Local servirá para realização de atividades culturais no estado.
Convite foi feito nesta sexta-feira pelo governador Tarso Genro.
O arquiteto Oscar Niemeyer vai projetar o Centro de Eventos do Rio Grande do Sul. O local servirá para a realização de congressos, seminários, espetáculos culturais e outras atividades. O convite foi feito no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (20) diretamente pelo governador Tarso Genro e pela secretária de Turismo, Abgail Pereira.
“Pela história linda de lutas do Rio Grande do Sul, será uma honra”, disse o arquiteto de 104 anos, ao receber o convite.
O Centro de Eventos do Rio Grande do Sul terá uma capacidade para abrigar até 10 mil pessoas, em um espaço de 100 mil metros quadrados. O local deve ser dividido em dois pavilhões, com praça de alimentação e estacionamento. Além disso, o Centro de Feiras e Eventos do Rio Grande do Sul terá como premissa a sustentabilidade, com a utilização de energias alternativas e reaproveitamento da água.
O local para a construção ainda não está definido. Três áreas em Porto Alegre estão nos planos do governo do estado: o Morro Santa Tereza, a Doca Turística, nas proximidades da Arena do Grêmio, e o Centro Vida, na Zona Norte.
G1 – RS
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Prédios, Sustentabilidade, TURISMO
olá pessoal
* PONTO DE VISTA – muito antes de comentar questões de projeto, tendências partidárias, qualificação do escritório técnico do urbanista, ETC.
* * o que deve ser analisado como elemento principal, número um, é A LOCALIZAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA, e quais os projetos que existem de fato (se é que existem) do governo do estado, sobre Mobilidade, Turismo, desenvolvimento sócio Econômico, Social/Cultural, Ambiental, …
(que tal analisar-mos equipamentos já construídos ? SAMBÓDROMO no porto seco, … em que foi gasto dinheiro público suficiente que daria para SANEAR UMA BOA QUANTIDADE DOS ESGOTOS A CÉU ABERTO DESTA CIDADE, exatamente nas vilas e Bairros onde moram “os carnavalescos” que utilizam este EQUIPAMENTO 4 DIAS POR ANO, onde os outros 360 dias os munícipes de porto Alegre ficam pagando os salários da guarda municipal para guardar “o elefante branco”)
* * o departamento técnico da METROLAN deve ser convocado pelo govêrno estadual para realizar um ESTUDO COMPLETO DA REGIÃO METROPOLITANA, focado neste tema, com um prazo determinado para uma apresentação PÚBLICA, e a partir de então, UMA CONSULTA PÚBLICA, COM UM CONCURSO PÚBLICO PARA O PROJETO.
* Ponto de Vista II – analisando esta proposta como PLANEJAMENTO ESPACIAL com maior proximidade da CAPITAL é com certeza O MUNICÍPIO DE GUAÍBA o local mais adequado, pela localização e disponibilidades de ÁREAS ADEQUADAS DISPONÍVEIS, o segundo ponto (em porto alegre) O AEROPORTO SALGADO FILHO, já que este equipamento (com o desleixo público) transformou-se em uma ÁREA DE RISCO EMINENTE PARA A CIDADE e esta em discussão a sua possível relocalização, esta área pelo seu tamanho ADEQUADO e localização METROPOLITANA é uma ótima localização ESPACIAL, entre importantes municípios “colados na capital”, que serão beneficiados com este equipamento.
* PONTO DE VISTA III – MORRO SANTA TEREZA, do ponto de vista desta área servir como BELVEDERE, …ÓTIMO !
mas para sediar um equipamento desta ENVERGADURA não é compatível, pois NÃO HOUVE PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA ESTA ÁREA, PARA A MOBILIDADE CENTRO / ZONA SUL, HOJE ESTA LOCALIDADE ESTA TOTAL-MENTE CONGESTIONADA NÃO COMPORTANDO MAIS GRANDES EMPREENDIMENTOS, ALÉM DE QUE O ACESSO A ESTE PONTO DA CIDADE NÃO É ADEQUADO PARA ESTA FINALIDADE.
OUTRO IMPEDITIVO É O TAMANHO DA ÁREA EXIGIDO PARA ESTE TIPO DE EQUIPAMENTO, 10 A 12 Hectares, a ÁREA PROPOSTA NO MORRO PARA TAL “PROJETO” TEM APROX. 3,5 Hectares, com terreno Muito acidentado, e um desnível da cota terreno É MUITO ELEVADO,
Eduino de Mattos
Conselheiro do CMDUA/PDDUA,
Plano Diretor Urbano e Ambiental de porto Alegre.
Achei que iam construir um hospital, mas querem construir um centro de eventos. Ainda bem que Tarso sabe o que fazer com o dinheiro do povo.
Tem que ser no Parque da Harmonia, ali seria prático e funcional, mas entre as opções citadas fico com o Santa Teresa
É o Niemeyer mesmo que faz esses projetos, ou é uma equipe dele? Eu acho que ele só faz algum desenho conceitual inicial.
eu acho que é mais o conceito tb, o resto é para a equipe. Mas se for no Santa Tereza, ele vai ter que pensar bem mais e ter muito mais cuidado com o resultado, pela proximidade do projeto do Sisa na Fundação Iberê… é diferente fazer ali e fazer la na zona norte ou do lado da Ponte.
Acho que ele faz o croqui, e vai um pouquinho adiante, o resto creio que seja a equipe…
Curiosidade: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=584590
MAXION… !
Para aqueles que acham que a melhor escolha é o Morro Santa Tereza criei um grupo no Facebook para tentar chamar o maior número de pessoas que apoiam essa opção. Estou colocando lá os argumentos a favor e quem quiser participar está coonvidado. Ajudema divulgar, se tivermos um número grande de pessoas talvez isso possa influenciar um pouco mais na decisão.
Esse é o grupo:
Centro de Eventos Gaúcho no Morro Santa Tereza
http://www.facebook.com/groups/477609732249799/
A questão não é tanto a arquitetura ou o arquiteto, mas sim o local que deve ser escolhido para o Centro de Eventos. Esse grupo é para aqueles que apoiam o Morro Santa Tereza e não as outras 2 opções.
Como é um centro de convenções será algo mais convencional provavelmente com algum toque moderninho, como assinatura. Mas nesse caso o mais importante é que seja feito ao lado do Santa Tereza…será impossível não ter que revitalizar todo o entorno…e com a Fundação Iberê ao lado e o Cais Mauá teremos uma obra com grandes nomes da arquitetura de diferentes épocas, isso por si só já atrai turistas e projeta a cidade. Espero que o projeto seja o melhor possivel, apenas isso. mas naõ espero nada excepcional. Só resolver o velho problema do Santa Teresa já será lucro… Campanha já para escolher o Santa Teresa!
Mais uma BOSTA caríssima de concreto puro, sem praticidade nenhuma, paga com nosso imposto ROUBADO pela PTLhada para torrar em porcarias midiáticas enquanto a infraestrutura do Estado, a Saúde, a Educação, a Segurança, etc. etc. vão para o beleléu.
Ouvi falar que os edifícios projetados por Ele são os mais caros em manutenção, devido às infiltrações e etcs.
Pra mim não importa se o Niemeyer é de esquerda, de direito ou maneta, mas que as obras deles são POUCO FUNCIONAIS e caras, como um colega escreveu acima, isso são, e um Centro de Convenções tem de ser eminentemente prático e bem funcional, senão não serve.
Do Niemeyer só posso esperar um bloco de concreto pintado de branco e sem aberturas. Daqueles que é preciso pedir informações para encontrar a porta de entrada. Arquitetura tosca e ultrapassada.
O governo do Estado é “de esquerda” ou o arquiteto é “de esquerda” – aparece uns contra.
Na próxima eleição entra um governo “de direita” e propõe uma obra com um arquiteto “de direita” – vai aparecer outros contra.
Resultado: sempre vai ter os do contra as vezes da direita, as vezes da esquerda! São duas faces da mesma moeda.
Reclamam do avanço, reclamam do retrocesso. Ok, se decidam.
Não é do assunto, mas vocês leram a pesquisa da Data Folha para Prefeito, vejam lá qual é o partido preferido dos Porto Alegrenses, o da Manuela nem foi citado, (meu ponto não esta funcionando então foi vígula final)
Só nos comentários do blog mesmo que Porto Alegre é terra de comunista.
de comunista assim, comunista, não, ma tipo comunista, ai sim…
É tipo, se diz anti capitalismo, anti americano e bla bla bla, mas adora dar um pulo nos Eua pra fazer umas comprinhas…
haha
Partido preferido é coisa de fanático e alienado; ou seja, sigo meu partido e seu líderes, independente da M que eles fazem ou falam.