Centro de Eventos será projetado por Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul

Local servirá para realização de atividades culturais no estado.

Convite foi feito nesta sexta-feira pelo governador Tarso Genro.

Oscar Niemeyer irá projetar o novo Centro de Eventos do RS (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O arquiteto Oscar Niemeyer vai projetar o Centro de Eventos do Rio Grande do Sul. O local servirá para a realização de congressos, seminários, espetáculos culturais e outras atividades. O convite foi feito no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (20) diretamente pelo governador Tarso Genro e pela secretária de Turismo, Abgail Pereira.

“Pela história linda de lutas do Rio Grande do Sul, será uma honra”, disse o arquiteto de 104 anos, ao receber o convite.

O Centro de Eventos do Rio Grande do Sul terá uma capacidade para abrigar até 10 mil pessoas, em um espaço de 100 mil metros quadrados. O local deve ser dividido em dois pavilhões, com praça de alimentação e estacionamento. Além disso, o Centro de Feiras e Eventos do Rio Grande do Sul terá como premissa a sustentabilidade, com a utilização de energias alternativas e reaproveitamento da água.

O local para a construção ainda não está definido. Três áreas em Porto Alegre estão nos planos do governo do estado: o Morro Santa Tereza, a Doca Turística, nas proximidades da Arena do Grêmio, e o Centro Vida, na Zona Norte.

G1 – RS



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Prédios, Sustentabilidade, TURISMO

Tags:, , ,

56 respostas

  1. olá pessoal

    * PONTO DE VISTA – muito antes de comentar questões de projeto, tendências partidárias, qualificação do escritório técnico do urbanista, ETC.

    * * o que deve ser analisado como elemento principal, número um, é A LOCALIZAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA, e quais os projetos que existem de fato (se é que existem) do governo do estado, sobre Mobilidade, Turismo, desenvolvimento sócio Econômico, Social/Cultural, Ambiental, …

    (que tal analisar-mos equipamentos já construídos ? SAMBÓDROMO no porto seco, … em que foi gasto dinheiro público suficiente que daria para SANEAR UMA BOA QUANTIDADE DOS ESGOTOS A CÉU ABERTO DESTA CIDADE, exatamente nas vilas e Bairros onde moram “os carnavalescos” que utilizam este EQUIPAMENTO 4 DIAS POR ANO, onde os outros 360 dias os munícipes de porto Alegre ficam pagando os salários da guarda municipal para guardar “o elefante branco”)

    * * o departamento técnico da METROLAN deve ser convocado pelo govêrno estadual para realizar um ESTUDO COMPLETO DA REGIÃO METROPOLITANA, focado neste tema, com um prazo determinado para uma apresentação PÚBLICA, e a partir de então, UMA CONSULTA PÚBLICA, COM UM CONCURSO PÚBLICO PARA O PROJETO.

    * Ponto de Vista II – analisando esta proposta como PLANEJAMENTO ESPACIAL com maior proximidade da CAPITAL é com certeza O MUNICÍPIO DE GUAÍBA o local mais adequado, pela localização e disponibilidades de ÁREAS ADEQUADAS DISPONÍVEIS, o segundo ponto (em porto alegre) O AEROPORTO SALGADO FILHO, já que este equipamento (com o desleixo público) transformou-se em uma ÁREA DE RISCO EMINENTE PARA A CIDADE e esta em discussão a sua possível relocalização, esta área pelo seu tamanho ADEQUADO e localização METROPOLITANA é uma ótima localização ESPACIAL, entre importantes municípios “colados na capital”, que serão beneficiados com este equipamento.

    * PONTO DE VISTA III – MORRO SANTA TEREZA, do ponto de vista desta área servir como BELVEDERE, …ÓTIMO !
    mas para sediar um equipamento desta ENVERGADURA não é compatível, pois NÃO HOUVE PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA ESTA ÁREA, PARA A MOBILIDADE CENTRO / ZONA SUL, HOJE ESTA LOCALIDADE ESTA TOTAL-MENTE CONGESTIONADA NÃO COMPORTANDO MAIS GRANDES EMPREENDIMENTOS, ALÉM DE QUE O ACESSO A ESTE PONTO DA CIDADE NÃO É ADEQUADO PARA ESTA FINALIDADE.

    OUTRO IMPEDITIVO É O TAMANHO DA ÁREA EXIGIDO PARA ESTE TIPO DE EQUIPAMENTO, 10 A 12 Hectares, a ÁREA PROPOSTA NO MORRO PARA TAL “PROJETO” TEM APROX. 3,5 Hectares, com terreno Muito acidentado, e um desnível da cota terreno É MUITO ELEVADO,

    Eduino de Mattos
    Conselheiro do CMDUA/PDDUA,
    Plano Diretor Urbano e Ambiental de porto Alegre.

    Curtir

  2. Achei que iam construir um hospital, mas querem construir um centro de eventos. Ainda bem que Tarso sabe o que fazer com o dinheiro do povo.

    Curtir

  3. Tem que ser no Parque da Harmonia, ali seria prático e funcional, mas entre as opções citadas fico com o Santa Teresa

    Curtir

  4. É o Niemeyer mesmo que faz esses projetos, ou é uma equipe dele? Eu acho que ele só faz algum desenho conceitual inicial.

    Curtir

  5. Para aqueles que acham que a melhor escolha é o Morro Santa Tereza criei um grupo no Facebook para tentar chamar o maior número de pessoas que apoiam essa opção. Estou colocando lá os argumentos a favor e quem quiser participar está coonvidado. Ajudema divulgar, se tivermos um número grande de pessoas talvez isso possa influenciar um pouco mais na decisão.
    Esse é o grupo:

    Centro de Eventos Gaúcho no Morro Santa Tereza
    http://www.facebook.com/groups/477609732249799/

    A questão não é tanto a arquitetura ou o arquiteto, mas sim o local que deve ser escolhido para o Centro de Eventos. Esse grupo é para aqueles que apoiam o Morro Santa Tereza e não as outras 2 opções.

    Curtir

  6. Como é um centro de convenções será algo mais convencional provavelmente com algum toque moderninho, como assinatura. Mas nesse caso o mais importante é que seja feito ao lado do Santa Tereza…será impossível não ter que revitalizar todo o entorno…e com a Fundação Iberê ao lado e o Cais Mauá teremos uma obra com grandes nomes da arquitetura de diferentes épocas, isso por si só já atrai turistas e projeta a cidade. Espero que o projeto seja o melhor possivel, apenas isso. mas naõ espero nada excepcional. Só resolver o velho problema do Santa Teresa já será lucro… Campanha já para escolher o Santa Teresa!

    Curtir

  7. Mais uma BOSTA caríssima de concreto puro, sem praticidade nenhuma, paga com nosso imposto ROUBADO pela PTLhada para torrar em porcarias midiáticas enquanto a infraestrutura do Estado, a Saúde, a Educação, a Segurança, etc. etc. vão para o beleléu.

    Curtir

  8. Ouvi falar que os edifícios projetados por Ele são os mais caros em manutenção, devido às infiltrações e etcs.

    Curtir

  9. Pra mim não importa se o Niemeyer é de esquerda, de direito ou maneta, mas que as obras deles são POUCO FUNCIONAIS e caras, como um colega escreveu acima, isso são, e um Centro de Convenções tem de ser eminentemente prático e bem funcional, senão não serve.

    Curtir

  10. Do Niemeyer só posso esperar um bloco de concreto pintado de branco e sem aberturas. Daqueles que é preciso pedir informações para encontrar a porta de entrada. Arquitetura tosca e ultrapassada.

    Curtir

  11. O governo do Estado é “de esquerda” ou o arquiteto é “de esquerda” – aparece uns contra.
    Na próxima eleição entra um governo “de direita” e propõe uma obra com um arquiteto “de direita” – vai aparecer outros contra.
    Resultado: sempre vai ter os do contra as vezes da direita, as vezes da esquerda! São duas faces da mesma moeda.

    Curtir

  12. Reclamam do avanço, reclamam do retrocesso. Ok, se decidam.

    Curtir

  13. Não é do assunto, mas vocês leram a pesquisa da Data Folha para Prefeito, vejam lá qual é o partido preferido dos Porto Alegrenses, o da Manuela nem foi citado, (meu ponto não esta funcionando então foi vígula final)

    Curtir

Trackbacks

  1. Iniciada campanha para que o Centro de Eventos do RS seja no Morro Santa Teresa « Blog Porto Imagem

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: