov, Smic, Fasc, Demhab, Comunicação Social, Gestão e Acompanhamento Estratégico, Educação, Turismo e Carris.

Correio do Povo



Categorias:Parques da Cidade, segurança

Tags:, , , ,

7 respostas

  1. Antes de câmeras, Brigada, Guarda Municipal e etc, nós mesmos precisamos cuidar da nossa segurança. Se sabemos que um lugar é ermo e perigoso porque iriamos nos expor ao perigo. Uma época da minha vida tive que trabalhar à noite e o trajeto para pegar o ônibus era pela Sete de Setembro, se bem que nesta época tinha mais brigadianos pelas ruas do Centro, mas era um êrmo, eu ia bem depressa e observando tudo ao meu redor, caminhava rápido e as vezes corria….talvez tenha tido sorte mas nunca deixei de ir rezando, rezando e alerta….

    Curtir

  2. Não é querer ser pessimista, mas essas câmeras parecem que terão sensores que ao captar algum assalto ou algo do gênero, irão disparar um raio que deixarão os meliantes paralizados né? Pois, no que vai ajudar câmera de vigilância a noite??? Não vai fazer com que tu não seja assaltado, pode inibir, mas não acabar, o tempo dirá o que vai resultar essas câmeras.

    Curtir

    • Óbvio que as câmeras sozinhas não resolvem nada. Tem que ter a guarda municipal, PM, etc usando elas. Mas elas fazem parte de um bom aparato de segurança.

      Curtir

  3. Em Buenos Aires eu não digo que vi em parques por que não fui, mas em tudo que é rua, depois da 1 da madrugada é normal ver gente de tudo que é tipo passeando, isso inclui com seus cachorros…

    Curtir

  4. Ótima iniciativa! Vai ser legal poder caminhar pelos parques à noite, como ocorre em muitos outros países. Em Santiago, Chile, por exemplo, velhinhas passeiam com seus cachorros à 1h da madrugada. Eu vi e achei lindo!

    Curtir

  5. Um absurdo, vou ter que pagar por motel…

    Curtir

  6. E a privacidade para fazer sexo lá de noite? Kkk

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: