Fotos das obras do aeromóvel – Linha Aeroporto

Estas fotos foram enviadas pelo Diego Abs, Aeromóvel.

Vista aérea – Foto: José Arthur Eidt

Vista Aérea – Foto: José Arthur Eidt

Fotos de junho/julho 2012



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho

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30 respostas

  1. Pessoal do bairro humaitá tem que se unir para integrar a estação do aeroporto com o bairro humaitá. Quem vai adotarvesta idéia.

  2. O embarque/desembarque do aeromóvel se dá nos dois sentidos (aeroporto/trem e trem/aeroporto) ?

  3. Pra Porto Alegre ja é uma grande coisa ver um prédio alto e bonito ser construido numa cidade da rm, imagina um aeromovel aqui na provincia?

    É uma grande obra, e dependendo de como for, pode acabar com novas obras em locais novos num futuro não tão distante… (ou distante né… é Brasil..)

  4. Porto Alegre tem tão pouca novidade que uma linha de 800m de aeromóvel é vista como grande coisa por alguns. 7 mil pessoas vão usar essa linha por dia? E os quase 1 milhão de pessoas que tem que andar de ônibus todos os dias pq a inércia do poder público não consegue trazer um metrô ou aeromóvel que realmente sirva pra alguma coisa, fazem o que? Batem palmas pra essa obra “faraônica”? Um trajeto de 90 segundos que nem sequer cobre os 2 terminais do aeroporto.

    • É uma grande coisa sim. Depois de 30 anos de resistência, estamos vendo ser implantado um sistema inteligente e inovador que pode ser o passo inicial para uma popularização e ( peço ao bom senso dos governantes e até “aos santos”) uma expansão gradual e inteligente na nossa capital.

    • O problema é a máfia dos ônibus, não há muito o que fazer… esses caras patrocinam praticamente todos os vereadores, ‘apoiam’ prefeitos e escolhem secretários. A segunda passagem mais cara do Brasil só perde para Florianópolis que tem uma péssimo sistema de conexão, mas pelo menos é integrado e se percorre do centro 40km ao sul, uns 30 ao norte e mais o continente com uma passagem.

      A questão é construir uma, apenas uma linha do Aeromóvel em pleno funcionando, nem que fosse de 200m para que as pessoas vejam e pressionem o poder público. Na hora que as pessoas começarem a andar e sentirem a suavidade e conforto a pressão sobre a prefeitura será imensa. Isso aconteceu mais ou menos com o Catamarã… O Fortuna sofreu uma pressão grande para implantar o Catamarã para a zona sul.

    • Carlos, permita-me complementar tua explanação. Penso que precisamos acreditar e valorizar o que é nosso. O Aeromóvel é obra da engenharia gaúcha e deve ser incentivado, para que evolua e sirva de referência para a expansão em novas linhas, atendendo a uma parcela maior da população.

  5. @ Diego Abs: Entao pq prometeram a inauguracao para o mes passado!?!?!?!

    Se vcs estao satisfeitos com “enrolacao”…good luck!

  6. Diego!

    a) Acho ótimo essa linha tanto para o fim dela, de uso, como para uma eventual avaliação para adotá-la em outros eixos, sobretudo, em conexões com corredores de ônibus de linhas diferentes. Por exemplo, conectar o corredor de ônibus da Protásio Alves, na altura do HPS com o corredor da João Pessoa, passando pela Redenção. Uma obra bonita certamente daria um apelo tanto turísitco como de utilidade pública. Conectar o Corredor da Protásio com o da Assis Brasil, usando a Ary Tarragô ou a Saturnino de Brito também seria algo muito positivo, pois a integração de linhas aumenta a potencialidade de uso das mesmas, diminuindo a ociosidade do sistema. E eventualmente uma linha ligando o mercado público ao Barrashopping, mas passando pela Câmara de Vereadores/receita Federal/TRF e Justiça Federal (que ficam todos adjascentes), indo pela Aureliano em direção ao MP com uma estação adjascente ao Fórum, depois passando pelo Shopping Praia de Belas com uma estação nele, com passarela diretamente conectada a ele, depois uma estação adjascente ao viaduto da José de Alencar, depois outra no Beira Rio, outra nas imediações do futuro Viaduto Pinheiro Borba, outra no Barra Shopping e por fim, uma nas imediações da nova Rótula da Avenida Caí com Venceslau Escobar que, se fosse conectada a um terminal de ônibus que poderia ser construído por ali, seria uma bela linha integradora para a Zona Sul.Inúmeras linhas de ônibus (Juca Batista, Camaquã, Serraria, Ponta Grossa, Cohab, Restinga, belém Novo, Itapuã, Vila Nova poderiam ter seus trajetos encurtados em 8 kilômetros, aumentando a eficiência delas, pois haveria dimuição dos intervalos, congestionamentos, com forte impacto positivo na redução de custos operacionais do sistema. Embora saiba que isso é um sonho de uma noite de verão, pois POA quase nada se faz de bom em termos de transporte público, fico na dúvida se esse sistema poderia por exemplo, transportar 20.000 pessoas por hora/sentido (que estimo o que seria necessário entre as 17h30 até as 19h30).

    b) Minha crítica ao Aeromóvel que está sendo feito é que ele não foi em direção ao terminal antigo, que certamente não tem nada de temporário e será usado por algumas décadas, com certeza. Nesse sentido, acho que houve forte equívoco das autoridades envolvidas.

  7. Acredito que para um percurso mais longo, como querem na orla do Guaíba, uma linha que vai e outra que vem, mas em locais não próximos. Uma vai pela Edvaldo Pereira Paiva e a outra volta pela Padre Cacique, que depois se juntaria a já existente na Loureiro da Silva.

  8. Quando e’ que os vadios da Infraero vao recuperar aquele piso da frente do terminal velho?

  9. @ Diego Abs: E’ uma “obrinha” sim…pelo amor de Deus, estamos no seculo XII???
    OBRA de verdade e’ a do aeromovel de Nova Iguacu…cidade pobre da RM do RJ.

    • Gerson,

      Esta obra é no Brasil e não no Reino Unido!! O Brasil tem legislação e burocracias que remontam ao Império, não dá para esperar que seja minimamente possível estabelecer um comparativo de velocidades. Por exemplo, não há nada mais anacrônico e caquético, totalmente incompatível com o país que o Brasil deseja ser, do que a Lei 8666, que já provou reiteradas vezes que, a despeito dos intermináveis procedimentos burocráticos que engessam o administrador público, é incapaz de afastar a malversação e os conluios.Então, estabelecidas estas condições de contorno, trata-se sim de uma obra de arte de engenharia exemplar.

  10. Belas fotos aéreas do Aeroporto de Porto Alegre!

  11. Tinha que ser feito isso também na Estação Anchieta em direção a Arena do Grêmio.

    • Sim, mas acredito que não teria retorno para a Trensurb.

    • Também pensei nisso, Carlos, o problema, na minha opinião leiga, é que o fluxo para a Arena estará muito concentrado em poucos horários. Em mais de 90% do tempo, o Aeromóvel ficaria ocioso, e no restante do tempo (dias de jogos e eventos na Arena), o Aeromóvel não daria conta da demanda. No caso do Aeroporto, esse fluxo é distribuído de forma muito mais homogênea.

      • O Humaitá tem grandes conjuntos populacionais… Acho que a demanda da região é grande, e sua integração com o trensurb poderia ser um ponto a ser pensado…

        • Isto porquê , o investimento de prėdio naquela região está aumentando e com a integração seria melhor, para os moradores diminuindo o uso de carros por moradores daquela região.

  12. Só vai ser uma faixa ? Ida e volta na mesma faixa.

  13. Eu ainda acho um tremendo desperdício de dinheiro.
    Pra mim isso só vai ser válido, se viabilizar a implantação de outras linhas, mais úteis.

    • É que esse foi o único lugar que a ATP e as empresas de ônibus deixaram fazer.

    • Julian,

      Convido-o a ficar 30 minutos na passarela da Trensurb e perguntar para as DIVERSAS pessoas carregando bagagem indo em direção ao Trensurb se elas consideram a obra inútil. Pergunta a quem vem de Santa Rosa até a Rodoviária de Porto Alegre e tem que pegar táxi até o Salgado Filho. São diversos os casos.

      Segundo a UFRGS, de 7 até 12 mil pessoas vão usar o sistema por dia. Pelo incremento de renda da Trensurb, a obra se pagará em seis anos.

      Mas tu tens toda a razão, mesmo com tudo isso, a maior virtude desta linha ainda será “atrair” as próximas.

      • Bom, eu já observei e não achei que houvesse tanta gente assim. Mas se há um estudo então certamente eu estou errado.

        Uso o trensurb todos os dias, e realmente desembarca uma quantidade significativa de pessoas na estação aeroporto, mas penso que a maioria se dirige às empresas da região e não ao próprio aeroporto. (Não estou afirmando, apenas acho isso.)

    • Debates não podem ficar apenas no “sou contra” ou “sou a favor”, que nos impede de discutir: “como poderemos fazer isto melhor?!” O protótipo/piloto do Aeromóvel com 30 anos de atraso no seu aperfeiçoamento não serve para a sua execração. Temos empresas nacionais referências nas mais diversas áreas e estamos entre os maiores produtores de alimentos do planeta. Mas não temos montadoras brasileiras de automóveis e caminhões! Por que será?! Vamos jogar no lixo mais um projeto brasileiro por falta de diálogo responsável? Somos referência mundial em quase todas as áreas em que investimos. Se tivéssemos acreditado em Santos Dumont a Embraer, que já é grande, seria a maior! É nosso dever fiscalizar o uso do dinheiro público, coibindo a corrupção, mas também valorizar e incentivar tecnologias brasileiras, contribuindo com o nosso crescimento. O resto é discutir coisas que pouco ou nada contribuem. Que venha o Aeromóvel e todos os projetos desenvolvidos por brasileiros que acreditam no Brasil!

  14. Ta demorada essa “obrinha”….era prometida pra o mes passado, mas como tudo nesse pais……

    • Gerson,

      Em primeiro lugar, não é uma “obrinha”. Não é porque tem 1km de extensão que o diminutivo lhe cabe. Trata-se da implantação pioneira de um sistema segundo um modelo de quatro contratos (Aeromovel Brasil – tecnologia, Premold – obras civis da via elevada, T’Trans – veículos, Rumo Engenharia – obras civis das estações), com interação com diversos órgãos públicos (a saber: Trensurb, Infraero, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, EPTC, SMOV, SMAM, CEEE, DEP, DIP, Metroplan, SulGás, Aeronáutica, DAER, CAUGE e outros), com traçado que adentra as vísceras de um aeroporto federal, tem 11 passagens sobre vias públicas, incluindo a BR-116 – a mais movimentada do Estado. O traçado é bastante complexo, com curvas e rampas, incluindo curvas de raio até 30 metros, sendo extremamente raros os casos de vias elevadas no mundo em que é possível atingir essa marca. O veículo é feito de materiais de aviação, sendo as formas/moldes desenvolvidas pela primeira vez nesta obra.Houve problemas com a empresa vencedora da licitação das estações e uma nova licitação precisou ser feita. O somatório destas e outras situações, uma inatas à obra e outras de força maior, justificam amplamente os atrasos porventura incorridos. E, ainda assim, esta é uma das mais exemplares obras para a Copa do Mundo.

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