Câmera em parque gera polêmica

A instalação de mais câmeras de vigilância nos parques de Porto Alegre causa polêmica. A Guarda Municipal de Porto Alegre aguarda liberação de recurso e equipamentos para instalar mais 18 câmeras na Redenção e mais nove no Parque do Marinha. A Secretaria Nacional de Segurança Pública deve liberar R$ 780 mil até agosto para a medida.

Segundo Marcelly Malta, presidente da Associação Igualdade do RS, a reivindicação de mais segurança em lugares públicos é uma demanda urgente e verídica, mas não precisa necessariamente ser baseada em gravações e monitoramento de ambientes de uso coletivo. “Todos querem poder circular a vontade nos parques durante o dia e noite. Precisamos de mais iluminação, rondas e presença efetiva de policiais”, explica Marcelly.

Conforme o comandante da Guarda Civil Municipal, Eliandro Oliveira Almeida, as câmeras suprem a falta de policiais presentes. Nas rondas, feitas pela Guarda Municipal, trabalham 40 agentes. “Estamos em processo de solicitação de efetivo maior”, adianta. “Ano que vem, ampliaremos a quantidade de câmeras no Marinha do Brasil”, afirma Oliveira.

Correio do Povo



Categorias:Parques da Cidade, segurança

Tags:, , ,

20 respostas

  1. Quanto mais câmeras, melhor, a bandidagem está solta. Quem passear na noite em lugares públicos, tem ir seguro. Claro que mais políciais ajudam

  2. Sério, esse Malta tá só se queimando e fazendo mal para o movimento dele.

  3. So’ falta os travestis sairem ‘as ruas pelo direito de trepar nos parques, sem cameras para incomoda-los. Ai eu larguei de mao…

    • Mas ja fizeram..
      Não viu a reportagem que postaram esses tempos?
      Pessoal reclamando que isso vaia cabar com o emprego e a privacidade deles..
      haha

  4. ^^ O que eu escrevi foi uma piada…algo para descontrair.
    …..Mas ja que vc falou no FATOR HUMANO, a grande maioria dos HUMANOS que nao devem e nao temem da cidade nao se importariam de ter cameras nos parques para inibir os assaltos/vandalismo…….

    • Gerson, eis aí o FATOR HUMANO… fora dele, o que há?

      • Também sou a favor de mais câmeras! O ‘fator humano’ ao qual me referi, é representado no pequeno ensaio fotográfico, mostrando a ‘multiplicidade’ do Ser Humano! Senão, vejamos: campanha anti-aids; desfile orgulho gay; igualdade racial; campanha uso condom; Srª Dilma-90 anos da Folha; Obama-diversas vezes; François Hollande; Stonewall; Ministro Brito; Roberta Close – eleita a MULHER DO ANO-1982; combate à Homofobia; cão arrastado(!) pelo dono; Rafael Jacobsen; Anderson Silva; penitenciárias superlotadas; cartazes com diversas campanhas sobre e de Sexo; lésbicas com ‘olho roxo’; religiosos com a cruz mas sem a cara; e as duas figurinhas, Marta & Ideli! Sem querer, lembrei de uma passagem dos cristãos: Coríntios: “Toda a carne não é a mesma carne: mas há uma espécie de carne de homens, outra carne de animais, outra de peixes e outra de aves”…

    • Sou homossexual e concordo plenamente com a colocacao de camaras, parque e para passear nao para fazer sexo, para isso existem lugares especificos, de preferencia entre quatro paredes, se o parque virou nisso foi justamente pelo abandono em que esta, a iniciativa de monitorar e policiar pra mim e totalmente positiva. Nao precisa nem dizer, mas assim como entre os heteros tem gente da baixaria entre o povo homossexual nao haveria de ser diferente, infelizmente alguns dos supostos lideres do movimento glbt em porto alegre sao deste grupo, alias por este motivo é que Porto Alegre acabou por ter duas paradas gays.

  5. Não entendo porque avisam que vão instalar as câmeras, instala e pronto, quem se sentir incomodado que não passe pelo parque, poxa é para melhorar a segurança, em todas as grandes cidades é assim. Em Poa sempre tem que ter alguém contrário.

  6. Tudo em Porto Alegre gera polêmica… TUDO… TUDO…

  7. Pois é, nada diferencia a câmera do parque das outras câmeras do resto da cidade. Não vejo polêmica nenhuma. Quem tá com medo, que procure motéis (que também geram renda e empregos) e pare de encher o saco. O monitoramento de algumas áreas é muito mais importante do que isso.

  8. Não consigo entender Marcelly Malta, qual é o problema das câmeras para a circulação livre na Redenção e no Marinha. Eu por exemplo não me incomodo com câmera nenhuma, só se importarão com as câmeras quem vai fazer algo que não possa ser visto ou usado de alguma maneira. As minorias querem mandar na maioria exemplo maior é o da retirada dos crucifixos dosTribunais, que lá estavam porque Jesus Cristo não teve um julgamento justo e assim este fato ser lembrado pelos juizes.Agora eu pergunto esta minoria que conseguiu esta retirada não comemora o Natal, nem a Páscoa, não faz feriadão nos feriados religiosos? É muita hipocrisia….Somos reféns das minorias….

    • A minoria é muito mais barulhenta, infelizmente. E no caso de quem propôs tirar os crucifixos dos tribunais, ta mais para uma pessoa precisando de auto-afirmação do que alguém que queira fazer algo útil á sociedade.

    • O pessoal não vai mais poder comprar sua maconha tranquilo, esse é o problema.

    • No caso do marcelly malta, o problema devem ser os transex que não poderiam mais fazer ponto ali tranqüilamente também.

    • Tá bom, a cruz estava lá só pra lembrar os juízes de fazerem um julgamento justo, tá bom. Claro, esse foi o único julgamento injusto da história, e todos os outros feitos em nome dele foram perfeitos. Vai entender. (essa não é a discussão dessa notícia, mas não dá pra deixar passar).

  9. bla bla bla, ja falaram besteira antes, agora não tem desculpa, se queimaram.

Faça seu comentário aqui: